Cenoura prende o intestino? Benefícios e nutrientes!

Cenoura prende o intestino? Benefícios e nutrientes!

Com média de 25% da população brasileira sofrendo de prisão de ventre, é de suma importância sabermos quais os alimentos são os vilões para isso ocorrer. E nesse post você vai saber se a cenoura é um deles ou não, além de outras coisas sobre esse legume super comum na mesa dos brasileiros.

A cenoura é rica em fibras e uma grande fonte de vitaminas e minerais, com benefícios já conhecidos para pele e para o cabelo, agora vamos à pergunta que você busca saber: a cenoura prende o intestino ou não?

A cenoura prende o intestino?

A cenoura pode ser consumida na sua forma in natura, crua ou cozida, o legume possui dois tipos de fibras em sua composição, as solúveis e as insolúveis, esta última super útil para saúde intestinal. Assim como outros vegetais, a cenoura é um agente benéfico para soltar ou para prender o intestino. Sendo assim, a cenoura tanto prende o intestino, como também solta, dependendo muito da forma que ela for consumida.

Potencial nutricional da cenoura

A cenoura tem grande poder nutricional, tanto que ela é usada de forma medicinal pois ajuda a tratar pessoas em condições como diabete, câncer, fibromialgia entre outras patologias, e também auxilia pessoas que estejam sofrendo de diarreia ou constipação.

Potencial nutricional da cenoura
Nutrientes. Fonte/Reprodução: original.

Seu valor nutricional também se dá pelas vitaminas presentes na sua composição, fazendo auxiliar no condicionamento físico diário e ajudando poderosamente no crescimento capilar.

Benefícios do consumo de cenoura para o organismo

São diversos os benefícios que a cenoura traz, veja abaixo quais são eles:

Facilita a digestão

Por causa das fibras solúveis e insolúveis como outros componentes presentes que fazem com que a cenoura seja aquela que combate a constipação, fazendo regular o trânsito intestinal.

Previne o envelhecimento precoce

Porque é rica em antioxidantes, evitando danos ocasionados pelos radicais livres.

Diminui o risco de alguns tipos de câncer

Como o câncer de pulmão, mama, estômago, também devido aos radicais livres e uma substância chamada falcarinol.

Fortalece o sistema imunológico 

Por causa da presença da vitamina A, que vai atuar numa melhora na resposta anti-inflamatório do organismo.

Gera uma proteção contra doenças cardiovasculares

Isso porque existe beta-carotenos na cenoura, que faz essa proteção, pelo motivo de inibir todo processo de oxidação do colesterol ruim.

Além desses benefícios, o uso da cenoura também ajuda na baixa de peso, a proteger a visão, na manutenção do bronze e no cuidado com a pele.

Há contra indicações no consumo da cenoura?

Sua contraindicação fica quando a cenoura é consumida em excesso, por conter muito açúcar, podendo ocasionar a elevação do nível de glicose. Apesar de a vitamina A ser positiva por alguns pontos, quando em excesso pode fazer mal à saúde.

Há contra indicações no consumo da cenoura?
Contra indicações. Fonte/Reprodução: original.

Então quando falam que a cenoura prende o intestino, não é bem uma mentira, como já explicado acima. Mas, o interessante nesse consumo é todo o bem que ela também traz à saúde. 

Uma característica super importante para se atentar, é a forma na qual você fará o seu consumo e objetivo por trás dele, se você quer que a cenoura prenda o intestino, melhor comê-la na forma cozida e sem casca, mas se você busca o regulamento do mesmo a melhor opção é comê-la na forma in natura com casca, só lembrando de fazer uma boa higienização da cenoura.


Comments

2 respostas para “Cenoura prende o intestino? Benefícios e nutrientes!”

  1. […] poder nutricional se perpassa além do ômega 3, que é algo comumente encontrado em todos os peixes. A carne de […]

  2. […] alfarroba é rica em nutrientes, incluindo fibras, antioxidantes, cálcio, potássio e fósforo, que podem trazer diversos […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *