Existem muitas dúvidas relacionadas aos frutos do mar, tanto que seu questionamento neste momento é se o camarão é gorduroso. Esse é um dos crustáceos mais populares e compõe uma variedade de pratos.
Sabe-se que ele pode ser servido como prato principal, acompanhamento ou como aperitivo. No entanto, é justamente por ser um alimento tão saboroso e flexível que surge a dúvida: o camarão é gorduroso?
Por este motivo, reunimos algumas informações sobre o tema. Entenda agora se o camarão engorda, os motivos do crustáceo ser tão popular, se é adequado para uma dieta e muito mais. Acompanhe!
O que é camarão?
O camarão é um crustáceo popularmente conhecido por estar presente ou compor receitas que incluem aperitivos, pratos típicos e outros. O alimento é comumente consumido na culinária mundial e no Brasil, especialmente as regiões Norte e Nordeste o adotaram para seus pratos típicos como o Tacacá e o Acarajé.
De fato, o crustáceo é tão versátil que pode ser encontrado e consumido seco, ao alho e óleo, em pratos cremosos e diversos outros preparos. Além disso, ele também oferece benefícios ao organismo humano.
Por que o camarão é tão popular?
O camarão é muito popular por conta de sua versatilidade, afinal ele pode ser preparado de diversas maneiras, sendo um acompanhamento ou podendo ser consumido sozinho. Outro motivo é por conta da facilidade do preparo e rapidez.
Além de conter um sabor inconfundível e suculento, o camarão também é rico em ferro, proteínas e fósforo. Contudo, vale ressaltar que é importante ficar atento ao tempo de preparo de cada receita, pois caso passe do ponto, o camarão pode ficar com uma textura “borrachuda” ou dura.
O camarão cabe na dieta?
Embora as pessoas tenham dúvida se o camarão é gorduroso ou não, ele é uma ótima alternativa para adotar a dieta devido às suas propriedades. Por ser rico em ômega 3, que ajuda a reduzir o colesterol ruim do sangue e vitamina B12.
Isso sem contar que ele é rico em selênio que auxilia em melhorias para a saúde da pele, além de ser um excelente aliado na perda de peso, visto que ele é capaz de reduzir o apetite. No geral, existem diversas maneiras de preparar o camarão que incluem:
- Grelhado;
- Assado;
- Cozido.
Essas são apenas algumas maneiras de preparar o camarão e caso pense em adotá-lo para sua dieta, considere variar as formas de preparo para variar um pouco suas refeições, aproveitando a flexibilidade do alimento.
Afinal, camarão é gorduroso?
Se ainda está se perguntando se o camarão é gorduroso, a resposta é não. O crustáceo possui um baixo teor de gordura e alto valor nutricional, assim como o siri, a lagosta e o caranguejo, que também podem compor pratos incríveis.
É importante destacar que embora não se possa dizer que o camarão é gorduroso, seu valor nutricional pode variar conforme o habitat, dieta e maneira que for armazenado. Os cultivados podem possuir uma quantidade menor de ômega 3 comparado aos que são pescados diretamente no mar.
No entanto, antes de consumir o camarão é fundamental verificar se possui algum tipo de alergia antes de adotar o alimento a sua dieta. Isso é importante, pois apesar de não ser correto afirmar que o camarão é gorduroso, ele é potencialmente alergênico para algumas pessoas, podendo causar desde reações leves até as mais graves.
Agora que sabe que o camarão não é gorduroso, chegou o momento de adicionar o crustáceo a sua dieta, principalmente se seu objetivo consiste na perda de peso ou um estilo de vida saudável.