A farinha de mandioca contém alta quantidade de fibras e poucas gorduras, ideal para quem realmente deseja se saciar no almoço e garantir que a saúde de seu intestino permaneça intacta, é recomendável consumi-la com mais frequência.
Quais os tipos de farinha existentes?
A farinha mais conhecida pelos brasileiros é a farinha de trigo, ideal para a preparação de massas de bolo e trazer crocância aos alimentos mais salgados que dão uma sensação agradável ao paladar. A farinha de trigo é macia e maleável, porém em seu composto contém o glúten e amido que contribuem para o aumento de peso.

O amido compõe 85% da farinha, que seriam especificamente carboidratos essenciais para agir como a primeira fonte de energia, é por este motivo que todas as pessoas se sentem saciadas ao ingerir uma boa macarronada. No caso do glúten, este é o principal inimigo das pessoas que estão de dieta por conta dos carboidratos em excesso presentes nesta farinha esbranquiçada.
Farinha integral
A farinha de trigo integral não passa pelo refinamento que a deixa mais enfraquecida, por assim dizer, esta é totalmente diferente porque possui fibras solúveis e as insolúveis, além de ser fonte vitamínica, proteica, de ferro e fósforo.
Esta farinha é produzida com as cascas e gérmen que juntas demoram para serem devidamente digeridas, a promover saciedade e seu intestino funcionar sem problemas, principalmente se possuir intestino preso porque contém fibras.
Farinha de arroz
Esta farinha é similar ao trigo branco, e por mais que seja mais seca, é ideal para substituir a farinha de trigo nas tortas, bolos e massas, por conta de sua estrutura. Diferente da farinha branca, a de arroz não possui glúten, apesar de conter um percentual elevado de amido de milho, conhecida por ser mais espessa e macia.
A farinha de arroz é moída dos grãos do arroz, porém permanece com todos os seus nutrientes, além de possuir altas quantias de aminoácidos. O índice glicêmico é mediano, e conta com gorduras boas e fibras.
Quais farinhas ajudam a soltar o intestino?
A farinha láctea, ao contrário do que pensam, possui efeito laxante e é ideal para quem possui intestino preso, além de poder misturá-la com frutas e aproveitar seu sabor. Outra farinha que solta o intestino é a integral e a de arroz com boas quantidades de fibras solúveis e insolúveis.
Quais farinhas ajudam a prender o intestino?
O pão de farinha branca contém carboidratos em seus compostos que auxiliam a digestão, e por conta deste efeito existe a grande possibilidade de prender o intestino, portanto, é conveniente evitá-lo e optar por torradas, pães de sal ou pão francês sem manteiga.
Qual efeito da farinha no intestino
A farinha branca poderá causar enjoos, gases e dores de estômago, portanto, quem sofre de constipação deverá evitá-la de qualquer maneira para não ter enxaquecas.
Uma pergunta que permeia a cabeça das pessoas com relação à farinha de trigo é: por que ela faz mal ao intestino? Através do refinamento, cerca de 80% da forragem é jogada fora, e a boa parte eliminada seriam fibras que precisam ser consumidas para possuir uma excelente digestão e garantir a saúde do intestino.