A cremogema é um dos alimentos mais comuns na mesa brasileira, tanto pelo seu sabor como por ser o ingrediente principal de pratos típicos como mingau, tanto de aveia como puramente com a cremogema, arroz doce e outros pratos. Além desse ponto, a cremogema ganhou mais destaque no mercado por ser uma das preferidas pelos pais para o preparo das comidas das crianças.
Entretanto, com o avanço das pesquisas relacionadas ao efeito de certos elementos presentes em alimentos industrializados no organismo, muitas pessoas acabam questionando os valores nutricionais da cremogema justamente por fazer parte do grupo. Por isso, vamos conferir tudo sobre a cremogema, além de seus efeitos intestinais.
O que é o cremogema e seu valor nutricional?
Para iniciarmos a conversa, vamos primeiro dizer do que se trata esse produto. A cremogema é um composto em pó dentro de um pacote que será dissolvido em leite. Assim, é necessário misturar por um tempo em fogo baixo para que a cremogema se dissolva completamente. Vale lembrar que não se deve utilizar água para dissolver o produto.
Sua fórmula é chamada de Crescinutre, um composto que contém os seguintes nutrientes:
- Ferro;
- Cálcio;
- Fósforo;
- Zinco;
- Vitaminas do Complexo B;
- Vitamina A;
- Vitamina C;
- Amido de Milho;
Lembrando que a cremogema não deve ser utilizada com crianças que possuem menos de 12 meses de vida, já que a quantidade de nutrientes complexos presentes pode sobrecarregar o aparelho digestivo do bebê.
Quais receitas podem ser feitas com a cremogema?
Apesar do mingau e do arroz doce serem os mais famosos, não foram somente esses dois que popularizaram a cremogema. Ela possui algumas variações para o preparo de receitas mais específicas, a exemplo da cremogema chocolate, tradicional, morango, vegetais, com 50% a menos de açúcar e Hora do Sono.
A qualidade do produto é tão grande que permite fazer comidas como chocolate quente cremoso, biscoitos de cremogema, pudim, escondidinho, molho para macarrão, bolinhos, entre outras receitas. Para conferir o modo de preparo de algumas delas, pode visitar o site oficial da cremogema e clicar em receitas.
Para quem é indicada alimentação com cremogema?
A partir de sua composição, a produtora da cremogema afirma que o produto é ótimo para a nutrição de crianças com 3 anos. No entanto, cuidado! A cremogema, como Maizena, contém muitos tipos de carboidratos e uma taxa alta de açúcares a longo prazo. Por isso, é preciso dosar a quantidade e não cometer exageros ao consumi-la.
Antes de utilizar a cremogema, principalmente quando estamos falando de crianças, procure sempre um nutricionista para saber se é possível usar o produto sem efeitos colaterais. Lembrando que a cremogema não é capaz de substituir refeições equilibradas, pense nela mais como um complemento nutricional.
Efeito do cremogema no intestino: Prende ou solta?
Atualmente, não se tem registros de alterações positivas ou negativas do funcionamento do intestino com o uso constante de cremogema, mesmo sua composição contendo alguns tipos de fibras presentes no amido de milho. Aliás, vale lembrar que o consumo do produto não é recomendado para pessoas com intolerância à lactose, devido a presença de derivados do leite.
Com isso, estamos finalizando. Espero que a partir de todo esse texto, você agora saiba os efeitos da cremogema no intestino e como fazer um bom uso do composto na sua mesa. Se gostou do conteúdo, não esqueça de divulgar para outras pessoas e para uma saúde intestinal de qualidade, continue a ler os textos do site.