Muitas pessoas possuem dúvidas sobre se o arroz prende o intestino ou não. O arroz é considerado um alimento essencial do brasileiro, e para grande parcela da população mundial, é o alimento principal do prato. Existem vários tipos de arroz, alguns com diferentes benefícios, formato e até qualidade, mas algumas pessoas ficam em dúvida sobre como escolher o melhor.
O que é e quais os tipos de arroz?
O arroz passa por um processo chamado beneficiamento, que visa transformar o grão no arroz branco que conhecemos. Além de reduzir o tempo de cozimento, o processo possibilita o grau a ter alta durabilidade, o que possibilita seu armazenamento para longos períodos. Veja os tipos.
Integral
Entre os tipos de arroz, temos o integral, que é composto por farelo, gérmen e endosperma. Apesar de ter um tempo para cozimento longo, é mais rico em nutrientes e, tirando o arroz selvagem, todos os outros tipos possuem versão integral.
Parboilizado
Outro tipo de arroz é o parboilizado, onde ocorre a gelatinização parcial ou total. Seu tempo de cozimento é bem rápido, apesar da retenção de alguns nutrientes.
Polido
O arroz branco, também conhecido como polido, é o mais consumido mundialmente. Com alta durabilidade, é composto só de endosperma e perde muitos nutrientes.
O arroz pode ser classificado pelo tipo do grão, como o arroz de grão longo e firme, arroz de grão pequeno e curto e arroz de grão médio. Desses 3 tipos, se derivam mais de 100 mil variedades de arroz como agulha, basmati e jasmine.
Quanto menos processado é o arroz, mais nutrientes ele conseguirá manter e por consequência, melhor para o organismo.
Quais benefícios do arroz no organismo?
Entre os benefícios do arroz, destacam-se os baixos índices de colesterol e gordura, a fácil digestão, composição com mais de 70% de carboidrato, vitamina E, entre outras.
O arroz parboilizado, isto é, o arroz que fica imerso na água a 50°C é o melhor tipo, pois consegue manter nutrientes que apenas o arroz integral conseguiria manter como fósforo, potássio, vitamina B e magnésio.
Apesar de ser submetido a um procedimento industrial, o arroz parboilizado não recebe adição de conservantes, além de manter a textura e sabor semelhante ao do arroz branco e com mais proteínas e fibras. Essa acaba por ser uma boa opção para quem está em uma dieta ou opta por alimentos mais saudáveis, mas não quer abrir mão do arroz.
Porque o arroz prende o intestino?
A resposta sobre se o arroz prende o intestino é: depende. Alguns especialistas dizem que o arroz branco de fato prende o intestino, pois ele é um arroz que perdeu grande parte de suas fibras quando teve sua casca, gérmen e farelo retirados.
No entanto, existem outras versões do arroz, como o integral, que conseguem fazer o oposto, e até são indicadas para quem quer soltar o intestino
De qualquer maneira, é recomendado que se faça a ingestão de líquidos diariamente, pois isso facilita o trânsito intestinal, e saber qual tipo de arroz prende ou não o intestino, irá ajuda-lo a definir qual deles você pode ou precisa fazer uso em sua dieta.