Bebê pode comer ovo na introdução alimentar?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Bebê pode comer ovo na introdução alimentar?

Table of Contents

O ovo é certamente um dos alimentos mais consumidos em nosso país, mas muitos pais podem se perguntar com muita razão como realizar a introdução alimentar do ovo nas dietas dos seus filhos. 

Tudo o que é oferecido às crianças deve ser feito com parcimônia, de modo moderado e com cautela, pois muitas coisas que nos parecem corretas e óbvias podem não ser bem assim e acabar causando complicações, algo que não queremos principalmente com aqueles que mais depende de nós. 

Por isso vamos tentar esclarecer neste artigo como realizar a introdução alimentar do ovo na dieta infantil e como deve ser feita essa introdução.

Ovo na introdução alimentar do bebê é indicado?

Como dissemos, é comum pais se perguntarem se o bebê pode comer ovo assim que começa a comer comida por volta dos 6 meses. E a resposta é sim. O ovo pode ser oferecido ao neném nessa idade, desde que esteja, claro, devidamente cozido o bebê pode comer ovo sem problemas. 

Mas há alguns cuidados. Ovo é um alimento alérgico, há casos de pessoas que têm alergia ao ovo. Então se seu filho já demonstrou alguma reação alérgica a outros alimentos talvez seja prudente esperar um pouco mais antes de adicionar ovo na dieta do bebê. Mas para pais de crianças que nunca demonstraram nenhum tipo de alergia a recomendação é que não espere tanto tempo assim. 

Ovo na introdução alimentar do bebê é indicado?
Introdução alimentar. Fonte/Reprodução: original.

Estudos revelam que há mais chances da criança desenvolver alergia ao ovo quanto mais atrasada for a introdução do alimento na sua alimentação. Ou seja, para não alérgicos é bom que o bebê já se acostume com o ovo desde cedo. 

Já para as crianças alérgicas o ideal é sempre estar acompanhando as recomendações do médico sobre atualizações em sua alimentação. Caso a mãe se sinta um pouco desconfortável ela pode fracionar o ovo para que a criança não coma grandes quantidades, assim caso ela seja alérgica ela manifestará alergia, porém de modo muito mais moderado. 

O importante é estar alerta aos sinais sempre que introduzir o ovo ou qualquer outro alimento na dieta do bebê. 

Como deve ser o preparo do ovo na introdução alimentar do bebê?

O ovo que vai ser preparado ao bebê deve ser bastante cozido, o tradicional ovo cozido que já conhecemos. Nunca deve estar com a gema mole ou ser um ovo mollet, por mais que seja um estado paposo que qualquer criança possa consumir. 

Como deve ser o preparo do ovo na introdução alimentar do bebê?
Preparo do ovo. Fonte/Reprodução: original.

Outra forma bastante utilizada para servir ovo às crianças é mexido ou em forma de omelete. Esses preparos geralmente são feitos com gordura, algo que deve ser dispensado quando o preparo for para bebês então muito cuidado. 

De maneira geral, o mais recomendado ainda é o ovo cozido, bem cozido, que não tem potencial para fazer mal ao seu filho.

Proteínas do ovo

O ovo é tão popular porque é uma fonte de proteínas muito mais barata que a carne vermelha ou de outros animais. Por isso ele deve ser introduzido o quanto antes na alimentação da criança, para que ela possa já se beneficiar da proteína e ensinar seu organismo a aceitá-la. 

Quais cuidados com ovo na introdução alimentar do bebê?

O principal cuidado é com o potencial alérgico do alimento, que embora seja bastante irrisório, principalmente em crianças não alérgicas, ainda pode ser um mal ao bebê. Também deve ser reforçado que a introdução do ovo deve ser feita o mais rápido possível para evitar resistência por parte do organismo. 

Agora que já teve suas dúvidas esclarecidas, não deixe de oferecer ao seu pequeno um pouquinho de ovo e enriquecer sua dieta! 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook