Descubra se o iogurte natural integral engorda. Confira!

Descubra se o iogurte natural integral engorda. Confira!

Os amantes de leite e seus derivados com certeza são incapazes de largar um bom iogurte, principalmente no café da manhã ou em lanches em torno do dia. Além de seu sabor delicioso, o iogurte natural integral possui muitas propriedades positivas sendo recomendado por muitos nutricionistas para dietas.

Entretanto, na mesma medida em que é recomendado, é necessário tomar cuidado com o consumo do iogurte natural integral, já que o excesso pode causar efeitos indesejáveis no organismo. Para saber a forma correta de consumir o alimento, continue a acompanhar o texto. 

O que é o iogurte natural integral?

Para começo de conversa, comentaremos sobre a definição do iogurte natural integral. Ele surgiu na Ásia, mais especificamente na Turquia, e também nas regiões balcânicas. Após ser transportado para a Europa, o alimento adquiriu tanta popularidade que se tornou um produto mundial.

É possível fazer muitas coisas com o iogurte, desde cremes e pastas comestíveis, até bolos, tortas e outras receitas. Além do sabor, o iogurte se tornou popular por causa de suas propriedades nutricionais que serão vistas mais adiante.

Como é feito o iogurte natural integral?

Não se assuste, mas dois componentes essenciais para transformar o leite em iogurte natural integral são bactérias. Graças a atribuição do cheiro e da textura do leite por parte da Lactobacillus Bulgaricus e a fermentação do líquido por parte da Streptococcus Thermophilus, o iogurte adquire aquela forma e o cheiro que conhecemos muito bem.

Como é feito o iogurte natural integral?
Aprenda como fazer o iogurte natural. Fonte/Reprodução: original.

Após esse processo das duas bactérias, o produto é enviado para ser conservado em temperaturas frias e misturado com as frutas desejadas, a exemplo do morango, laranja, banana, entre outras utilizadas.

Por ser um derivado do leite, há bastante presença de vitaminas e outras propriedades do leite como o cálcio, as proteínas e os lactobacilos vivos, responsáveis por ajudar em funções intestinais e aumentar a flora.

O  iogurte natural integral engorda ou não?

A resposta para isso variará de acordo com o consumo da pessoa. A composição do iogurte natural integral traz consigo várias gorduras e bactérias boas do leite, o que a torna um alimento bastante saudável, mas que pode aumentar o peso do consumidor caso seja consumido em grandes quantidades.

O mais correto para não haver ganho de peso ao consumir o alimento é optar pela versão desnatada, já que vem com bem menos gorduras em cada porção. Mas não vale abusar do iogurte desnatado também, senão as consequências serão praticamente as mesmas.

Quais são os benefícios do iogurte natural integral?

Como já dissemos, a sua composição possui muitos componentes presentes no leite como as proteínas e a grande quantidade de cálcio. Por causa disso, seus benefícios são principalmente musculares e ósseos, pois ajuda tanto na recuperação deles, como também a mantê-los saudáveis. 

Inclusive, apesar de o iogurte natural integral ser rico em gorduras, estudos mostraram que os seus componentes reduzem a formação de colesterol e colaboram a diminuir a pressão arterial. Por fim, opte pelo alimento para começar o dia bem.

Quais os benefícios no organismo tomando iogurte natural integral todo dia?

A pessoa que consumir de maneira correta o iogurte natural integral já poderá sentir a melhora no funcionamento do intestino, já que as bactérias que formam a flora intestinal estará muito mais fortes. Outro ponto relatado é o fortalecimento dos ossos e dentes e da musculatura em geral devido ao cálcio e as proteínas presentes no iogurte.

Com isso, chegamos ao fim. Espera-se que agora você saiba as várias propriedades do iogurte natural integral, além de saber como consumi-lo de maneira que seu organismo aproveite o máximo.


Comments

Uma resposta para “Descubra se o iogurte natural integral engorda. Confira!”

  1. […] como outros tipos de alimento. Por isso, para quem ainda deseja saborear geleia de mocotó, mas não pretende ganhar peso, basta ingerir pequenas […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *