O limão é uma das frutas mais populares da culinária brasileira e é muito usado para temperar saladas e preparar sobremesas cítricas, mas será se o limão é carregado? Essa é uma dúvida que muitas pessoas têm.
Nesse artigo, descubra se o limão é carregado, qual a sua origem e os principais benefícios dessa fruta. Siga com a leitura e descubra se você deve ou não evitar comê-la!
O que é o Limão?
O limão é uma fruta cítrica originada do limoeiro, uma árvore de pequeno porte, de origem asiática e pertencente ao gênero Citrus. A fruta possui um formato oval e sua cor pode variar de verde-claro até amarelo, com, geralmente, a sua casca lisa.

Esse fruto possui um sabor ácido, sendo muito utilizado no preparo de sobremesas e sucos, o que a torna muito popular em regiões mais tropicais. Apesar disso, a preocupação se o limão é carregado ou não ainda é recorrente entre os consumidores.
Qual a origem do Limão?
O limão é originado do limoeiro e vem sendo cultivado desde o século XV, quando foi disseminado na Europa pelos árabes. No Brasil, essa fruta se tornou popular durante a gripe espanhola em 1918 quando passou a ser comercializada por preços elevados, que chegavam a vinte mil reais.
Hoje, o limão já é cultivado no mundo todo, sendo que os principais países exportadores são: México, Argentina e Espanha.
Quais os principais benefícios do consumo do Limão?
O consumo do limão traz diversos benefícios para a saúde, sendo que alguns deles são desconhecidos por muitos consumidores. Entenda um pouco sobre esses benefícios para saber se o limão é carregado:
1- Fortalece o sistema imunológico
O limão é uma excelente fonte de vitamina C, devido a isso ela desempenha um papel fundamental no fortalecimento do sistema imunológico. No entanto, para aproveitar ao máximo a vitamina C, é aconselhável que o limão seja consumido imediatamente após o corte ou extração do suco.
2- Ajuda na digestão
O ácido cítrico presente no limão pode estimular a produção de fluidos digestivos provenientes do estômago, fígado e pâncreas quando consumido em jejum. Essa estimulação contribui para uma melhor digestão e absorção dos alimentos.
3- Acelera a cicatrização
O limão estimula a síntese do colágeno, ocasionando uma aceleração no processo de cicatrização, benefício que ajuda os pacientes que passaram por cirurgias ou traumas recentes.
4- Contribui para a saúde dos rins
O limão possui propriedades diuréticas naturais, o que significa que ele promove o aumento do volume de urina e estimula o funcionamento saudável dos rins.
5- Prevenção da acne
Por possuir propriedades antimicrobianas, o limão auxilia no combate a algumas bactérias, que estão associadas à formação da acne.
Quais os tipos de Limão e as características de cada um?
Existem diversos tipos da fruta, mas dentre os principais tipos de limão estão: o limão siciliano, Taiti, cravo e galego. Confira abaixo as características de cada um deles.
1- Limão Siciliano
Muito utilizado em risotos, molhos e licores, o limão siciliano possui uma acidez maior que os outros tipos, tendo a sua cor amarelada e sua casca mais grossa e rugosa.
2- Limão Taiti
Esse tipo de limão é usado popularmente em sobremesas e sucos. Porque, o limão Taiti é o mais doce entre os limões e possui poucas sementes em seu interior.
3- Limão-cravo
O limão-cravo é marcante pela sua aparência, visto que, pode ser facilmente confundido com uma laranja, devido a sua cor. Além da sua aparência, ele se destaca por seu o tipo de limão com maior teor de vitamina C.
4- Limão-galego
É o tipo de limão mais utilizado em pratos salgados. É conhecido por seu sabor marcante, seu tamanho pequeno e cor amarelada, sendo muito cultivado na região nordeste por pequenos produtores.
O Limão é carregado?
Diante dos benefícios citados anteriormente, podemos concluir que o limão não é carregado. Essa fruta possui muitas vantagens para quem a utiliza em seus pratos e pode ser consumida sem maiores preocupações.

Apesar da revelação de que é mito que o limão é carregado, ele deve ser consumido de maneira moderada, principalmente nas sobremesas. Porque, se essa fruta é consumida com muito açúcar nas sobremesas ou então com comidas muito gordurosas, isso pode trazer complicações para a saúde.
Quem deve evitar o consumo do Limão?
Apesar de não ser uma fruta carregada, aquelas pessoas que sentem desconforto ou irritação quando consomem o limão, devem evitar o consumo. Além disso, pessoas que possuem muito ferro no sangue também devem evitar, visto que, o limão ajuda a potencializar a absorção de ferro.
Tabela nutricional do Limão
Agora que você sabe que é falsa a informação de que o limão é carregado e ainda conhece os seus benefícios, confira abaixo a tabela nutricional dessa fruta:
INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS (100g) | |
Água | 90,1 g |
Vitamina C | 55 mg |
Carboidratos | 1,9 g |
Proteína | 0,5 g |
Fibras | 2,1 g |
Gordura | 0,3 g |
Ferro | 0,5 g |
Cálcio | 26 mg |
Viu como essa fruta pode ajudar a sua dieta e que é mito a informação que o limão é carregado? Agora você pode consumi-lo tranquilamente e usar nas suas preparações doces e salgadas.