Fato ou fake: café é gorduroso? Entenda!

Fato ou fake: café é gorduroso? Entenda!

O café é uma bebida comumente consumida em diversas partes do mundo, principalmente no Brasil e por isso muitos se perguntam se café é gorduroso ou não, mesmo sendo popularmente conhecido por pessoas de vários países.

Seu efeito estimulante é um dos principais fatores que o faz ser tão popular, visto que auxilia na produtividade e também é um ótimo aliado no que se refere a treinos esportivos. Mas, ainda assim, muitas pessoas ainda se questionam se café é gorduroso.

Neste artigo você vai entender mais sobre as propriedades do café, quais são as principais variações de café no mercado, se ele é capaz de engordar, como é produzido e muito mais. Continue a leitura!

O que é e como é produzido o famoso café?

O café é uma bebida que pode ser servida quente ou gelada, além de poder ser misturada ao leite ou outros acompanhamentos. Ele é produzido a partir da cafeeira e seus grãos são torrados. 

Fato ou fake: café é gorduroso? Entenda!
Fonte/Reprodução: Original

Sua origem é africana das regiões altas da Etiópia para ser mais exato. A bebida é feita com grãos de café devidamente torrados e moídos antes de poder ser preparado como conhecemos. Por ser muito popular existem dúvidas acerca da bebida e uma delas é se café é gorduroso.

Quais as principais variações de café do mercado?

Existem variações de café do mercado e conhecê-los é muito importante, pois cada tipo conta com um sabor diferente devido ao seu modo de preparo. Para te ajudar a conhecer listamos alguns dos principais abaixo:

Café Bourbon

O bourbon é um dos mais populares entre os apreciadores de café e é cultivado acima de 800 metros com muito cuidado pelos cafeeiros. Ele pode variar entre o bourbon amarelo e o vermelho e os dois são de boa qualidade.

Café Catuaí

O café catuaí também pode variar entre o amarelo e vermelho, bem como o Bourbon. Enquanto o amarelo possui um sabor mais suave, o vermelho é bastante encorpado e amargo.

Café Acaiá

O café acaiá é mais encorpado e é cultivado acima de 800 metros do mar. Ele possui algumas características que não são encontradas em outras regiões e por isso é considerado especial.

Café arábica

O café arábica, além do seu sabor e aroma característico possui teor de cafeína mais baixo e é cultivado em altitudes acima de 800 metros. Quanto maior a altitude, maior e melhor é a qualidade do grão.

O café é capaz de engordar?

O café não é capaz de engordar, no entanto, é importante tomar cuidado com os exageros. A quantidade ideal por dia é de seis xícaras, pois a bebida é energética e além de causar insônia, ele também pode afetar alguns órgãos.

Fato ou fake: café é gorduroso? Entenda!
Fonte/Reprodução: Original

Embora não seja capaz de engordar, o café pode afetar negativamente os rins devido ao oxalato presente na bebida. Sua popularidade se dá principalmente por conta do seu poder de cortar o sono.

Mas afinal, o café é gorduroso?

Caso ainda esteja se questionando se o café é gorduroso, a resposta é não. A bebida conta com o total de 0,2 gramas de gordura total a cada 100 gramas. Contudo, embora não seja correto afirmar que o café tenha gorduras, ainda existem algumas contraindicações.

Isso ocorre porque cada organismo pode reagir de modo diferente. Por este motivo, é importante estar sempre atento a possíveis efeitos que podem incluir insônia, dores de cabeça, náusea, tremores, irritação, tontura e outros.

Você acabou de descobrir que não se pode afirmar que o café é gorduroso e que ele não possui poder de engordar. Porém, é importante tomar cuidado com os efeitos que ele pode causar ao organismo e também com o consumo em excesso.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *