Pipoca é um alimento remoso que causa inflamação?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Pipoca é um alimento remoso que causa inflamação?

Table of Contents

Hoje em dia temos mais consciência sobre os benefícios de uma boa alimentação e questionamos até mesmo se devemos consumir alimentos tradicionais, algo que pode levar alguém a perguntar se a pipoca é um alimento remoso ou não. 

A pipoca já é um alimento bastante típico em nossa cultura, principalmente em momentos de lazer, nos cinemas e em momentos familiares. Então é necessário esclarecer se o alimento tem ou não capacidade inflamatória e se pode ser consumido de modo indiscriminado. 

Vamos tentar entender isso no artigo abaixo, se a pipoca é ou não um alimento remoso e com quais outros você deve tomar cuidado. 

A pipoca é um alimento remoso ou não?

Afinal, você já sabe o que é um alimento remoso ou reimoso? Assim são chamados os alimentos que não são recomendados para pessoas doentes ou que fazem mal de maneira geral. Mas principalmente os alimentos remosos são aqueles que de maneira alguma devem ser oferecidos para quem está passando por um processo de cicatrização sério. Como seria o caso de quem se recupera de uma cirurgia ou acidente. 

A pipoca é um alimento remoso ou não?
Inflamação. Fonte/Reprodução; original.

Geralmente esses alimentos considerados remosos são aqueles com mais capacidade inflamatórias que por motivos óbvios devem mesmo ser evitados em períodos de convalescência. 

Mas dada a explicação, a pergunta que ainda fica é se a pipoca é ou não um alimento remoso. E a resposta é não. A pipoca não interfere negativamente no processo de cicatrização ou recuperação. E nem oferece nenhum risco à saúde. De maneira geral ela não recebe nenhuma contra indicação, a não ser sua versão de microondas. 

A pipoca de microondas é fortemente contra indicada por especialistas, pois é um produto com bastante conservantes e produtos químicos que realçam e conservam o sabor e o odor. 

Mas voltando a falar da boa pipoca, ela não oferece riscos. Não só isso, a pipoca é rica em fibras e tem uma alta capacidade de nos dar sensação de saciedade acabando facilmente com a fome.

O que e quais são os alimentos remosos?

Alimentos remosos são aqueles que fazem com que a cicatrização seja mais demorada ou quadros de infecção e inflamação sejam agravados. Esses alimentos produzem esse efeito geralmente por serem eles próprios alimentos inflamatórios. Vamos conhecer alguns: 

  • Carne processada ou carne suína;
  • Alimentos fast foods como lanches e pizza;
  • Alimentos muito gordurosos e frituras de forma geral;
  • Adoçantes artificiais;
  • Refrigerantes;
  • Lacticínios. 

Nem todos esses alimentos estão vetados de uma vez por todas, mas sim são alimentos que devem ser encarados com bastante moderação em um período de cicatrização e recuperação.

Quais os benefícios do consumo da pipoca para o organismo?

Você pode ainda não saber, mas a pipoca tem inúmeros benefícios para a saúde, inclusive tem mais nutrientes que algumas verduras e legumes, principalmente o antioxidante que combate o envelhecimento precoce dos tecidos.

Quais os benefícios do consumo da pipoca para o organismo?
Benefícios. Fonte/Reprodução: original.

Além disso, ela tem uma forte capacidade de saciar, podendo ser um aliado poderoso para quem quer emagrecer. 

Há contraindicações no consumo da pipoca?

As únicas contraindicações para a pipoca são suas versões de microondas, como já dissemos, e seus acompanhamentos que frequentemente fazem um combo com ela, como refrigerantes, temperos e gorduras como manteiga derretida. Com esses acompanhamentos as pessoas devem tomar bastante cuidado para não extrapolar porque eles sim podem acabar acarretando algum mal. 

Pode comer pipoca todo dia?

Embora não seja recomendável ficar preso a um alimento, sim, a pipoca pode sim ser consumida com um lanchinho todos os dias. Desde que no seu preparo não haja óleo e nem muito sal. Mas hoje em dia já existem máquinas de pipoca que visam contornar esse mal. 

Agora que já aprendeu sobre os benefícios da pipoca, pode voltar a consumir sem medo vendo aquele filme que você gosta! 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook