Limão é carregado ou pode consumir?

Limão é carregado ou pode consumir?

O limão é uma das frutas mais populares da culinária brasileira e é muito usado para temperar saladas e preparar sobremesas cítricas, mas será se o limão é carregado? Essa é uma dúvida que muitas pessoas têm.

Nesse artigo, descubra se o limão é carregado, qual a sua origem e os principais benefícios dessa fruta. Siga com a leitura e descubra se você deve ou não evitar comê-la!

O que é o Limão?

O limão é uma fruta cítrica originada do limoeiro, uma árvore de pequeno porte, de origem asiática e pertencente ao gênero Citrus. A fruta possui um formato oval e sua cor pode variar de verde-claro até amarelo, com, geralmente, a sua casca lisa.

O que é o Limão?
Fonte/Reprodução: original.

Esse fruto possui um sabor ácido, sendo muito utilizado no preparo de sobremesas e sucos, o que a torna muito popular em regiões mais tropicais. Apesar disso, a preocupação se o limão é carregado ou não ainda é recorrente entre os consumidores.

Qual a origem do Limão?

O limão é originado do limoeiro e vem sendo cultivado desde o século XV, quando foi disseminado na Europa pelos árabes. No Brasil, essa fruta se tornou popular durante a gripe espanhola em 1918 quando passou a ser comercializada por preços elevados, que chegavam a vinte mil reais.

Hoje, o limão já é cultivado no mundo todo, sendo que os principais países exportadores são: México, Argentina e Espanha.

Quais os principais benefícios do consumo do Limão?

O consumo do limão traz diversos benefícios para a saúde, sendo que alguns deles são desconhecidos por muitos consumidores. Entenda um pouco sobre esses benefícios para saber se o limão é carregado:

1- Fortalece o sistema imunológico

O limão é uma excelente fonte de vitamina C, devido a isso ela desempenha um papel fundamental no fortalecimento do sistema imunológico. No entanto, para aproveitar ao máximo a vitamina C, é aconselhável que o limão seja consumido imediatamente após o corte ou extração do suco.

2- Ajuda na digestão

O ácido cítrico presente no limão pode estimular a produção de fluidos digestivos provenientes do estômago, fígado e pâncreas quando consumido em jejum. Essa estimulação contribui para uma melhor digestão e absorção dos alimentos.

3- Acelera a cicatrização

O limão estimula a síntese do colágeno, ocasionando uma aceleração no processo de cicatrização, benefício que ajuda os pacientes que passaram por cirurgias ou traumas recentes.

4- Contribui para a saúde dos rins

O limão possui propriedades diuréticas naturais, o que significa que ele promove o aumento do volume de urina e estimula o funcionamento saudável dos rins.

5- Prevenção da acne

Por possuir propriedades antimicrobianas, o limão auxilia no combate a algumas bactérias, que estão associadas à formação da acne.

Quais os tipos de Limão e as características de cada um?

Existem diversos tipos da fruta, mas dentre os principais tipos de limão estão: o limão siciliano, Taiti, cravo e galego. Confira abaixo as características de cada um deles.

1- Limão Siciliano

Muito utilizado em risotos, molhos e licores, o limão siciliano possui uma acidez maior que os outros tipos, tendo a sua cor amarelada e sua casca mais grossa e rugosa.

2- Limão Taiti

Esse tipo de limão é usado popularmente em sobremesas e sucos. Porque, o limão Taiti é o mais doce entre os limões e possui poucas sementes em seu interior.

3- Limão-cravo

O limão-cravo é marcante pela sua aparência, visto que, pode ser facilmente confundido com uma laranja, devido a sua cor. Além da sua aparência, ele se destaca por seu o tipo de limão com maior teor de vitamina C.

4- Limão-galego

É o tipo de limão mais utilizado em pratos salgados. É conhecido por seu sabor marcante, seu tamanho pequeno e cor amarelada, sendo muito cultivado na região nordeste por pequenos produtores.

O Limão é carregado?

Diante dos benefícios citados anteriormente, podemos concluir que o limão não é carregado. Essa fruta possui muitas vantagens para quem a utiliza em seus pratos e pode ser consumida sem maiores preocupações.

O Limão é carregado?
Fonte/Reprodução: original.

Apesar da revelação de que é mito que o limão é carregado, ele deve ser consumido de maneira moderada, principalmente nas sobremesas. Porque, se essa fruta é consumida com muito açúcar nas sobremesas ou então com comidas muito gordurosas, isso pode trazer complicações para a saúde.

Quem deve evitar o consumo do Limão?

Apesar de não ser uma fruta carregada, aquelas pessoas que sentem desconforto ou irritação quando consomem o limão, devem evitar o consumo. Além disso, pessoas que possuem muito ferro no sangue também devem evitar, visto que, o limão ajuda a potencializar a absorção de ferro.

Tabela nutricional do Limão

Agora que você sabe que é falsa a informação de que o limão é carregado e ainda conhece os seus benefícios, confira abaixo a tabela nutricional dessa fruta:

INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS (100g)
Água90,1 g
Vitamina C55 mg
Carboidratos1,9 g
Proteína0,5 g
Fibras2,1 g
Gordura0,3 g
Ferro0,5 g
Cálcio26 mg

‌Viu como essa fruta pode ajudar a sua dieta e que é mito a informação que o limão é carregado? Agora você pode consumi-lo tranquilamente e usar nas suas preparações doces e salgadas.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *