Normalmente, quem está seguindo uma dieta começa a procurar alimentos mais práticos para ajudar a manter essa rotina intacta mesmo em dias mais corridos. Nesse momento, muita gente se lembra da bolacha salgada, também conhecida como bolacha de água e sal.
Uma vez que essa bolacha é consumida por crianças pequenas e até mesmo por idosos, ela deve ser mais saudável, certo? Errado!
Quem faz dieta pode comer biscoito água e sal?
A bolacha salgada é vendida como uma opção de alimento com menos calorias, mas isso é apenas uma ilusão.
Ela é considerada um alimento com calorias vazias, porque não traz nenhum ganho nutricional e só adiciona calorias à dieta. Ela não é proibida para quem faz dietas, mas é preciso muito cuidado ao consumi-la. Então esteja atenta ao seu consumo e, se estiver acima do que deveria, reduza de imediato!
Bolacha salgada engorda ou não?
Segundo alguns nutricionistas, é melhor comer um pão francês ou dois pães de forma do que cinco bolachas de água e sal. Apesar do pão ser um alimento mais calórico, ele é mais saudável e engorda menos que as bolachas salgadas.
Bolacha salgada faz mal?
As bolachas salgadas, quando consumidas em exagero, podem trazer prejuízos para a saúde e colocar a dieta em risco. Separamos alguns problemas do consumo excessivo da bolacha de água e sal:
Excesso de sódio
As bolachas de água e sal tem uma alta concentração de sódio, que por sua vez pode resultar em uma pressão arterial quando consumidas em excesso. Além disso, o excesso de sódio pode favorecer a retenção de líquido, provocando inchaço.
Alto índice glicêmico
Essa bolacha é rica em carboidratos refinados e por isso, possui alto índice glicêmico. Se consumida em excesso, pode causar pico de insulina e aumentar o acúmulo de gordura abdominal.
Excesso de carboidratos simples
Essas bolachas são feitas com farinha de trigo e é graças a isso que são ricas em carboidratos simples. Seu consumo exagerado pode dificultar o emagrecimento.
Qual é a bolacha mais saudável?
Para quem segue dietas e busca o emagrecimento saudável, fazer suas próprias bolachas em casa pode ser uma forma de reduzir o consumo de industrializados e realizar uma alimentação mais natural.
Separamos algumas receitas simples para que você possa incrementar seus lanches de uma forma mais saudável e balanceada.
Bolacha de banana e aveia
Veja aqui os ingredientes que compõem a bolacha de banana e aveia, pois é mais do que visível o quão benéfica ela é para a sua saúde!
- 1 xícara de farinha de aveia
- 1 banana madura amassada
- 3 colheres de sopa de manteiga de caju
- 1 colher de chá de canela em pó
Misture a banana com a manteiga de caju até obter um creme. Feito isso, já coloque a canela e a aveia juntas para que você possa misturar até obter uma massa fácil de modelar e pouco grudenta. Separe em bolinhas e espalhe em um tabuleiro. Leve ao forno até ficarem douradas.
Biscoito integral de aveia
Quais são os ingredientes do biscoito integral de aveia? Confira aqui para saber mais sobre e veja o que é bom para você. Veja abaixo:
- 1 xícara de aveia em flocos finos
- 1 xícara de farinha de trigo integral
- 1 xícara de açúcar mascavo
- 2ovos
- 1 colher (sopa) de óleo de coco
- 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
Pegue os ingredientes e misture-os em algum recipiente grande o suficiente até que seja possível ver uma massa homogênea. Feito isso, pegue, esfregue e faça pequenas bolinhas de massa e leve ao forno em uma assadeira untada por cerca de vinte minutos.
Quais as melhores bolachas?
Na hora de escolher suas bolachas, opte por aquelas com poucas calorias e dê preferência para as que têm maior valor nutricional. Além disso, fique sempre atento a quantidade que pode ser consumida, para que não prejudique o número de suas calorias diárias.
As bolachas são um ótimo snack para levar na bolsa nos dias de correria ou até mesmo para serem consumidas no café da manhã ou da tarde. E fazer uma escolha mais saudável vai te auxiliar a manter a dieta balanceada.