O que é bom para prisão de ventre? Veja todos cuidados necessários!

O que é bom para prisão de ventre? Veja todos cuidados necessários!

Quem sofre ou já sofreu com problemas de constipação sabe como é desconfortável passar por isso, mas nesse artigo você vai descobrir o que é bom para prisão de ventre, e aprender como evitar esse mal que é tão comum na vida das pessoas.

O que é bom para prisão de ventre na alimentação diária?

A boa notícia é que com alguns hábitos alimentares você consegue amenizar ou acabar com a prisão de ventre na sua vida, basta saber quais os alimentos são ideais para combater a constipação.

O que é bom para prisão de ventre na alimentação diária?
Prisão de ventre. Fonte/Reprodução: original.

Para saber o que é bom para prisão de ventre leia atentamente as dicas abaixo, e adote esses alimentos a sua dieta.

Água e sucos naturais

A água é essencial para a pessoa constipada, pois ela ajuda a deixar o bolo fecal mais viscoso, facilitando a saída na hora da evacuação. Sem a água, as fezes ficam mais ressecadas, fazendo com que a pessoa precise fazer mais força na hora de evacuar, podendo até gerar fissuras anais, causando sangramentos. Os sucos naturais também ajudam muito, mas não substituem a água pura.

Café

O café é ótimo para dar um “empurrão” no intestino, fazendo com que ele se movimente melhor, para que o bolo alimentar se desloque mais facilmente pelo tubo digestivo.

Chá Preto, Verde ou Mate

Por conterem cafeína, seguem a mesma história do café, eles dão um gás a mais no intestino para ele trabalhar melhor e dar um empurrãozinho no bolo alimentar para ele percorrer o tubo  digestivo com mais facilidade. Vale ressaltar que assim como o café, os chás preto, verde e mate devem ser consumidos com moderação, pois o excesso pode causar refluxo e azia.

Cereais

Os cereais são ótimos para prisão de ventre por serem fontes de fibras, e um dos mais usados é a aveia, pois é barata e fácil de usar em diversas receitas.

Frutas

Elas também são ricas em fibras e algumas têm até poderes laxantes, como mamão e ameixa. Mas na verdade qualquer fruta é ótima para prisão de ventre, até mesmo a maçã, e se você puder comer com casca é melhor ainda.

Legumes e hortaliças

São alimentos ricos em fibras, com substâncias que ajudam na composição do bolo fecal e facilitam o processo de digestão. A dica é comer legumes com casca mesmo, e ter uma dieta rica em vegetais folhosos, de preferência crus.

Leguminosas

As leguminosas também são ótimas aliadas para quem sofre de constipação, por ser fonte de fibras, embora podendo causar um pouco de gases, fato que não irá piorar a prisão de ventre.

Probióticos

Os probióticos encontrados nos iogurtes, por exemplo, são as bactérias boas que vão ajudar a melhorar a flora intestinal, além de melhorar a digestão e contribuir para a fermentação das fibras dos alimentos.

Quais principais causas para prisão de ventre?

Após saber o que é bom para prisão de ventre é importante saber o que normalmente causa esse mal, pois, muitas vezes se dá a um conjunto de fatores que dão mais chances da pessoa ficar constipada.

Quais principais causas para prisão de ventre?
Principais causas. Fonte/Reprodução: original.

Algumas de suas causas principais são:

  • beber pouca água;
  • a falta de legumes, frutas e verduras na dieta;
  • estresse;
  • sedentarismo;
  • alto consumo de alimentos industrializados.

Como o fator psicológico contribui com a prisão de ventre?

Algumas pessoas na hora de evacuar acabam se reprimindo e travando o impulso das fezes que estão quase saindo, isso faz com que o órgão acabe se acostumando e ficando mais estacionado.

Porque a boa mastigação do alimento contribui contra a prisão de ventre?

A comida deve ser muito bem mastigada e sem pressa, pois uma boa mastigação faz com que o alimento seja melhor triturado, facilitando a digestão, além disso, enquanto a pessoa está mastigando, são enviados estímulos ao intestino para ele se movimentar e pôr para fora o que não foi absorvido.

Quando utilizar remédios laxantes ou suplementos para prisão de ventre?

Quando as mudanças de hábitos alimentares não forem o suficiente para acabar com a prisão de ventre, o uso de laxantes ou suplementos podem ser uma alternativa, porém só deve ser consumido se o médico achar que é a melhor opção.

Agora que você já sabe o que é bom para prisão de ventre, inclua esses bons hábitos alimentares na sua vida, e caso não tenha melhora, procure se consultar com um médico para que ele te avalie e indique o tratamento mais ideal.


Comments

3 respostas para “O que é bom para prisão de ventre? Veja todos cuidados necessários!”

  1. […] A má postura pode afetar o intestino quando há um desequilíbrio nessa estrutura do corpo. Isso pode acontecer em consequência da irradiação dos distúrbios causados por uma má postura. Por exemplo, uma pessoa que passa horas em cadeiras desconfortáveis, sem fazer pausa e com uma postura inadequada corre o risco de ter seu intestino comprimido, o que resulta em prisão de ventre e dificuldade em evacuar.   […]

  2. […] com suas propriedades alimentares, esteja ligada com casos de aumento de pressão arterial, prisão de ventre, aumento de colesterol, entre outros […]

  3. […] que são realmente remosos são os que dificultam a cicatrização do organismo e ainda conseguem causar inflamações, coisa […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *