Prende o Intestino
Site para aqueles que possuem problemas de prisão de ventre e diarréia

Será que linguiça engorda?

0

Hoje é dia de descobrir se a linguiça engorda. Esse é um dos embutidos mais consumidos pelas pessoas, seja em churrascos ou no dia a dia, já que tem diferentes tipos e pode ser preparado de diversas formas.

Mas será que linguiça engorda? A gordura presente na linguiça faz mal? Venha descobrir tudo a respeito da linguiça e saber como você deve escolher o tipo ideal!

Linguiça engorda?

Se for consumida em excesso a linguiça engorda, além de fazer mal a saúde, visto que em sua composição tem muita gordura, além de sódio e de aditivos.

A gordura presente na linguiça é a saturada, que é de origem animal e pode causar o entupimento de artérias. E o sal presente nas linguiças também pode acarretar na elevação da pressão arterial.

Linguiça engorda?
Fonte/Reprodução: original.

Porém, se a linguiça for consumida de forma moderada, balanceando esse alimento com outros, não irá fazer mal e nem engordar. Ou seja, apenas se consumida demasiadamente  é que a linguiça engorda.

Quais os tipos de linguiça e suas diferenças?

Existe uma variedade grande de tipos de linguiça, desta forma há sempre muitas opções à sua disposição. Os tipos mais conhecidos, porém, são os seguintes:

Linguiça Calabresa

Este tipo de linguiça tem um toque apimentado e é normalmente defumado e curado. Antes de ser colocada à venda, a linguiça calabresa é pré-cozida. O ideal é que seja consumida como um aperitivo ou usada no preparo de outras receitas. Em 50g de linguiça calabresa tem em torno de 160 calorias.

Linguiça Toscana

É feita apenas de carne de porco e já vem temperada, podendo ser apimentada ou não. A linguiça toscana é mais utilizada para realizar churrascos. Em 50g encontramos 90 calorias.

Linguiça Mista

Tem esse nome por misturar carne de boi e porco. Algumas versões dessa linguiça são pré-cozidas. Também é muito usada para churrasco. 50g de linguiça mista tem cerca de 132 calorias.

Related Posts
1 De 67

Linguiça de Frango

Sendo menos gordurosas que as demais, é uma linguiça feita de frango, que tem como característica ser mais branca que as demais linguiças. Em 50g de linguiça de frango é possível ter 118 calorias.

Linguiça de Pernil

Esse é mais um tipo feito apenas de carne de porco, que tem como sua principal característica ser bem mais fina que as demais. Pode ser apimentada, depende da marca. Nesse caso, 50g de linguiça corresponde a 91 calorias.

Linguiça Portuguesa

Esta linguiça é conhecida por ser bastante temperada e condimentada, sendo usada com frequência em feijoadas. É a que mais possui calorias em 50g, contabilizando 162 calorias.

Cuiabana

Uma excelente opção para quem busca uma linguiça de carne de boi. Além da carne de boi, também é usada em seu preparo o leite e temperos. 50g dessa linguiça tem 128 calorias.

Como escolher a linguiça?

No momento de escolha da sua linguiça é preciso que você leve em consideração a carne de que a mesma é feita e opte por linguiças que terão menos gorduras, além das que utilizem temperos naturais e possuam uma menor adição de sal.

Outro ponto importante para analisar é a lista de ingredientes do alimento, principalmente a ordem, já que a ordem define qual ingrediente está mais presente na composição da linguiça. 

Qual melhor tipo de linguiça para consumo?

Os melhores tipos de linguiça para consumo são a de frango e a de pernil, já que as duas possuem menos gordura em sua composição.

O ideal é que no preparo você não coloque mais gordura, optando, desta forma, por assar no forno, grelhar ou cozinhar apenas na água sua linguiça. Quanto mais gordura você adicionar no processo de cozimento, mais prejudicial a linguiça será.

Portanto, a linguiça engorda, mas caso seja preparada com muita gordura e consumida em excesso. O ideal é que você procure se alimentar de linguiça de uma a duas vezes na semana, no máximo. E é importante ficar de olho na procedência de seu alimento, principalmente se for uma linguiça artesanal.

Deixe um comentário