Quer melhorar a saúde cardíaca ou quais alimentos ajudam na dieta que protege o coração? Veja, neste conteúdo, um resumo com as principais informações e quais são os 10 alimentos que estão na dieta que protege o coração!
Esses alimentos se encaixam para todos os que precisam cuidar da saúde do coração por algum motivo específico, como doenças, condições e para aqueles que querem ter um cuidado a mais com esse órgão tão importante.
Dito isso, conheça sobre a dieta que protege o coração, os dez principais alimentos para tal, seus benefícios, bem como para quais pacientes ela é indicada e quando e como faze-lá. Confira!
Quais os benefícios da dieta?
Fazer uma dieta é um hábito saudável que tem como benefícios principais a prevenção de doenças e outras condições, assim como a promoção de uma vida mais saudável e equilibrada. Outro benefício é um estilo de vida mais ativo e prudente.
Quando devo fazer dieta para proteger o coração?
É necessário fazer a dieta que protege o coração após uma consulta com um médico. Pois, a partir de consultas e exames médicos de rotina, o profissional da saúde irá analisar se a dieta é necessária conforme a condição do seu corpo.
Por isso, não inicie uma dieta sem um acompanhamento ou consulta de um médico, até mesmo se você não dispõe de condição necessária para realizar a dieta que protege o coração, mas quer se prevenir mesmo assim.
Para quem é indicado?
A dieta que protege o coração é indicada para pessoas que possuem doenças como diabete, hipertensão, obesidade, colesterol e entre outras. Existem outras condições que exigem uma dieta, no entanto, essas citadas acima são as mais recorrentes.
Quais os benefícios de fazer dieta para o coração?
O principal benefício da dieta que protege o coração diz respeito a um estilo saudável e balanceado. Ao seguir uma, é possível ter mais disposição, prevenção de doenças e claro, qualidade de vida.
Com a dieta que protege o coração, você percebe uma melhora significativa na sua rotina em relação ao seu corpo e o pleno funcionamento dele.
Como fazer dieta para o coração?
Ao consultar um médico, você receberá instruções claras de como realizar a dieta que protege o coração. E para fazer, você precisará montar um cronograma bem organizado de quais alimentos comer em cada dia e em cada horário para, assim, alcançar uma rotina saudável e equilibrada.
10 alimentos para fazer a dieta para proteger o coração?
Após conhecer quais as vantagens de ter uma boa alimentação, confira a seguir quais são os 10 alimentos para fazer a dieta que protege o coração:
Maçã
A maçã é uma fruta que, além de deliciosa, possui muitos nutrientes e fibras que ajudam a proteger o coração, além de balancear a glicose.
Peixe
Ricos em ômega 3, existem muitos tipos de peixes que são grandes aliados na proteção do coração. Ainda, com os peixes presentes na dieta, o risco de infarto diminui drasticamente.
Aveia
Pode ser incrementada em iogurtes ou saladas, a aveia atenua o teor de colesterol, sendo de grande ajuda para proteger o coração.
Linhaça
Parecida com a aveia, a linhaça ainda possui ômega 3, o que também equilibra o nível de colesterol, e é essencial na dieta que protege o coração.
Abacate
O abacate é primordial nessa dieta, pois com o ômega 9 presente nesse alimento, as chances de obstrução das artérias diminui, ajudando, assim, a saúde do coração.
Castanhas
Rica em vitaminas B e E e também em ômega 3, as castanhas são um ótimo aperitivo para adicionar na dieta para cuidar do coração.
Tomate
O tomate pode ser adicionado em muitos pratos da dieta, pois possui licopeno em abundância, matéria que garante a purificação das artérias.
Azeite extravirgem
O azeite extravirgem é super indicado de ser incrementado nas comidas da dieta que protege o coração, pois este impede a formação de coágulos de sangue, ajudando significativamente na proteção do órgão.
Suco de uva
E também para uma dieta, bebidas são necessárias, certo? Por ser produzido com frutas vermelhas, o suco de uva ajuda a manter um bom colesterol e ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares.
Chocolate amargo
E, por fim, uma sobremesa é necessária! Para isso, o chocolate amargo é muito indicado devido a sua prevenção de criação de coágulos, mas deve ser consumido com bastante moderação.
Não deixe de cuidar da sua saúde, sobretudo a que tange a proteção do coração, que se faz muito importante. Por isso, mantenha uma boa rotina de cuidados, com exames e também dietas.