A prisão de ventre na menstruação é uma queixa comum durante o ciclo de muitas mulheres. Todo o corpo sofre com alterações durante o ciclo menstrual e o intestino sofre grande impacto nesse momento.
Por conta disso, algumas mulheres reclamam de prisão de ventre na menstruação. Mas por que isso acontece e existem formas de evitar? Entenda a relação da menstruação e da constipação intestinal durante a TPM.
A prisão de ventre na menstruação é algo comum?
A prisão de ventre na menstruação é causada pela alteração dos hormônios que ocorrem durante esse período. A progesterona deixa o intestino mais relaxado e por isso, o sistema digestivo também fica mais devagar, causando a constipação.
Por conta da prisão de ventre na menstruação, outros problemas podem ser causados, como irritação e até mesmo a falta de apetite.
O que ajuda a evitar prisão de ventre na menstruação?
A melhor forma de se livrar da prisão de ventre na menstruação, é cuidar durante todo o período para evitar que ela ocorra.
Algumas dicas conseguem te ajudar a evitar que a prisão de ventre na menstruação apareça no próximo mês, como por exemplo:
Uso de prebióticos
Os prebióticos conseguem regular a flora intestinal a médio e longo prazo. É um tipo de tratamento perfeito para quem busca se livrar da prisão de ventre por mais tempo.
Beba água
A hidratação faz toda diferença no funcionamento intestinal. Esse hábito consegue amolecer as fezes e facilitar sua eliminação, por isso, beba no mínimo 2 litros de água diariamente.
Alimentação com fibras
As fibras também são excelentes para prevenir a prisão de ventre na menstruação. Aliada com a água, é a combinação perfeita para quem deseja melhorar o funcionamento do intestino.
Atividades físicas
Sem dúvidas as atividades físicas favorecem uma vida mais saudável em todos os aspectos. Inclusive quando falamos sobre os sintomas da TPM, já que essas atividades conseguem diminuir muitos dos sintomas que aparecem nesse período.
Alimentos para ajudar contra prisão de ventre na menstruação
A alimentação também tem grande influência na hora de evitar a prisão de ventre na menstruação. Abaixo, listamos alguns alimentos que devem fazer parte da sua alimentação diária, para reduzir ao máximo os riscos da prisão de ventre na menstruação:
Aveia
A aveia é extremamente rica em fibras solúveis, fazendo com que o intestino funcione de maneira mais eficiente. Além disso, a aveia também ajuda na produção do hormônio do bem-estar, a serotonina, que é um dos hormônios que diminuem durante o período menstrual.
Abóbora
Digerido de forma mais lenta pelo organismo, a abóbora proporciona a sensação de saciedade por mais tempo. Além disso, ela também consegue melhorar a síntese de serotonina, diminuindo os sintomas da TPM.
Arroz integral
Além de excelente fonte de energia, o arroz integral também possui boa quantidade de fibras em sua composição. Por conta disso, o arroz integral é um dos alimentos que podem te ajudar a estimular o funcionamento do intestino.
Chia
Excelente para ser usada em sucos, saladas e até mesmo alguns bolos, a chia tem muita fibra. Dessa forma, ela ajuda não só na prisão de ventre na menstruação, como também a prevenir diversas doenças.
A prisão de ventre na menstruação é uma verdadeira dor de cabeça para diversas mulheres, mas é facilmente evitável com pequenas mudanças na alimentação e de hábitos de sua rotina.