Será que o fígado de boi é gorduroso? O prato, que é muito tradicional nos lares brasileiros, divide opiniões quanto ao seu sabor, uma vez que muitos apreciam e outros não podem sentir nem o cheiro enquanto é preparado.
É válido destacar que o consumo de fígado pode trazer muitos benefícios à saúde, sendo recomendado pelos nutricionistas. Neste post, você vai descobrir se de fato o fígado de boi é gorduroso, além de outras curiosidades desse prato, entre eles seus modos de preparo e propriedades – confira na leitura tudo o que precisa saber sobre o alimento!
Propriedades do fígado de boi
Apesar de muitas pessoas acreditarem que o fígado de boi é gorduroso, vale ressaltar que esse alimento é uma fonte de proteína muito rica, composta de vitaminas e minerais – em destaque para o ferro. Por esse motivo, ele é muito recomendado nas dietas de pessoas com deficiência desse mineral.
![Fígado de boi é gorduroso ou não? Descubra agora! Propriedades do fígado de boi](https://prendeointestino.com/wp-content/uploads/2023/08/Propriedades-do-figado-de-boi-1024x1024.jpg)
Além disso, vale destacar que ele também possui em sua composição as vitaminas B9, Zinco, B12, vitamina A, E, e D. O fígado de boi é um grande aliado das dietas e da manutenção de uma boa alimentação, o que torna a saúde muito mais forte.
Principais benefícios do fígado de boi para a saúde
O fígado de boi, se consumido em quantidades indicadas podem proporcionar a saúde muitos benefícios, ainda que se acredite que fígado de boi é gorduroso. Entre os benefícios para a saúde, se destacam a melhora do funcionamento do organismo, assim como também dos órgãos e do músculo.
![Fígado de boi é gorduroso ou não? Descubra agora! Principais benefícios do fígado de boi para a saúde](https://prendeointestino.com/wp-content/uploads/2023/08/Principais-beneficios-do-figado-de-boi-para-a-saude-1024x1024.jpg)
O consumo de fígado também contribui para a redução dos casos de anemia, uma vez que em sua composição o ferro é um mineral presente. Além disso, a produção de glóbulos vermelhos é incentivada por conta do ácido fólico e da vitamina B12.
3 formas de preparo de fígado de boi
O fígado de boi pode ser preparado de diversas maneiras! Com uma rápida busca na internet, é possível encontrar muitas opções de receita com esse alimento. Aqui, listamos três formas que podem ser saborosas utilizando esse ítem como ingrediente:
- O tradicional bife de fígado pode ser feito frito na manteiga e acebolado, com rodelas e tiras de cebola para complementar o prato. É preciso ter atenção ao ponto da fritura para que ela não fique tão ressecada e de difícil mastigação;
- As iscas de fígado são similares o bife porém, neste formato, o fígado se apresenta em pequenas tiras que também pode vir acompanhadas de cebolas, que estão jogadas no caldo que se forma ao fritar as iscas;
- O fígado também pode ser feito de maneira empanada. O modo de preparo é o mesmo utilizado no contra filé e no peito de frango, após temperados, eles são passados na farinha de trigo, ovos batidos e farinha de rosca e fritar em óleo quente.
Os modos de preparo do fígado de boi são muitos e basta utilizar a criatividade na cozinha para preparar o alimento de forma saborosa, pois se o fígado de boi é gorduroso, o acompanhamento com outros itens podem ajudar no equilíbrio do prato.
Afinal, fígado de boi engorda ou não?
Muitos acreditam que o fígado de boi é gorduroso, mas a boa notícia, especialmente para aqueles que apreciam o alimento, é que o fígado de boi não é gorduroso! Muito pelo contrário, ele é um alimento repleto de proteínas que favorece muitos benefícios à saúde, especialmente associado a uma alimentação equilibrada e a hábitos saudáveis.
Agora que você já tirou a dúvida se o fígado de boi é gorduroso, que tal incluir esse rico alimento em sua dieta para fortalecer a saúde e a qualidade de vida? Vale ressaltar que o consumo deve ser feito com moderação, porém é válido incluir o incluir em sua próxima receita.