Nos últimos anos, a ansiedade se tornou uma das principais doenças psiquiátricas diagnosticadas em pessoas de todas as idades.
Os sintomas, tipos e causas da ansiedade são diversos e mudam muito de acordo com cada pessoa. Entenda mais sobre essa doença e tudo o que é necessário saber sobre a ansiedade, considerada como o mal do século.
O que é a ansiedade?
A ansiedade é uma doença caracterizada pela preocupação em excesso sobre qualquer coisa. Dessa forma, a pessoa sofre com sintomas físicos e mentais, causados por essa preocupação.

Se sentir ansioso diante de alguma situação que está para acontecer é comum e faz parte da vida de todas as pessoas. Porém quem sofre de ansiedade, passa por isso o tempo inteiro, com qualquer situação que pode ou não ocorrer.
Quais os principais sintomas da ansiedade?
Os sintomas da ansiedade variam de acordo com cada pessoa. Porém, no geral, pessoas ansiosas sofrem com pensamentos frequentes e catastróficos , preocupação excessiva diante de qualquer situação e medo sem justificativa.

Quanto aos sintomas físicos, é comum a tensão muscular, sensação de dormência, batimentos cardíacos acelerados, falta de ar e até mesmo vômitos e diarréia.
Quais os tipos de ansiedade?
Além dos sintomas serem diferentes, também existem alguns tipos de ansiedade. Abaixo, conheça os principais tipos de ansiedade e suas características
Transtorno de Ansiedade Generalizada
Também chamado de TAG, esse é um dos tipos mais comuns de ansiedade. Nesse tipo de ansiedade, a preocupação é excessiva em relação a qualquer coisa ou situação, desde trabalho, saúde e relações com outras pessoas.
Por conta disso, pode acabar atrapalhando a rotina diária e de trabalho, prejudicando a qualidade de vida da pessoa.
Fobia Social
A Fobia Social tem como principal característica o medo exagerado do julgamento ou da avaliação de outras pessoas. Situações comuns como comer em público, pedir informação ou fazer qualquer tipo de apresentação se tornam excessivas e causam sintomas físicos.
Síndrome do Pânico
Os ataques de pânico ocorrem principalmente por medos repentinos e inesperados, normalmente relacionados às crises de ansiedade mais fortes, com sintomas físicos como dificuldade de respirar, tremedeira e sensação de que está morrendo.
Agorafobia
Nesse tipo de ansiedade, as pessoas sentem medo diante de situações ou até mesmo locais em que elas não consideram seguros. Locais comuns, como filas, locais cheios e transporte públicos podem ser gatilhos para crises.
Quais as causas para a ansiedade?
As causas para ansiedade são as mais diversas possíveis e podem variar desde uma predisposição genética até traumas, estresses e depressão. Existem pessoas que já nascem com essa predisposição para ansiedade e acabam por desenvolver a doença após um trauma ou situação que passou.
Quais as consequências da ansiedade sobre o corpo?
Durante as crises de ansiedade, o corpo entra em um verdadeiro colapso e podem causar alguns sintomas físicos que duram de horas ou dias, dependendo da intensidade.
Após uma crise de ansiedade, as pessoas podem sentir dores musculares por conta da tensão ou até mesmo da contração dos músculos, dores de cabeça, dificuldade de concentração e insônia.
Como vencer a ansiedade na hora de dormir?
Na hora de dormir, nossa cabeça tende a parar de focar nas situações do dia e ter mais calma para pensar e focar em situações que podem ocorrer. Por isso, é bem comum se sentir ansioso durante esse momento.
Para evitar a ansiedade antes de dormir, algumas medidas podem ser tomadas. Praticar a higiene do sono, ficar longe de telas por algumas horas e ter uma rotina antes de dormir são fundamentais para um sono mais tranquilo e leve. Crie um ambiente aconchegante e aposte em meditações guiadas e óleos essenciais para reduzir a ansiedade na hora de dormir.
Caso você tenha identificado sintomas de ansiedade, é importante contar com a ajuda de um psicólogo para te ajudar a identificar os gatilhos e aprender a lidar com eles. Em alguns casos, o psiquiatra pode recomendar o uso de algumas medicações.