Qual é o sintoma da prisão de ventre?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Qual é o sintoma da prisão de ventre?

Table of Contents

A prisão de ventre, conhecida também como intestino preso ou constipação intestinal, é uma condição onde a pessoa não consegue evacuar, mesmo tendo vontade de ir ao banheiro. Ela pode durar alguns dias, ou também pode ser um sintoma indicando algo mais grave no sistema gastrointestinal da pessoa. 

Os sintomas da prisão de ventre são vários, mas podemos destacar:

  • gases;
  • cólicas;
  • dificuldade de evacuar, levando a pessoa a realizar um forte esforço, resultando em uma baixa quantidade de fezes ou em nenhuma;
  • sensação de fezes presas no corpo;
  • desconforto abdominal;
  • distensão abdominal;

A depender da gravidade da prisão de ventre consegue ter outros sintomas piores.

O que fazer quando ter prisão de ventre?

Quando a prisão de ventre acontecer muitas vezes, deve-se ir ao médico, para realizar alguns exames e assim diagnosticar o que de fato possa estar acontecendo, de modo a eliminar possíveis condições que possam afligir o intestino grosso.

O que posso comer com prisão de ventre?

O mais indicado para comer quando se está com prisão de ventre são os alimentos ricos em fibra, como legumes crus, frutas com cascas, cereais integrais, pois ajudam a combater a prisão de ventre. Claro, beber água também ajuda muito, pois facilita a formação do bolo fecal, fazendo com que as fezes passem pelo intestino mais facilmente.

O que a prisão de ventre causa no corpo?

A prisão de ventre é algo muito incômodo, e além disso pode fazer com que a pessoa desenvolva hemorroidas, que é quando pequenas veias responsáveis pela vascularização do reto fiquem inchadas e saindo, podendo estourar e causar sangramento.

O que a prisão de ventre causa no corpo?
Você sabe o que é a prisão de ventre? Fonte/Reprodução: original.

Caso a prisão de ventre não seja tratada corretamente, a pessoa pode acabar tendo complicações como fecaloma, um tipo de massa fecal que fica dura e presa no cólon do indivíduo. Dessa forma, impede que suas fezes sejam eliminadas naturalmente, mesmo que a pessoa melhore sua alimentação com alimentos ricos em fibras.

Diferença entre prisão de ventre e gases

Apesar de terem suas semelhanças, a prisão de ventre normalmente se desenvolve por alguns fatores, como sedentarismo, pouca ingestão de líquidos e a baixa ingestão de fibras. Já os gases, podem acontecer pela deglutição de ar, bem normal de acontecer e pode ser percebida por um estufamento ao longo do dia, e também é possível identificar pela fermentação de bactérias no intestino, ocasionando os gases.

Qual melhor tratamento para prisão de ventre?

Quando a situação está mais grave, onde a pessoa tem passado vários dias sem evacuar, e tem uma grande quantidade de fezes no seu intestino, o mais indicado é uma lavagem intestinal, para facilitar a evacuação dessas fezes. Mas também é muito importante uma dieta rica em fibras, como mamão, couve, ameixas, alimentos que soltam o intestino. Deve-se beber muito líquido também e praticar exercícios que movimentam bem o abdômen.

A prisão de ventre apesar de ser comum, é algo que gera muito incômodo, e até mesmo complicações. Então, caso isso persista, procure atendimento médico, para ele poder te passar o melhor tratamento.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Veja também