Filé mignon é gorduroso ou não? Confira!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Filé mignon é gorduroso ou não? Confira!

Table of Contents

‌Por ser um corte bovino popularmente conhecido, ainda há dúvidas se o filé mignon é gorduroso ou não. Afinal, as pessoas se preocupam se um determinado alimento pode comprometer a saúde e o bem-estar de algum modo, e a carne por si só apresenta partes de gordura em sua composição.

Por isso, além de descobrir se o filé mignon é gorduroso, separamos também os motivos dele ser um dos cortes mais caros, quais são os principais benefícios no seu consumo e muito mais! Confira!

O que é o filé mignon?

O filé mignon, também conhecido como ‘’bife da vazia’’, é um corte proveniente da parte superior traseira do boi. A carne fibrosa é uma das partes mais macias do animal, pois fica localizada em uma região de pouco movimento durante sua locomoção.

O que é o filé mignon?
Fonte/Reprodução: original.

Sem dúvida, essa é uma das carnes mais conhecidas e apreciadas na culinária brasileira. Isso sem contar que ele é excelente para o preparo de algumas receitas específicas, podendo ser refogado, assado ou até mesmo ser destaque no churrasco de domingo!

Por que o filé mignon é mais caro?

É importante salientar que o filé mignon é uma das carnes mais valorizadas do mercado. Isso porque, ela é conhecida mundialmente e, também, pode fazer parte de várias gastronomias, incluindo a mais alta. Dessa forma, o filé mignon é considerado uma carne nobre, o que influencia no seu preço final de mercado.

Principais benefícios do filé mignon na alimentação

Primeiramente, antes de descobrir se o filé mignon é gorduroso, é importante entender quais são os benefícios garantidos caso o adote à sua alimentação. A carne possui um alto valor nutritivo, pois ela é rica em diferentes nutrientes que são fundamentais para o correto funcionamento do organismo e do corpo.

Isso sem contar que ela é considerada uma das proteínas com alto valor biológico e, por isso, se destaca – sendo ideal para quem deseja adquirir massa muscular através da prática de exercícios físicos. 

Além disso, ela também possui substâncias que são antioxidantes, como a carnosina e a glutationa. Essas substâncias auxiliam na regeneração celular, reduzindo a velocidade do processo de envelhecimento e o risco no desenvolvimento de doenças. O filé mignon também é rico em zinco, potássio, vitamina B12, selênio e magnésio. 

Afinal, o filé mignon é gorduroso?

Não é correto afirmar que o filé mignon é gorduroso, pois o corte é conhecido por ser uma carne magra, bem como o músculo, coxão mole, coxão duro, maminha, dentre outros.

Filé mignon é gorduroso ou não? Confira!

De fato, ele é um tipo de corte recomendado não apenas por ser muito saboroso, mas também por fazer bem à saúde. Por isso, ele pode ser consumido sem medo, desde que siga uma dieta equilibrada e balanceada, variando receitas e tipos de carnes para não ter problemas futuros.

4 formas de preparar o filé mignon

Felizmente existem várias maneiras de preparar o filé mignon e, seguindo as receitas corretamente, a sua experiência será a melhor possível. Para te ajudar, reunimos abaixo algumas das principais formas de preparo – confira!

Picadinho de filé mignon

Com a carne picada, leve o filé mignon ao fogo para dourar e deixe a água soltar. Assim que estiver cozida, coloque os tempos de sua preferência junto com alho e semente. Não se esqueça do corante ou colorau para dar cor a receita.

Iscas de filé mignon

As iscas de filé mignon são preparadas com pimenta-do-reino, sal, alho, vinagre e cebola. A carne fica muito suculenta e com aquele gosto característico de comida caseira. Ele é perfeito para comer com arroz ou servir como petisco.

Ao molho madeira

O molho madeira, combinado com a carne, é perfeito para um jantar romântico ou almoço especial. Para isso, é necessário utilizar o filé mignon, farinha de trigo, manteiga, molho madeira, cominho e sal.

Medalhão

Tempere o medalhão com sal e cominho dos dois lados e leve até uma frigideira após colocar manteiga. Deixe dourar dos dois lados e depois leve ao forno deixando por 30 minutos.

Agora que entendeu que não se pode afirmar que filé mignon é gorduroso, chegou o momento de adicioná-lo à sua dieta. No entanto, é importante destacar que o que garante se o filé mignon é gorduroso ou não, é seu modo de preparo, bem como a escolha dos acompanhamentos.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Veja também