A quantidade de pessoas que consomem esse alimento é muito grande e boa parte delas questionam se o miojo é remoso ou não. É difícil não se render a praticidade do miojo, ele é um alimento muito barato, exige o mínimo de habilidade culinária e fica pronto em menos de 5 minutos.
Em uma época em que o tempo e a disposição para cozinhar tem sido escassos, algumas pessoas consideram o miojo o alimento perfeito e o incluem na sua rotina alimentar. Ao fazer uma tatuagem ou passar por um processo cirúrgico, é comum se questionar se o miojo é remoso e se devemos cortá-lo da nossa dieta.
Para solucionar essas dúvidas, preparamos este post, no qual além de saber se o miojo é remoso, conheceremos a sua origem, a forma que ele é feito e quais os sabores existentes.
O que é miojo?
Miojo é a forma popular de se referir ao macarrão instantâneo, sendo que miojo é uma marca subsidiária da Nissin, uma das principais fabricantes de macarrão instantâneo do mundo. O miojo é um prato tipico da culinária japonesa e consiste basicamente em um pacote de macarrão pré-cozido.
O miojo ganhou imensa notoriedade no nosso país devido a praticidade ao prepará-lo. Basta ferver uma quantidade específica de água e misturá–la ao macarrão instantâneo que o prato estará pronto em cerca de 3 minutos. Normalmente o miojo também conta com o acréscimo de alguns temperos.
Qual a origem do miojo?
O inventor do macarrão instantâneo no formato que conhecemos foi Momofuku Ando, de Taiwan. O miojo foi oficialmente lançado no ano de 1958, sob a marca Nissin, empresa da qual Momofuku Ando foi co-fundador e presidente.
Momofuku cresceu em meio a um cenário de guerra e fome. Assim, pensando nas situações que viveu, ele decidiu criar um alimento de baixo custo e fácil preparo, que pudesse atender aos mais necessitados. Dessa forma foi criado o miojo.
Como o miojo é feito?
A base do miojo é farinho de trigo, água, sal e goma guar, mas também contém outras substâncias como carbonato de potássio, betacaroteno e ácido fólico. Todos esses ingredientes são misturados e formam o macarrão instantâneo.
Mas o maior segredo da praticidade do miojo está no pré-cozimento. O macarrão é cozido e logo em seguida passa por um processo de fritura para perder toda a água. As maquinas definem o formato e embalam o macarrão, para que ele chegue ao cliente, precisando de apenas 3 minutos para ficar pronto.
O miojo é remoso?
É hora de tirar a dúvida se realmente o miojo é remoso ou não. E a triste verdade é que sim, o miojo é remoso. O seu consumo pode provocar inflamações e impedir que o processo de cicatrização ocorra da forma correta. Portanto, ele deve estar fora da dieta de pessoas que tenham passado por um procedimento cirúrgico recentemente.
Mas o problema está longe de ser apenas se o miojo é remoso ou não. O ideal é que ele esteja fora da rotina alimentar até de pessoas que não estejam sob nenhum processo de cicatrização.
A quantidade de sódio presente no miojo é absurda e pode ser extremamente prejudicial para a nossa a saúde. O certo é que um adulto não consuma mais de 1.500 mg de sódio diariamente. Um único pacote de miojo contem mais de 1.600 mg de sódio, portanto, ele é um alimento que deve ser evitado por qualquer pessoa.
Qual é o sabor do miojo?
O macarrão instantâneo em si não possui um sabor, mas isso pode ser modificado pelos temperos, que podem ser do sabor frango, carne, churrasco, pizza etc. O tempero pode ser feito até pela própria pessoa, se assim desejar.
Mas agora que você sabe que o miojo é remoso e pode trazer danos para a sua saúde, é bom se esforçar e evitar ao máximo consumir tal alimento, embora sua praticidade e baixo custo possam ser convidativas.