O Roacutan é um medicamento usado no tratamento contra a acne. Ele é utilizado por pessoas que possuem quadros severos e duradouros, normalmente que já tentaram outros tratamentos sem sucesso. Por ter diversos efeitos colaterais, é um medicamento recomendado quando outros tratamentos com ácidos, medicamentos e procedimentos não deram o resultado desejado.
Apesar de ser um medicamento muito utilizado, ele pode ter diversos efeitos colaterais e precisa de acompanhamento médico frequente. Se você vai iniciar o tratamento com o Roacutan, hoje um pouco mais sobre esse medicamento, seus efeitos colaterais e como funciona o tratamento.
Quem toma Roacutan emagrece?
A mudança de peso, tanto o ganho, quanto a perda, não é um efeito colateral relatado por quem usa Roacutan. As alterações de peso tem mais a ver com o estilo de vida do paciente, do que do medicamento em si.
Roacutan engorda ou não?
Como o Roacutan é melhor absorvido quando tomado junto de alimentos gordurosos, é comum que algumas pessoas comecem a consumir mais desta categoria de alimento, fazendo com que, a longo prazo, aumente o risco de ganho de peso. Então, é necessário aliar o medicamento com uma boa alimentação e atividades físicas.
Quem toma Roacutan pode ter filhos?
O uso de Roacutan durante a gravidez ou engravidar durante o tratamento, pode provocar graves malformações no feto e até mesmo aborto. Essa é uma grande preocupação dos médicos, que normalmente associam o uso do Roacutan com algum anticoncepcional, como diu ou pílula, para evitar ao máximo o risco de gravidez.
Após o fim do tratamento, é recomendado aguardar no mínimo 1 mês para engravidar, embora alguns médicos recomendam aguardar 3 meses. O medicamento também não é recomendado para lactantes, ou seja, mulheres que ainda estão amamentando.
Quais são os efeitos colaterais do Roacutan?
O Roacutan tem efeitos colaterais leves e outros mais graves. Por isso a importância de realizar o acompanhamento médico e os exames corretamente. Dentre os efeitos colaterais mais comuns do medicamento, estão:
- Ressecamento de mucosas, cabelos, pele e olhos;
- Sangramento no nariz;
- Alterações hepáticas;
- Elevação do colesterol;
- Elevação do triglicerídeos;
- Fotossensibilidade;
- Dor muscular ou nas articulações;
- Reações alérgicas;
- Mudanças repentinas de humor;
- Dificuldade para dormir.
Alguns desses efeitos colaterais são transitórios e duram apenas no início do tratamento. Outros podem ocorrer durante todo o período de uso do medicamento.
Cuidados antes e durante o tratamento com Roacutan
Antes de iniciar seu tratamento com Roacutan, o médico irá te pedir uma série de exames. Principalmente testes para acompanhar a função hepática e dosagem sanguínea de colesterol e triglicerídeos. Esses exames também são repetidos quinzenalmente ou mensalmente, para que a dose do medicamento seja ajustada.
Nas mulheres em idade fértil, é solicitado um exame de gravidez antes do início do tratamento e a cada visita no médico esse também deve ser solicitado.
Por ser um medicamento forte e com efeitos colaterais que podem ser graves, o acompanhamento médico e exames são fundamentais para o sucesso do tratamento e para que sua saúde seja mantida.
Durante o tratamento, a pele, olhos, boca e cabelo tendem a se tornar mais ressecados. Por conta disso, um cuidado imprescindível é evitar o uso de lentes de contato e intensificar a hidratação da pele, lábios e cabelos com produtos específicos. Além disso, como a pele se torna mais frágil e ressecada, depilações com cera também devem ser evitadas.
O Roacutan é um excelente medicamento, com ótimos benefícios no tratamento da acne e recuperação da pele. Mas tem efeitos colaterais e exige muita responsabilidade, cuidado e acompanhamento frequente de quem utiliza.