Como a má postura pode afetar o intestino?

Como a má postura pode afetar o intestino?

Pode parecer estranho para muitos, porém a má postura pode afetar o intestino. Precisamos lembrar que uma postura incorreta acarreta diversos problemas de saúde e prejudica a qualidade de vida de muitas pessoas. Inclusive, dores nas costas está entre os assuntos mais procurados pelos brasileiros nos últimos tempos, tudo por conta da má postura.

A coluna vertebral é uma estrutura que se conecta ao corpo todo, desde músculos e ossos, até as vísceras e vasos sanguíneos. Por conta dessa ligação, uma má postura pode afetar o intestino e também causar outros problemas. 

A seguir, confira tudo sobre como a má postura pode afetar o intestino e outras partes do corpo.

A má postura pode afetar o intestino?

A má postura pode afetar o intestino quando há um desequilíbrio nessa estrutura do corpo. Isso pode acontecer em consequência da irradiação dos distúrbios causados por uma má postura. Por exemplo, uma pessoa que passa horas em cadeiras desconfortáveis, sem fazer pausa e com uma postura inadequada corre o risco de ter seu intestino comprimido, o que resulta em prisão de ventre e dificuldade em evacuar.  

A má postura pode afetar o intestino?
Como o intestino é afetado pela má postura. Fonte/Reprodução: original.

Além disso, a má postura pode afetar o intestino por conta da compressão dos órgãos, que ocorre quando utilizamos posturas inadequadas por muitas horas. Isso faz com que eles acabem com menos nutrientes e oxigênio, o que gera facilmente infecções.

Quais outros malefícios podem ser provocados pela má postura?

Além da má postura afetar o intestino, ela também causa outros malefícios e causa uma queda de qualidade de vida. Uma postura inapropriada é responsável por forçar os músculos de trás da cabeça, o que causa dores de cabeça do tipo tensional. Essa dor é habitual para pessoas que ficam muitas horas com o pescoço baixo enquanto usam o celular.

Com uma postura inadequada, é comum também o encurtamento dos músculos e ligamentos do corpo. Isso ocorre por causa da sobrecarga que um dos lados sofre, o que ocasiona lesões por conta do desgaste das articulações. 

Não é apenas a fisiologia do corpo que a má postura afeta. É comprovado que ela também pode gerar problemas no estado emocional das pessoas. As dores causadas por má postura torna o paciente estressado e com mau humor. 

Qual relação de problemas no intestino e dores na coluna?

É possível afirmar que a má postura pode afetar o intestino, assim como as dores na coluna. Isso porque, a coluna vertebral tem ligação com diversas partes do corpo, são conexões com músculos, peles, vasos e até mesmo as vísceras. Por conta dessa comunicação, muitos problemas de saúde podem estar relacionados a uma postura ruim. 

Qual relação de problemas no intestino e dores na coluna?
Relação entre dor na coluna e intestino. Fonte/ Reprodução: original.

Por isso, se algo está errado com a coluna, outras partes do corpo podem sofrer por conta disso. Problemas intestinais é um exemplo dessa relação, que é causada em pessoas que sofrem com dor nas costas. Quando ocorre uma comunicação ruim entre os órgãos, os distúrbios digestivos surgem facilmente

Dicas de cuidados com a má postura

Agora que sabemos que a má postura pode afetar o intestino de forma negativa, é preciso saber também evitar esse problema tão comum. Para isso, é ideal que a pessoa consiga levar uma vida bastante ativa, com a prática de exercícios físicos diários, mas sem sobrecarregar o corpo. Atividades equilibradas são capazes de prevenir a falta de resistência do corpo e também diminuir a densidade óssea.

Além disso, é preciso redobrar o cuidado com as telas. Se é uma pessoa que necessita estar muitas horas à frente do computador, o ideal é comprar cadeiras adequadas e que forneçam um bom suporte para a coluna. Também é importante estar sempre com o computador em uma altura adequada, para assim o pescoço permanecer ereto.

Por fim, é indicado que longos períodos em cadeiras ou sofá sejam cortados por alongamentos e pausas. Ficar na mesma posição é extremamente prejudicial para a coluna. Lembre-se sempre que mesmo com a utilização dessas dicas, é preciso estar atento na postura em que se passa a maior parte do tempo.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *