Aveia Solta Ou Prende O Intestino (1)

Aveia solta ou prende o intestino?

Este é um dos alimentos que soltam o intestino, pois possui fibras em sua composição que auxiliam no combate de prisão de ventre e aliviam os principais sintomas desagradáveis desta condição.

O que é a aveia?

A aveia advém das poáceas, sementes que possuem riqueza em nutrientes e fazem bem ao organismo humano, além de contar com outros grãos que estão presentes na alimentação das pessoas.

Quais os principais benefícios da aveia?

Há muitos benefícios da aveia, responsável por diminuir o colesterol ruim no sangue, pois contém fibras denominadas beta-glucana e ainda podem reduzir o risco de doenças no coração, neste caso seriam o infarto ou acidente vascular cerebral (AVC). É recomendável que se ingira ao menos 3 gramas de beta-glucana ao longo dos dias.

Controla o açúcar

Por conta de sua riqueza em fibras, a aveia pode controlar os níveis mais altos de açúcar presente nas veias sanguíneas. Dessa maneira, torna-se um excelente motivo para preparar mingau de aveia no café da manhã para combater a diabetes e evitar que esta surja em algum momento.

Ajuda no emagrecimento

Por conta das fibras presentes na composição deste grão se torna possível estimular a produção de Colecistoquinina (CCK), na qual é liberada por conta da resposta das gorduras ou proteínas na estrutura de tubos presentes no intestino, que dão sensação de saciedade. 

Intervém o câncer intestinal

Este é um dos alimentos que soltam o intestino e previne o surgimento do câncer nesta região, pois trabalha para auxiliar no bom funcionamento intestinal, de modo que evite a temida prisão de ventre e outras toxinas acumuladas, que podem fazer surgir o câncer. 

Na composição da aveia, o ácido fítico protege as células do intestino de sofrerem mutações que podem causar o aparecimento de tumores. Portanto, é importante fazer uso deste alimento em sua dieta para cuidar de seu organismo. 

Diminui a pressão alta

Além de ser um dos alimentos que soltam o intestino, a aveia possui antioxidantes denominados avenant aramida, que realiza o aumento de produção do óxido nítrico no corpo, que nada mais é do que um gás sintetizado pelas células que fazem os vasos sanguíneos ficam mais relaxados, para dessa maneira trazer capacidade de fazer o sangue circular facilmente, de modo que diminua a pressão da artéria.

Para quem não é indicado alimentação com a aveia?

Por ser um dos alimentos que soltam o intestino, existe um fator que é contraindicado ingerir a aveia por conta da doença celíaca, que causa intolerância ao glúten através de uma proteína que dificulta o organismo de realizar a devida absorção de nutrientes, sais minerais, vitaminas e a própria água. 

Aveia Solta Ou Prende O Intestino (2)
Fonte/Reprodução: original

Pessoas que sofrem de intolerância alimentar precisam evitar a aveia, além das pessoas com síndrome do intestino irritado que precisam de alimentos simples de serem digeridos. Consumir fibras em excesso pode fazer muito mal à saúde porque a aveia ficará pelo intestino por um bom tempo. 

Quem possui o intestino extremamente acelerado precisa evitar as fibras que aceleram por completo o trânsito do intestino, e é importante evitar dar aveia a bebês menores de seis meses por conta do aparelho digestório que não consegue digerir devidamente a aveia.

Porque a aveia ajuda a soltar o intestino?

Este é um dos alimentos que soltam o intestino, porque contém em sua composição fibras e estas são as principais responsáveis para fazer com que esta região em especial fique solta e funcione da maneira que deve.

Conclui-se que a aveia é um alimento rico em fibras e pode ser incluído na dieta de quem deseja ter uma vida mais saudável, sentir menos fome e mais saciedade. É possível realizar diversas receitas agradáveis com este alimento para saborear no café da manhã ou lanche da tarde, e garantir que seu intestino funcione corretamente.


Comments

Uma resposta para “Aveia solta ou prende o intestino?”

  1. […] até a terceira idade, esse ingrediente representa uma fonte rica para a alimentação. Entre as receitas mais comuns de mingau, está o mingau de fubá. Mas nem todos sabem dos benefícios dessa receita, se o mingau de fubá […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *