Camu-camu: a fruta brasileira pode prevenir o câncer?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Camu-camu a fruta brasileira pode prevenir o câncer

Table of Contents

A camu-camu é uma fruta brasileira originária da Amazônia, que nas demais regiões do país não é tão conhecida. Porém, apesar de não ser difundida, a fruta traz muitos benefícios ao corpo, com o seu consumo.

Caso você não conheça o camu-camu ainda, esse post vai te apresentar tudo que precisa saber e informar se essa fruta ajuda na prevenção do câncer, confira.

O que é o Camu-camu?

O Camu-camu, que possui o nome científico de Myrciaria dubia, considerada a fruta com mais vitamina do Brasil e a segunda no mundo. A fruta é conhecida por outros nomes também, como caçari, araçá-d’água e camocamo.

O que é o Camu-camu
Fonte/Reprodução: original

É uma fruta pequena, com casca vermelha, polpa branca e sabor azedo, que mede entre 1 e 3,2 cm e possui cerca de 10 gramas. Já o pé de camu-camu pode variar de três a seis metros de altura, sendo encontrado nas partes alagadas ou na beira do rio.

Qual a origem do Camu-camu?

Sua origem é na região amazônica do Brasil, e por muito tempo foi uma fruta consumida, na maioria, pelos indígenas. Inclusive, não é conhecida por uma boa parte dos habitantes da Amazônia.

Alguns dizem que a fruta originou-se na parte da Amazônia localizada no Peru, mas é unânime que o pé da fruta precisa de um espaço alagado para dar o camu-camu. Isso explica o fato de ser uma fruta difundida entre pescadores e indígenas.

Para que serve o Camu-camu?

Normalmente, o camu-camu é utilizado para tratar inflamações, de variados tipos, e no combate de gripes e resfriados. Além do uso da fruta in natura, as cápsulas costumam ser ingeridas e usadas nos tratamentos das doenças citadas anteriormente.

Quais os benefícios do Camu-camu?

Os benefícios do camu-camu são vastos. Além de conter um grande teor de vitamina C, ainda é rico ferro, minerais, antioxidantes, cálcio e outros nutrientes que ajudam o desenvolvimento do corpo. Alguns dos principais benefícios são:

  • Ajuda a combater o envelhecimento: pelo fato de ser uma fonte de antioxidante, reduz os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da pele;
  • Imunidade: a vitamina C presente no camu-camu irá tornar o sistema imunológico mais forte, ajudando no combate de gripes e resfriados;
  • Auxilia no emagrecimento: essa fruta tem características diuréticas, o que permitirá que os rins eliminem substâncias com uma frequência maior e, assim, auxilie no emagrecimento;
  • Ótimo para quem tem diabetes: mais do que auxiliar na perda de peso, o camu-camu reduz a glicose no corpo e ajuda a regular a quantidade de açúcar presente no sangue.

Ou seja, ter o camu-camu em sua dieta, pode colaborar no melhor funcionamento de várias partes do corpo humano.

O Camu-camu pode prevenir o câncer?

Sim. Estudos recentes, realizados pela University of Montreal Hospital Research Centre, no Canadá, e publicados em 2022, mostraram que o camu-camu possui castalagina, um componente que ajuda positivamente na imunoterapia.

O Camu-camu pode prevenir o câncer
Fonte/Reprodução: original

A castalagina é uma espécie de polifenol, conseguindo agir como prebiótico, o que permite que melhore a resposta que o corpo teria ao tratamento de câncer. Os testes iniciais, envolvendo o camu-camu e castalagina presente na fruta, foram realizados apenas em camundongos, então ainda terá uma longa pesquisa para saber como serão os resultados em humanos.

Como consumir?

O camu-camu pode ser consumido de diversas formas, mas é comum que se façam geleias, sorvetes, sucos, licores e outros tipos de doces e receitas com a fruta, por conta da sua acidez. No entanto, o consumo da fruta in natura traz mais benefícios ao corpo humano.

Apesar de não ser uma fruta tão difundida no país inteiro, o camu-camu apresenta benefícios para quem diabetes e é obeso, além de auxiliar na prevenção e tratamento do câncer. O pico da fruta é entre os meses de novembro e março, e você pode consumi-la de diferentes formas.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Veja também