Em algum momento da sua vida você já parou para pensar que problemas de coluna podem afetar seu intestino? Aqui você irá descobrir isso e um pouco mais sobre esse caso bem curioso. Problemas na coluna afetam seu intestino por ter uma “ligação” nos sistemas corporais, isto é, eles são interligados de alguma forma.
O corpo contém funções e estruturas que ligam ossos, órgãos e músculos, que sofrem alterações ou talvez são afetadas de alguma forma. Por terem conexão, os problemas que você pensa ter, não são exatamente aquilo que você acredita.
Problemas na coluna afetam o intestino através de uma pequena fisgada na lombar, acredita? Isso acontece simplesmente por uma conexão direta da coluna vertebral e outros órgãos do nosso corpo.
A surpresa é descobrir que problemas de coluna afetam o intestino, uma má postura pode mudar totalmente seu organismo, ou o contrário. Vamos descobrir?
Como problemas de coluna afetam o intestino?
A harmonia é fundamental para o corpo, assim, o corpo humano é todo conectado e se houver algo errado existem tecidos que sofrem. A má postura de uma pessoa resulta em problemas de coluna que afetam o intestino e o contrário também pode ocorrer, é como uma dor em um órgão que irradia problemas para sua coluna.
Caso você esteja se perguntando como problemas de coluna afetam o intestino é fácil, é através da relação de conexão entre a coluna vertebral e seu intestino.
Essa região da lombar possui uma responsabilidade grande com a sustentação, a maneira que você se mantém sobre fazer força ou manter uma postura inadequada pode desequilibrar toda a harmonia entre seus órgãos. O problema resulta em distúrbios digestivos como a prisão de ventre.
Problemas de coluna podem afetar o intestino através da região dorsal também, caso ela seja pressionada, resulta em desconforto e mau funcionamento não apenas do intestino, mas de todo seu organismo, isso vai diminuir a energia corporal e a vitalidade, o que pode trazer graves doenças para você em um curto período.
Problemas no intestino podem afetar a coluna?
Os problemas no intestino podem afetar sua coluna, sim, e são vários esses problemas, desde um comum como a diarreia e constipação, como uns graves de úlcera, tumores e até doenças no reto.
Existem pesquisas que comprovam que a dor na lombar é o sintoma mais comum apresentado por inúmeros pacientes que possuem Síndrome do Intestino Irritável.
A maior questão é que as dores nas costas nem sempre estará relacionada com os problemas intestinais, mesmo com essa estrutura ligada e em harmonia, nem todas as pessoas vão apresentar sintomas referentes a isso. Procure ser atento aos sinais que seu corpo dá, existem vezes que o diagnóstico não é tão simples.
Como a alimentação pode ajudar?
O melhor a ser feito é evitar alimentos que deixem seu intestino ficar preguiçoso, ou seja, você precisa se alimentar de ameixa, alho, mamão, farelo de aveia e o mais fundamental a água.
A ameixa e farelo de aveia é bem rica em fibras solúveis, que incentivam as bactérias boas do seu intestino a crescerem e por último a água, ela trata e previne a constipação, ela possui o equilíbrio do consumo de fibras e a hidratação, o papel de todos esses alimentos são fundamentais.
O alho é rico em inulina, muito amiga das bactérias boas do seu intestino, o mamão é rico em fibras insolúveis e solúveis, que incentivam as bactérias boas do seu intestino a crescerem.
Como diagnosticar a relação de problemas na coluna com do intestino?
O comum é não perceberem problemas de coluna afetarem o intestino, não parecem ter nenhuma categoria de relação, parecem ser tão distintos, então os casos são poucos se observados através do incômodo na lombar que começou a se manifestar no intestino ou o contrário. Nesses casos, um diagnóstico pode ser extremamente difícil de ser dado.
O pior dos casos é quando essas complicações não aparecem em exames, faz com que o problema não seja identificado, e o órgão com mau funcionamento permaneça em constante piora. Encontrar a origem da doença pode ser o mais complicado, por não ser óbvio de se esperar, então, terapias como osteopatia, onde se avalia a pessoa toda, será uma opção mais eficaz.
Como tratar?
Tratado com osteopatia, uma terapia que irá avaliar o conjunto inteiro da pessoa, desde dor nas costas aos problemas do intestino, e isso de fato é muito eficaz. Independente da queixa, esse tratamento vai analisar o corpo humano inteiro, ela não irá apenas parar o incômodo, vai encontrar a origem de toda a dor, diagnosticar e encontrar a forma mais adequada para erradicar a doença.