Saber se o alho é afrodisíaco é uma informação importante para quem busca alimentos capazes de aumentar o desejo sexual. Os alimentos afrodisíacos promovem a excitação sexual, e são usados desde muito tempo. Muitas plantas são amplamente conhecidas por possuir essa propriedade, e você pode então se perguntar se o alho é afrodisíaco.
O alho é um alimento muito usado para temperar e condimentar alimentos, além de possuir benefícios medicinais para tratar determinados problemas de saúde, como doenças respiratórias e inflamatórias. Ele possui uma substância importante capaz de conferir essas propriedades: a alicina. Continue lendo para saber se o alho é afrodisíaco e como consumi-lo.
O que são os alimentos afrodisíacos?
O termo “afrodisíaco” tem origem no nome Afrodite, que representa a deusa grega do amor, da beleza e fertilidade. Os tais alimentos afrodisíacos são aqueles capazes de aumentar o desejo sexual, e incluem grãos, sementes, ervas e raízes. As sensações associadas à excitação sexual incluem o aumento da frequência cardíaca, da energia e da temperatura corporal.
Esses alimentos são utilizados desde a antiguidade, e ainda hoje sexólogos os indicam para estimular o apetite sexual. Alimentos como ginkgo biloba, maca peruana, pimenta e gengibre, já são conhecidos por possuir essa propriedade, assim como determinados suplementos. Mas você já se perguntou se o alho é afrodisíaco?
Qual a origem do alho?
O alho é uma hortaliça originária da Ásia Central, e uma das plantas mais antigas cultivadas no mundo. Ele chegou ao Brasil através dos portugueses durante o descobrimento, e desde então é considerado uma planta medicinal devido às suas propriedades. Em culturas mediterrâneas e orientais, acreditava-se ainda que esse alimento afastava maus espíritos e protegia os vulneráveis.
Uma das características mais marcantes do alho é o seu odor forte, devido à presença da alicina. Essa substância é produzida quando o alho cru é cortado ou esmagado, e também é responsável pelos benefícios medicinais da planta. As características individuais do alho mudam de acordo com o seu cultivo, portanto, acredita-se que existem muitas variedades no mundo.
O alho é afrodisíaco?
O alho pode ser afrodisíaco, a ideia já vem desde a Grécia Antiga. Isso se dá pela sua capacidade de aumentar a circulação sanguínea, o que atinge também os órgãos sexuais. Médicos britânicos indicam o consumo de três a quatro dentes de alho por dia para que esse efeito seja observado.
O desejo sexual é influenciado por diversos fatores, desde psicológicos até físicos. Dessa forma, é importante também buscar os motivos por trás da libido baixa antes de optar pelo consumo de um alimento específico para esse fim. Mas o alho continua sendo muito benéfico para a saúde como um todo.
Quais os benefícios do alho?
Agora que você já sabe se o alho é afrodisíaco, é hora de conhecer os benefícios desse alimento tão rico para a saúde. A alicina confere diversas propriedades ao alho, entre elas podemos citar a ação antimicrobiana e antioxidante. Dessa forma, o alho é capaz de prevenir a formação de radicais livres, além de ser eficiente como complemento no tratamento de infecções por vermes.
Os benefícios não param por aí: o alho é capaz manter o cérebro saudável e combater doenças inflamatórias, por conta dos seus compostos sulfúricos. Esse alimento também é usado no tratamento de gripes, tosses, resfriados, asma e outros problemas pulmonares, graças às suas propriedades antissépticas e expectorantes.
O alho é afrodisíaco e possui uma série de benefícios para a saúde. A melhor forma de aproveitar as suas propriedades é ingeri-lo cru, se possível amassá-lo ou cortá-lo pelo menos 10 minutos antes do consumo. Esse tempo de repouso garante um aumento na quantidade de alicina, substância responsável pela maior parte dos benefícios do alho.