Será que o chocolate é remoso? Você já deve ter ouvido falar sobre os alimentos remosos e talvez se pergunte quais são eles correto?
De acordo com profissionais, esses são alimentos gordurosos e atrapalham o processo de cicatrização. A comida remosa precisa ser evitada durante as recuperações pós-operatórias, depois de passar por graves ferimentos ou até mesmo após fazer tatuagens, ou piercings. Assim provavelmente você já se perguntou, se o chocolate é remoso.
Neste conteúdo nós reunimos algumas informações sobre os alimentos remosos. Você vai descobrir se o chocolate é remoso, se ele atrapalha o processo de cicatrização e muito mais. Continue lendo para conferir!
O que é chocolate?
O chocolate é um alimento produzido com a amêndoa do cacau que é fermentada. Ele foi criado na América Central, pela civilização pré-colombiana. Após isso, ele foi levado para a Europa se tornando popular, e por muito tempo passou por algumas alterações e aprimoramentos até se tornar o que é hoje.
O chocolate não seria o que é hoje, se não passasse por todos as mudanças que passou ao longo da história. Além disso, hoje em dia podemos contar com uma diversidade de formatos, gostos e tipos de chocolates.
Quais as vantagens de consumir chocolate?
Na realidade existem muitas vantagens em se consumir o chocolate, porém isso depende dos ingredientes que ele pode conter.
Como dito um pouco acima, atualmente podemos contar com diversos tipos e formatos e claro, ingredientes diferentes. Por isso, existem chocolates que uma determinada categoria de pessoas não pode consumir. Mas confira abaixo quais são as vantagens de consumir chocolate:
- Combate o mau humor;
- Ajuda durante a gravidez;
- Promove saciedade;
- Diminui as chances de hipertensão;
- Combate aumento da pressão arterial no abdômen;
- Não dá espinha;
- Combate danos no sistema cardiovascular;
- Reduz risco de derrame;
- Reduz resistência à insulina.
Você pode ter ficado impressionado com o fato de que o chocolate não dá espinhas, certo? Mas isso é verdade! Não é o chocolate que causa a acne, pode ser que o consumo esteja atrelado a uma falta de cuidado com a pele. Mas voltamos ao questionamento: será que o chocolate é remoso? E isso, iremos responder no próximo tópico.
O chocolate é remoso?
Alimentos que possuem carboidratos refinados e que são ricos em gorduras, são considerados remosos. Porém, alguns tipos de chocolates não possuem gordura e açúcar em sua composição. O chocolate é remoso a depender dos ingredientes que contém em sua composição.
Podemos diferenciar e identificar esses chocolates mais saudáveis de acordo com a porcentagem de cacau que contém em sua composição. Um exemplo são aqueles chocolates 80%, 90% e até 100% cacau. Esses são mais saudáveis que o chocolate ao leite.
Quem pode consumir chocolate?
Como pode ver, o chocolate é remoso dependendo da sua composição. Pessoas com intolerância à lactose não podem consumir chocolate ao leite. Além disso, essa intolerância muitas vezes está diretamente ligada aos açúcares do leite que é um composto que possui um enzima da lactase para ser absorvido.
Agora que você sabe que o chocolate é remoso, é o momento de trocar o chocolate ao leite pelo chocolate que contém mais cacau. Recentemente, muitas crianças têm desenvolvido intolerância à lactose, por isso, os pais precisaram trocar por chocolates sem leite na composição.
O mesmo serve para pessoas que precisam evitar alimentos remosos. Aqueles chocolates com uma quantidade elevada de açúcar em sua composição, pode piorar o processo de cicatrização pós-operatório, após fazer uma tatuagem ou piercing. Alimentos remosos podem ser altamente inflamatórios, fazendo com que feridas abertas ou fechadas fiquem ainda pior podendo levar a uma inflamação grave.
Por isso, fique atento aos alimentos que são remosos ao menos por uma semana para que a cicatriz não acabe inflamando. O chocolate é remoso e pode ser prejudicial a depender dos seus ingredientes; por isso, é muito importante ficar de olho nisso.