O que de fato acontece se consumir limão com sal?

O que de fato acontece se consumir limão com sal?

Será que o limão com sal faz mal? Essa é uma das maiores questões das pessoas, visto que o limão é uma fruta muito popular no mundo e versátil. Além de sucos e doces de limão, há também a prática de misturá-lo com sal, porém esse hábito consegue dividir opiniões. Muitos dizem que limão com sal faz mal para o estômago e outros afirmam diversos benefícios.

E aí, será que o limão faz mal? A seguir, confira o que acontece de fato com seu consumo.

Quais nutrientes do limão com sal?

A pergunta: limão com sal faz mal? Pode ser respondida com um não logo de início, porém tudo depende da quantidade ingerida. O limão com sal possui diversos nutrientes e vitaminas, pois a fruta é rica em vitaminas do tipo B9, B6, B5, E, A, B3 e também B1. Já o sal é rico em diversos minerais essenciais para a saúde, como o magnésio, ferro, cálcio, manganês e potássio.

Quais nutrientes do limão com sal?
Nutrientes do limão e do sal. Fonte/Reprodução: original.

Porém, quando consumidos em excesso, o limão e o sal podem causar quadros de gastrite, hipertensão e também cálculos renais. Por isso, a indicação dos médicos é que o consumo seja regrado e em quantidades moderadas, principalmente em adultos e idosos. No caso de jovens, o consumo do limão com sal torna-se menos perigoso, mas ainda, sim, é necessária muita cautela.

Existem benefícios em consumir limão com sal?

Agora que sabemos responder à pergunta: limão com sal faz mal? Também é necessário aprender um pouco mais sobre os benefícios que o consumo do limão com sal consegue trazer ao organismo. Confira a seguir:

Consegue refrescar o hálito

O consumo do limão com sal consegue diminuir o mau hábito e refrescar o hálito. Isso por conta do efeito antibacteriano que essa mistura consegue trazer. Por isso, a indicação é consumir o limão e o sal regularmente para quem deseja controlar bactérias que causam o hálito ruim.

Oferece vitamina C

O limão com sal pela manhã é uma excelente alternativa para quem busca uma boa quantidade de vitamina C. Isso também responde à pergunta: limão com sal faz mal? Pois não faz e ainda é indicado para quem deseja suprir algumas necessidades do organismo. Nesse caso, a receita é misturar limão, sal e água gelada.

Poder antioxidante

Ainda em resposta a pergunta: limão com sal faz mal? Outro benefício que essa mistura pode oferecer é o seu poder antioxidante, por conta das quantidades de vitamina C no limão. Por isso, podemos afirmar que o limão é eficiente contra radicais livres e na prevenção contra inflamações, doenças cardiovasculares e diabetes.  

Melhora a saúde da pele

Para quem deseja uma boa saúde da pele, essa mistura também é eficiente, pois aumenta a produção de colágeno quando tomado regularmente e combate o estresse oxidativo, causado pela radiação emitida pelo sol.

Ajuda no emagrecimento

Para finalizar a questão: o limão com sal faz mal? Temos o último benefício dessa mistura. Quando colocada em dietas, o limão com o sal pode contribuir para o emagrecimento do corpo. Isso se dá devido aos efeitos antioxidantes. 

Como consumir limão com sal de forma saudável

Para que o limão com sal não cause problemas ao organismo, é preciso consumi-lo de forma controlada. A recomendação é que seja uma vez ao dia e em pequenas quantidades. Uma boa receita para quem quer obter seus benefícios é a utilização de um limão, meia colher de chá com sal e 300ml de água gelada. 

Como consumir limão com sal de forma saudável
Consumir limão com sal de forma saudável. Fonte/Reprodução: original.

Essa receita pode ser tomada pela manhã e possui quantidades que não fazem mal para o corpo. É importante sempre dosar a quantidade de sal, pois o sódio consegue causar aumento de pressão. Além disso, é importante lembrar que o limão causa queimaduras na pele quando há exposição ao sol depois do manuseio incorreto do alimento.

Há contraindicações no limão com sal?

Após responder a famosa questão: limão com sal faz mal? Agora podemos falar sobre as contraindicações dessa mistura. A maior contraindicação é para pessoas que sofrem de gastrite e úlceras, o limão pode agravar os sintomas da doença. Porém, há pessoas que mesmo com esses problemas, ainda sim conseguem consumir o limão com sal diluídos em água, pois contém menos ácido.

Outra contraindicação é para pessoas que sofrem de hipertensão, por conta do sal misturado ao limão. Nesse caso, é possível tomar a água com apenas o limão e assim manter o consumo de sal moderado.

O limão com sal é uma mistura excelente e pode contribuir bastante para o funcionamento do corpo. Mesmo sendo na maioria benéfico, seu consumo deve ser moderado e se possível após a realização de uma análise com o médico responsável.


Comments

3 respostas para “O que de fato acontece se consumir limão com sal?”

  1. […] o que seria a carne seca. Este ingrediente importantíssimo da culinária surgiu através do acréscimo de sal em grandes porções de carne, principalmente a bovina, técnica muito utilizada para conservação […]

  2. […] ser um alimento que é muito comum na dieta de pessoas de todas as idades, é importante saber se calabresa é remoso ou não. Logo, deve-se saber que a […]

  3. […] consumo de proteínas reduzi a pressão arterial e o nível de açúcar no sangue, além de ser essencial para a perda de peso. Pois, elas dão uma […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *