Descubra se mocotó é gorduroso

Descubra se mocotó é gorduroso

Será que mocotó é gorduroso? O mocotó é um prato muito popular no Brasil! E, além de ser muito saboroso, possui muitos nutrientes e benefícios para a saúde. No entanto, muitas pessoas se perguntam se o mocotó é gorduroso, uma vez que para seu preparo alguns ingredientes são utilizados para dar sabor a receita.

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre esse alimento, além de conhecer seus benefícios e como é a forma de preparo, confira neste post completo tudo a respeito, e descubra se o mocotó é gorduroso!

O que é o mocotó?

O mocotó é a canela e o pé do boi sem os cascos que são cozidos com outros ingredientes. O prato trata-se de uma criação brasileira, onde o alimento é feito com outros ingredientes, que são ricos em nutrientes. O nome mocotó significa “mão de vaca!, aquele que aproveita tudo.

O que é o mocotó
Fonte/Reprodução: original

De acordo com a história, no Rio de Janeiro, por volta do século XIX, o caldo do mocotó era para muito a primeira refeição do dia, tradição que segue nos bares da cidade, sendo oferecido em pequenas tigelas, outra versão já conta que uma vez que os donos de fazenda descartavam algumas partes dos bois, esses eram recolhidos pelos escravos, que limpavam todas elas e as ferviam para comer.

Como o mocotó é preparado?

As pessoas acreditam que o mocotó é gorduroso por conta de seu modo de preparo. Na receita tradicional, temos a presença de ingredientes como ovos cozidos e picados, feijão branco, pedaços de linguiça, além de pimenta, bacon, azeitonas e temperos verdes.

Vale destacar que, no Rio Grande do Sul, além dos ingredientes originais – que, por conta da presença de bacon e da linguiça se acredita que o mocotó é gorduroso – ainda são colocados outros ingredientes, como: a dobradinha, o intestino bovino e a coalheira.

Há benefícios no consumo de mocotó?

O consumo do mocotó pode trazer muitos benefícios à saúde, o que desmente o fato de que mocotó é gorduroso. A refeição é considerada muito nutritiva, uma vez que nas partes inferiores do boi se encontram uma grande quantidade de cartilagens, tutano e tendões. Logo, essas partes possuem em sua composição muitas vitaminas, minerais e proteínas.

Há benefícios no consumo de mocotó
Fonte/Reprodução: original

Além disso, o caldo do mocotó possui uma grande concentração de colágeno, fator que já indica que o mocotó não é gorduroso. Uma vez que esse componente oferece aminoácidos com funções de antienvelhecimento, o que proporciona uma melhora do sistema imunológico, alinhado ao fortalecimento das unhas, cabelo, pele, juntas e ossos.

O mocotó é gorduroso dependendo dos alimentos que o acompanham e, principalmente, do seu caldo. Ambos possuem muitos nutrientes para a saúde, mas que devem ser consumidos com moderação caso se deseje ter uma alimentação saudável.

O mocotó é gorduroso?

O mocotó é gorduroso a partir do momento em que seu consumo é feito ao lado de alimentos nada nutritivos. O mocotó em si não é gorduroso, porém se deseja ter uma saúde e alimentação equilibrada, é importante prestar atenção nas quantidades do caldo, uma vez que ele possui calorias – porém, em quantidades moderadas, não faz mal.

Saboroso e popular, afirmar que mocotó é gorduroso é um erro, sendo necessário se atentar a quantidade consumida de seu caldo, que apresenta muitas calorias se ingerida em grandes quantidades. Dessa forma, seu consumo é recomendado – especialmente se alinhado a hábitos saudáveis que ajudam a manter a qualidade de vida.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *