Por ser uma comida muito popular, é comum as pessoas se perguntarem se pão com ovo engorda ou não. Essa combinação de alimentos é muito usada nas casas brasileiras e pode ser consumida em diferentes momentos e integrar refeições diversas. O café da manhã ou um lanche feito à noite, por exemplo, são momentos em que as pessoas recorrem a esse prato simples e nutritivo.
Mas afinal, o pão com ovo engorda mesmo ou não? É de conhecimento geral que o ovo é uma fonte de gordura e o pão (principalmente o de massa branca) de carboidrato, o que leva as pessoas a acreditarem que essa combinação acarreta o ganho de peso. Mas, para saber isso, é importante recorrer a conhecimentos embasados e comprovados. Continue a leitura deste texto e saiba de vez se o pão com ovo engorda ou não.
Pão com ovo engorda ou não?
De uma maneira geral, não existe uma sentença definitiva para responder essa pergunta, pois tudo depende do contexto. De fato, o pão e o ovo são consideravelmente calóricos e se forem consumidos em excesso eles podem mesmo engordar. Isso acontece principalmente se o ovo for preparado frito ou mexido (formas que aumentam muito a quantidade de gorduras do alimento).

Mas, é muito importante pontuar que o pão com ovo engorda apenas se estiver em um cenário alimentar que seja favorável ao ganho de peso, isto é, de superávit calórico. Se o indivíduo não exagera no consumo de gorduras e carboidratos refinados ao longo do dia, além disso, consome bons alimentos e faz exercício físico, então dificilmente o pão com ovo vai engordá-lo de fato.
Calorias do pão com ovo
Uma boa forma de saber se o pão com ovo engorda ou não é observar a quantidade de calorias existentes no lanche, pois, com essa informação, é mais fácil de inseri-lo na alimentação sem gerar prejuízos na dieta. No caso, a combinação desses dois alimentos tem um valor energético de 252 calorias (em média), o que representa pouco mais de 10% das calorias diárias totais que um adulto precisa geralmente (2000 Kcal).
A clara e a gema possuem o mesmo potencial nutritivo?
Não. Como a clara e a gema têm composições diferentes, é normal que o potencial nutricional delas seja também diferenciado. No caso da clara, o que se encontra mais nela é água e proteína, enquanto que a gema tem, além de proteína, gorduras, como o colesterol, vitaminas (B e E), alguns minerais, como o ferro, colina, ácido fólico, biotina e antioxidantes.
Como comer pão com ovo de forma saudável?
As melhores maneiras de inserir o pão com ovo na dieta é se atentar para dois aspectos: o momento de comê-lo e o seu preparo. No primeiro caso, uma boa situação é o pós-treino de quem faz exercícios de força ou mesmo aeróbico, pois o lanche, além de dar energia, também contribui para a regeneração muscular.

O segundo ponto, e que influencia mais no questionamento se o pão com ovo engorda mesmo ou não, é o preparo da comida. Ovos fritos e mexidos são muito gordurosos, e o melhor é consumi-los cozidos. O pão também merece uma atenção especial e os de massa integral são mais indicados por serem mais nutritivos e menos calóricos, além de promover mais saciedade.
Há contraindicações no consumo de pão com ovo?
Qualquer pessoa saudável pode consumir o pão com ovo sem nenhum problema e sem precisar ter medo. As únicas advertências que devem ser feitas, e que são muito importantes, dizem respeito a possíveis intolerâncias alimentares de cada pessoa. Se o indivíduo é alérgico à proteína do ovo, por exemplo, naturalmente ele não deve consumi-lo. Conhecimento e bom senso devem ser usados aqui.
Agora que você sabe se o pão com ovo engorda ou não, vale a pena inseri-lo na sua dieta com consciência e sem exageros. Se restou alguma dúvida, não deixe de procurar um especialista para, junto dele, criar um plano alimentar seguro e que ajude nos seus objetivos.