Em situação de estresse ou ansiedade tendemos a comer mais, e quando você nota esse comportamento começa a buscar algo para melhorar a sua saciedade.
Muitas pessoas têm dificuldade em sentir saciedade, o que pode levar a ingerir comida em excesso e, eventualmente, ao ganho de peso. Felizmente, há algumas estratégias simples que podem ajudar a melhorar a saciedade e moderar o consumo de alimentos.
Neste texto, exploraremos algumas dessas estratégias e como elas podem ser implementadas em sua dieta diária para melhorar a sua saciedade.
5 Dicas de como melhorar a sua saciedade
Ao pensar nesse assunto, percebemos ser necessário fazer alterações nos hábitos alimentares para evitar que ocorram episódios de exagero ao comer ou até mesmo uma compulsão alimentar.

Para auxiliar você nesse processo para melhorar a sua saciedade, separamos 5 dicas eficazes a seguir.
Alimentar-se em horários parecidos
Esta estratégia é eficiente para melhorar a sua saciedade e o controlar a fome ao longo do dia. Isso ocorre porque a fome e a saciedade são reguladas por hormônios presentes em nosso organismo influenciados pelos horários e padrões de alimentação.
Ao comer em horários irregulares, nossos hormônios da fome e saciedade se desregulam, o que pode levar a excessos alimentares e dificuldade em controlar o peso.
Por outro lado, quando nos alimentamos em horários parecidos diariamente, nossos hormônios da fome e saciedade se adaptam a esse padrão e começam a regular a fome e a saciedade de maneira mais eficaz. Isso pode levar a uma redução da fome e a uma melhoria da saciedade ao longo do dia.
Incluir salada em sua refeição
Por ser enriquecida em fibras alimentares e água, são ótimas para auxiliar na saciedade. Isso acontece porque as fibras são digeridas lentamente pelo organismo. Além de fibras, também é rica em água o que ajuda a prolongar mais o processo de digestão.
A melhor parte, é poder comer uma grande salada e não ter que se preocupar com as calorias, por serem muito baixas. Experimente variados tipos de legumes e hortaliças, e faça o teste para ver se nota alguma melhora.
Preferir gorduras boas
As gorduras boas, também conhecidas como ácidos graxos insaturados, incluem os ácidos graxos monoinsaturados (como o encontrado no azeite de oliva) e os ácidos graxos poli-insaturados (como o ômega-3 encontrado em peixes gordos como salmão e atum).
Esses ácidos graxos têm um efeito benéfico sobre os hormônios da saciedade e do apetite, como a grelina e a leptina. Eles também atenuam a inflamação no corpo, o que colabora para o redução do apetite e dar mais saciedade.
Pipoca na hora do lanche
É normal que algumas pessoas procurem uma forma de melhorar a sua saciedade devido à ansiedade. Elas não possuem necessariamente fome, mas, usam o ato de comer como forma de desestressar.
Se você ainda está em processo de melhora, e ainda procura algo para comer nesse momento mais ocioso. A dica é comer pipoca, pois você conseguirá mastigar bastante, possuem baixas calorias e reduzirá o estresse.
Sempre coloque uma proteína em seu prato
Exceto se você seja vegetariano ou vegano, é provável que você tenha comido churrasco e sentiu-se pesado logo após. Essa sensação de peso deve-se à proteína, pois ela é digerida lentamente pelo estômago. A proteína também atua na estimulação da leptina, um hormônio referente à saciedade.
Uma vez que você sente com estômago cheio, menos fome terá. Logo, essa é uma dica incrível para melhorar a sua saciedade.
Quais alimentos que inibe o apetite?
São inúmeros os alimentos que ajudam a melhorar a sua saciedade e inibe o apetite. Você pode optar por proteínas com baixo teor de gordura como: peixe, frango e cortes magros de carne (filé mignon e patinho, por exemplo).

Aproveite para comer frutas, verduras, grãos e sementes que tenham bastante fibra. Exemplos comuns são: aveia, linhaça, maçã, quinoa, abacate, couve, alface e muito mais. Até beber água é importante para não comer além do necessário.
Qual vitamina tira a fome?
Vitaminas do complexo B e vitamina D ajudam a melhorar a sua saciedade. A niacina, também chamada de vitamina B3 ajuda a regular a glicose sanguínea e reduzir o apetite. A vitamina B6, atua na regulação dos níveis de serotonina em nosso cérebro que afetam nosso apetie e o humor.
Pessoas com deficiência de vitamina D costumam sentir maior dificuldade em controlar seu apetite. Mesmo que esteja em busca de melhorar a sua saciedade, diversifique sua alimentação. Pois, todas vitaminas e minerais são primordiais para nutrir o nosso corpo.