Açaí Benefícios, Malefícios E Como Funciona No Intestino (1)

Açaí: benefícios, malefícios e como funciona no intestino

A fruta do açaí possui muitos benefícios para a saúde do corpo humano, porém se consumida em demasia poderá causar problemas indesejados, portanto, seu consumo deve ser regular e sem qualquer exagero. Um de seus principais benefícios do açaí se dá por auxiliar o intestino a trabalhar corretamente, de modo que a constipação desapareça em pouco tempo.

O que é o açaí e quais benefícios para o organismo?

Açaí é o nome de uma palmeira extremamente comum em regiões da Amazônia, que produz um fruto de tonalidade arroxeada, em que se utiliza com frequência na produção de certos alimentos ou bebidas. Contém no açaí uma gama de vitaminas, que seriam a C e E, e também poderosos antioxidantes, que trabalham no organismo para o proteger de doenças.

Açaí Benefícios, Malefícios E Como Funciona No Intestino (2)

Fonte/Reprodução: original

Açaí é rico em fibras

Um dos principais benefícios do açaí se dá por conter fibras que auxiliarão por completo o trato intestinal funcionar como deveria, porém, este não é o único benefício presente no açaí, que dá uma sensação de saciedade ao ingeri-lo com mais frequência.

Açaí cuida da saúde do coração

Dentre os benefícios do açaí podemos encontrar a antocianina em sua composição, que lhe dá a coloração roxa, e o seu papel é evitar que as células se destruam. Além da antocianina, o açaí contém altas concentrações de polifenóis, que trabalham para aumentar o fluxo de sangue presente nas veias.

Consumir açaí auxilia no ciclo menstrual

Os benefícios do açaí não param por aí, afinal, ele contém muitos sais minerais, além de possuir excelentes quantidades de ferro e fósforo. Porém, é graças ao cálcio que ocorre a diminuição da tensão pré-menstrual das mulheres, porque reduz sensações de cãibras e os incômodos inchaços.

Quais as vitaminas presentes no açaí?

O açaí contém em seus compostos o ferro que combate a anemia, antocianinas que lutam contra o Low Density Lipoprotein e em português significa apenas Lipoproteína de Baixa Densidade (LDL) e a aparição de qualquer categoria de câncer. 

Possui, igualmente, vitaminas C e E em conjunto com antioxidantes, que trabalham para proteger o sistema imunológico, além de contar com flavonoides que protegem as células e reduzem os efeitos do envelhecimento. 

Por fim, o açaí é benéfico por ser fonte de energias, já que contém os carboidratos que darão um gás durante os exercícios físicos, e aminoácidos que regeneram os músculos e previnem o aparecimento de câimbras.

Quais malefícios o açaí pode causar?

Apesar de todos esses benefícios do açaí, seu consumo em exagero pode levar ao surgimento da diabetes, justamente porque é rico em carboidratos, o que contribui para o aparecimento deste fator.

Através de pesquisas conduzidas por professores, constataram que o açaí não deve ser ingerido por determinadas pessoas que contenham câncer, porque pode trazer malefícios em casos de caquexia. A caquexia é simplesmente inflamação de longo prazo em órgãos do corpo humano, que fazem o paciente perder peso rapidamente e se encontrar em um estado crítico de desnutrição.

Como o açaí funciona no intestino?

Por conter muitas fibras em seus compostos, o açaí solta o intestino e, apenas com uma porção de 100 gramas, encontra-se uma quantidade de 7,2 gramas de fibra que auxiliam a evitar a temida prisão de ventre. 

O consumo do açaí pode ser benéfico se for realizado do modo correto, para dessa maneira, aproveitar seu sabor, suas vitaminas, nutrientes e minerais presentes em seus compostos.


Comments

Uma resposta para “Açaí: benefícios, malefícios e como funciona no intestino”

  1. […] justamente por possuir uma composição bem completa e suprir possíveis deficiências de componentes necessários para a nutrição. No entanto, existem algumas dúvidas quanto ao uso deste composto, já que alguns bebês […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *