Ao falar de alimentação para bebês e idosos, um dos primeiros nomes a vir à cabeça é Mucilon. Afinal, este é o cereal infantil mais vendido no Brasil e é reconhecido por possuir uma grande promessa nutricional para a criança e para idosos que sofrem com deficiência de alguns minerais.
Porém, com o avanço de estudos nutricionais, muitos profissionais da área questionam o real valor nutricional do Mucilon, devido a alguns fatores na composição do produto. Além disso, alguns pais e mães também relatam algumas experiências fora do esperado com o produto.
Por isso, a fim de ajudar na alimentação de seu filho, vamos conferir um panorama sobre o composto, bem como os efeitos intestinais que ele pode gerar na criança ou até mesmo no adulto.
O que é o Mucilon?
Inicialmente, vamos recapitular sobre o que é esse produto. O Mucilon é um cereal infantil criado pela Nestlé e possui a função de auxiliar na alimentação. Por ser composto de misturas de farinha de arroz, amido, açúcares e outros nutrientes, é um alimento indicado para quando a criança completar o sexto mês de vida para utilizar como lanches em certos períodos.
Porém, após um tempo, algumas pessoas começaram a relatar sintomas ruins ao fazer uso do Mucilon. Isso se deve aos aromatizantes e conservantes presentes para dar cheiro e fazer com que o composto dure mais tempo sem estragar. Atualmente, por causa do excesso dessas coisas, não é recomendado nem para o uso adulto.
Quais benefícios o Mucilon concede ao organismo?
No entanto, o produto não está desde 1960 sem nenhum motivo. A partir da composição que a própria marca diz, o composto tem como principal benefício ser um colaborador com a nutrição da criança, devido as seguintes qualidades:
Melhoria na flora intestinal com a presença do probiótico Bifidus;
Boa quantidade de vitamina A e C;
Ferro em uma forma fácil de absorção pelo bebê;
Apesar de todos esses pontos positivos, vale mencionar que o Mucilon não substitui de forma alguma o leite materno. Os médicos já estão cansados de avisar que até os dois anos de idade, a amamentação é a forma de alimentação mais completa que a criança pode ter. Por isso, só se deve utilizar o composto por recomendação médica.
O Mucilon prende ou solta o intestino?
Devido a sua composição explicada anteriormente, a resposta é que vai depender de qual versão do produto é consumido. Pelo que já foi relatado com famílias que utilizam do produto, algumas variações do Mucilon não tem uma função exclusiva de melhorar a digestão do bebê e podem até ressecá-lo. Por isso, é bom conhecer qual composto será consumido, um exemplo de versão que solta o intestino é o de aveia e ameixa.
Certo, chegamos ao fim do artigo! Espero que com tudo que foi explicado, as suas dúvidas quanto aos efeitos do Mucilon no intestino tenham sido esclarecidas. Se curtiu o conteúdo, não esqueça de compartilhar em suas redes sociais para que outras pessoas possam ter acesso à informação dada e para se informar sobre alimentação para o intestino, continue de olho nas postagens do site.