O mingau é um dos alimentos mais presentes em todas as idades da vida. Desde criança, adulto, até a terceira idade, esse ingrediente representa uma fonte rica para a alimentação. Entre as receitas mais comuns de mingau, está o mingau de fubá. Mas nem todos sabem dos benefícios dessa receita, se o mingau de fubá prende ou solta o intestino e também se é recomendável ou não consumi-lo quando se está com diarreia.
O que é o mingau de fubá?
O ingrediente do mingau de fubá, o próprio fubá, é feito pela moagem fina do milho seco, cru e descascado. Cerca de 80% da energia proveniente do fubá vem dos carboidratos. Ele é utilizado largamente em receitas como sopas, bolos, pães, broas, cuscuz e muitas outras.
Ele compõe o mingau na forma de farinha de fubá, sendo misturado ao leite e levado ao fogo para ficar bem cremoso.
Que benefícios há no mingau de fubá?
Já vimos que o fubá está presente em diversos alimentos comuns do nosso dia a dia. Mas você conhece os benefícios dele?
O fubá tem uma composição rica em ferro, zinco e niacina, que fortalecem os nossos glóbulos vermelhos, essenciais para o bom funcionamento do nosso sistema imunológico.
Também há na composição potássio, magnésio e fósforo, que também são minerais muito importantes para o bom funcionamento do organismo. Esse ingrediente também é recomendado aos celíacos, pois não tem glúten. Além disso, esse alimento derivado do milho também é um bom aliado no combate à anemia.
Poderíamos falar bem mais sobre os benefícios do fubá em específico. Mas para além do fubá em si, vamos falar do mingau de fubá. O mingau por si só é uma fonte de energia e calorias excelente, além de ser perfeito para ser provado em dias frios, pois aquece o corpo.
Mingau de fubá prende ou solta o intestino?
Prender ou soltar o intestino significa que o organismo excretor está com dificuldade ou facilidade para evacuar. Desse modo, a pergunta que fica é: mingau de fubá prende ou solta o intestino?
Um dos principais componentes do mingau de fubá é a fibra alimentar. Esse carboidrato, ao adentrar no trato digestivo, não é quebrado. O nutriente, então, absorve a água e acaba amolecendo e soltando as fezes. O mingau de fubá, portanto, ajuda sim a soltar o intestino.
No entanto, é importante consumir água, para que o processo seja eficaz. Ao contrário, sem o consumo de água, pode ocorrer o processo contrário. As fezes se tornam mais secas, gerando a prisão de ventre (ou intestino preso)
Quem está com diarreia pode comer mingau de fubá?
A diarreia é a ocorrência das fezes em um estado líquido, que pode durar horas ou dias. Geralmente ela ocasiona desidratação.
Nesse período com diarreia, é preciso evitar alimentos gordurosos, como leite, frituras, creme de leite e manteiga; cereais integrais, como arroz integral, pão integral, macarrão integral; alimentos pesados que ocasionam gases como feijão, couve-flor, rabanete, brócolis; temperos como a pimenta, alho, cebola e curry; embutidos como salame, linguiça, salsicha.
É recomendável consumir alimentos com fibras solúveis, como o macarrão branco, arroz branco, pão branco, aquelas carnes magras, como frango, peixe e também frutas sem casca.
Cereais com poucas fibras, como fubá, são interessantes para consumir nesse período, mas sem excessos. No entanto, não é recomendável consumir um alimento como o mingau, pois o leite tende a ser gorduroso e calórico, o que não ajuda quem está com diarreia.
Portanto, consuma o mingau de fubá como um ótimo aliado na nutrição, mas sempre observando a regra de que tudo em excesso pode fazer mal, e se atentando às recomendações para cada período e fase da sua vida.