O melão é indigesto Descubra!

O melão é indigesto? Descubra!

Por mais que seja uma fruta que muitas pessoas acreditam possuir propriedades quase milagrosas, muitos ainda se questionam se o melão é indigesto ou não quando consumido. Com um grande número de nutrientes e propriedades nutricionais que causam o emagrecimento, entre outros benefícios, o melão está presente nos lares de muitos brasileiros!

Para responder se o melão é indigesto ou não, separamos um rico conteúdo com informações extras, como se devemos consumi-lo, como consumi-lo, e quais os possíveis benefícios que o melão pode trazer para a saúde de quem o consome – confira!

O que é o melão?

O melão, que também possui o nome científico de Cucumis melo, é uma pseudobaga que cresce de forma rasteira, no qual possui uma casca dura e um interior suculento. A cor e a intensidade do sabor dependem bastante do tipo de melão e da forma com que ele é cultivado.

O que é o melão
Fonte/Reprodução: original

A origem do melão, no entanto, ainda é bastante incerta e intriga os interessados. Alguns pesquisadores afirmam que ele surgiu na região da Ásia, enquanto outros acreditam que a verdadeira origem do melão se encontra na África.

Atualmente, o melão é consumido globalmente e o seu principal produtor é a China, que produz mais de 12 milhões de toneladas da fruta por ano. Depois da China, temos a Turquia e o Irã, também responsáveis pela produção e pela distribuição da fruta ao redor do mundo.

Quais seus principais benefícios?

Apesar de muitas pessoas acreditarem que o melão é indigesto e desincentivar o seu consumo, ele pode trazer consigo diversos benefícios para a saúde quando consumido regularmente e de maneira adequada.

Devido a sua baixa densidade calórica, o melão pode ser consumido em quantidades razoáveis sem trazer consigo muitas calorias, o que o torna um grande aliado do emagrecimento. De acordo com sua tabela nutricional, 100 gramas da fruta possui cerca de 39 kcal, uma densidade calórica extremamente baixa.

Além disso, ele também possui nutrientes que promovem a saúde da pele, melhoram a saúde intestinal, fortalece ossos e dentes, além de atuar também na prevenção do desenvolvimento de várias doenças cardíacas e vasculares.

Como consumir o melão?

Mencionados os benefícios que o melão traz para a saúde, antes de averiguarmos se o melão é indigesto de alguma forma, vamos abordar como consumir o melão da melhor forma para colher os benefícios que ele traz consigo.

Esse consumo pode ocorrer com o melão “cru”, sendo consumido in natura, ou pode ser feito por meio de sucos, saladas de frutas e doces para sobremesas. Há algumas pessoas que também usam o melão para o preparo de comidas salgadas ou o consomem com sal de cozinha, trazendo um sabor agridoce para o prato através da fruta.

O melão é indigesto?

Afirmar que o melão é indigesto seria uma mentira. O melão traz consigo benefícios para a saúde intestinal e para o estômago – portanto, ele não causa dificuldades na digestão ou quaisquer outros problemas para a saúde. A grande quantidade de água e de fibras solúveis, na realidade, são capazes de melhorar a digestão e não o contrário.

O melão é indigesto
Fonte/Reprodução: original

No entanto, apesar de não podermos afirmar que o melão é indigesto, para algumas pessoas o aroma e/ou o sabor do melão podem ser enjoativos. Essas pessoas podem procurar consumir o melão em sucos ou sobremesas, ou simplesmente podem evitar o consumo da fruta, mas é importante lembrar que o sabor da fruta não quer dizer que o melão é indigesto.

Por fim, afirmar que o melão é indigesto é apenas um mito difundido sem nenhuma base. A fruta é repleta de vitaminas e nutrientes que possuem um importante papel para manter a saúde em dia, além de ser extremamente saborosa. Portanto, consuma seu melão sem medo de ser feliz!


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *