Goiaba é carregado ou só faz bem?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Goiaba é carregado ou só faz bem

Table of Contents

Saber se goiaba é carregado é um interesse em comum de todos que gostam dessa fruta. Ela é um dos alimentos mais consumidos do país, e está presente em diversas receitas como a clássica goiabada, por exemplo.

Ao fazer uma tatuagem ou alguma cirurgia, é comum ficar receoso em consumir alguns alimentos com potencial de atrapalhar a cicatrização, daí surge a dúvida se goiaba é carregado ou não. Neste post, vamos conhecer um pouco mais sobre essa fruta e entender se ela pode ou não causar alguma inflamação, acompanhe!

O que é a Goiaba e quais as suas características?

A goiaba é o fruto encontrado na goiabeira, uma árvore da família Myrtaceae, que tem origem na América Tropical. Atualmente, a goiaba está muito difundida no sudeste asiático, mas também pode ser facilmente encontrada no Brasil. Para entender se goiaba é carregado, também precisamos conhecer as suas características.

O que é a Goiaba e quais as suas características
Fonte/Reprodução: original

A goiaba é uma fruta carnosa com uma coloração de casca que varia entre verde e amarelo. A superfície da goiaba é lisa e possui, aproximadamente, 8 centímetros de diâmetro e o seu interior possui uma polpa que geralmente é rosa ou esbranquiçada. Já as suas sementes são pequenas e podem ser consumidas com a goiaba, já que não oferecem malefícios.

Quais os benefícios de comer Goiaba?

A goiaba é uma fruta riquíssima em nutrientes, como as vitaminas A, B e C. Ela abarca uma infinidade de propriedades anti-oxidantes, anti-inflamatórias, antidiabéticas e antimicrobianas. Antes de entender se a goiaba é carregado, conheça os seus benefícios:

  • Melhora o sistema imunológico: por ser rica em vitamina C, a goiaba pode fortalecer o corpo no combate contra infecções contra vírus e bactérias:
  • Ajuda na digestão: as fibras presentes na goiaba estimulam os movimentos intestinais e melhoram o processo de digestão;
  • Cuida da pele: a goiaba é rica em licopeno, que protege a pele contra os raios ultravioletas e combate a ação dos radicais livres, o que previne o envelhecimento;
  • Reduz o colesterol: devido à presença de fibras solúveis em sua composição, a goiaba facilita a eliminação do colesterol e reduz a sua quantidade no sangue;
  • Regula o açúcar: as fibras presentes na goiaba regulam a quantidade de açúcar presente no sangue;
  • Previne o câncer: a goiaba é rica em licopeno, que é muito eficaz na prevenção de diferentes tipos de câncer;
  • Favorece o emagrecimento: como a fruta possui pouquíssimas calorias, promove a sensação de saciedade. Dessa forma, o individuo sente menos fome e diminui o consumo de alimentos.

É por todos esses benefícios que a goiaba faz parte da dieta de milhares de pessoas. Outro detalhe importante sobre a goiaba é que existem diferentes tipos dessa fruta, que possuem propriedades quase idênticas.

Quais são os tipos de Goiaba e qual o diferencial de cada uma?

Antes de saber se a goiaba é carregado, é preciso saber que existem dois tipos de goiaba: branca e vermelha. Elas possuem propriedades semelhantes e o seu diferencial está nas cores da polpa da fruta. A partir desses dois tipos, surgem vários outros, como a goiaba maçã, tailandesa e guanabara.

A Goiaba é carregado?

A goiaba não é carregado. Na verdade, por ser rico em vitamina C e contar com uma forte ação antioxidante e anti-inflamatória, a goiaba pode até mesmo ajudar a evitar a inflamações.

A Goiaba é carregado
Fonte/Reprodução: original

Portanto, agora que sabe que não é verdade a informação de que a goiaba é carregado, você deve incluir essa fruta em sua dieta. Mas para aproveitar ao máximo os seus benefícios, devemos conhecer a melhor forma de consumi-la.

Qual a melhor forma de consumo da Goiaba?

A melhor maneira de consumir a goiaba é em sua forma natural, que pode ser ingerida sozinha ou em saladas de frutas. Porém, os seus benefícios também podem ser aproveitado quando consumidos em sorvetes e sucos naturais, que não tenham nenhum tipo de conservante ou aditivo químico.

Quais os cuidados ao comer Goiaba?

Já entendemos se a goiaba é carregado ou não, porém, existem outros cuidados que devem ser tomados em relação à fruta. É importante lavar bem a goiaba e o seu consumo deve ser acompanhado de uma rotina correta de hidratação, já que sem a ingestão adequada de líquidos a goiaba pode causar constipação.

Saber se a goiaba é carregado é importante para que o medo da fruta causar inflamações não atrapalhe o seu consumo. Portanto, se mantenha hidratado e consuma a goiaba em uma dieta rica e diversificada para aproveitar melhor todos os seus benefícios.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Veja também