Veja as 5 dicas para eliminar gordura no fígado

Veja as 5 dicas para eliminar gordura no fígado

Eliminar gordura no fígado é uma atitude que pode fazer toda a diferença quando o assunto é ganho de saúde e melhoria da qualidade de vida. Por esse motivo, saber como isso funciona e o que pode ser feito a respeito é o primeiro passo para quem está com excesso de gordura nesse órgão tão importante.

Este artigo tem como foco mostrar algumas dicas para eliminar gordura no fígado e, também, para contribuir para o esclarecimento desse tema para pessoas que possuem o problema ou estão interessadas no assunto. Confira o texto até o final para saber mais!

O que é gordura no fígado?

A gordura no fígado, também chamada de esteatose hepática, é uma condição caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura dentro do fígado do paciente. Esse cenário é relativamente comum e costuma ser fácil eliminar esse excedente de gordura do fígado — o que é feito principalmente com mudanças de hábitos.

O que é gordura no fígado
Fonte/Reprodução: original

Na verdade, é normal haver gordura nesse órgão. Isso se torna problema de fato quando ocorre um aumento significativo, além do normal, dessa substância. Em alguns casos específicos, é até mesmo possível a doença evoluir a ponto de ser necessário realizar um transplante de fígado.

Apesar disso, a maioria dos casos é reversível apenas com alterações na dieta e no comportamento dos indivíduos acometidos por esse problema. Em outras palavras, eliminar gordura no fígado pode ser bem mais simples do que se pensa.

5 Dicas para eliminar gordura no fígado

Como dito acima, eliminar gordura no fígado pode ser um processo simples, apesar de se tratar de uma condição muito séria. Abaixo, estão dispostas cinco dicas interessantes e descomplicadas para ajudar a mudar esse cenário, confira:

Reduzir o álcool

Essa é uma das primeiras medidas que devem ser tomadas para eliminar gordura no fígado, uma vez que a bebida alcoólica é um dos principais fatores causadores do problema.

Uma vez que essa substância tóxica influencia bastante no funcionamento do fígado e no aumento de gordura no órgão, sua diminuição, ou mesmo eliminação da dieta, é fundamental.

Alimentação sem excessos

A dieta hipocalórica, isto é, sem excesso de calorias, é outra medida muito importante para eliminar gordura no fígado de maneira consistente. Isso acontece porque, normalmente, uma alimentação rica em gorduras ruins e carboidratos simples podem contribuir para o surgimento da esteatose hepática.

Além disso, manter alguns produtos na rotina alimentar pode ajudar bastante. Alguns exemplos dos alimentos que devem fazer parte da sua vida são:

  • Ovo;
  • Beterraba;
  • Espinafre;
  • Quinoa;
  • Trigo (gérmen ou farelo).

Esses alimentos são particularmente interessantes para quem sofre com a esteatose hepática ou para quem deseja evitá-la. Isso acontece porque eles são ricos em colina e betaína, dois nutrientes que auxiliam na diminuição dos triglicerídeos do fígado.

Mais fibras

Outra dica alimentar para eliminar gordura no fígado é aumentar a ingestão diária de fibras. Esse excelente nutriente, além de vários outros benefícios, ajuda no controle glicêmico dos alimentos ingeridos, pois possui uma digestão lenta. Na prática, isso evita picos de açúcar e insulina no sangue.

Exercício físico regular

Fazer exercício de forma regular também tem uma grande parcela de influência na manutenção da saúde do fígado. O que acontece é que a queima de calorias promovida pela atividade física vai diminuir a quantidade de triglicerídeos do corpo e evitar, assim, que eles se agrupem em excesso no fígado.

Vitaminas

O uso de certas vitaminas também podem apresentar bons resultados para eliminar gordura no fígado nos pacientes. A vitamina E, particularmente, costuma ser lembrada e utilizada nesses casos.

Aqui, no entanto, é fundamental lembrar que nenhuma substância deve ser consumida sem a orientação médica. Até mesmo vitaminas, quando consumidas erroneamente, podem causar prejuízos à saúde. Portanto, procure um especialista antes de tomar qualquer complexo vitamínico para eliminar gordura no fígado ou para tratar qualquer outro problema.

Quanto tempo demora para eliminar a gordura do fígado?

Não existe um tempo preciso para eliminar gordura no fígado e se ver livre deste problema. Na verdade, isso varia de pessoa para pessoa, além de depender de muitos fatores, como estado do órgão, outras doenças existentes, há quanto tempo as células gordurosas se acumulam, etc.

Quanto tempo demora para eliminar a gordura do fígado
Fonte/Reprodução: original

O que é certo é que essa condição não surge repentinamente (demora muito tempo, às vezes), o que leva à conclusão de que também não desaparece de uma hora para outra. Para ter uma noção real de quanto tempo leva, o médico deve ser consultado.

O que não se deve comer com gordura no fígado?

Como é de se imaginar, durante o processo para eliminar gordura no fígado, algumas comidas devem ser evitadas ao máximo. Algumas delas, inclusive, apresentam grandes riscos para quem sofre com esse problema. Entre o que deve ser eliminado ou controlado na dieta, estão:

  • Queijos amarelos e requeijão;
  • Carnes muito gordurosas;
  • Manteiga e margarina;
  • Açúcar;
  • Alimentos industrializados;
  • Embutidos;
  • Cereais refinados.

Tudo isso deve ser evitado por quem quer eliminar gordura no fígado e também por quem deseja evitar esse problema no futuro. As informações mais importantes sobre a esteatose hepática é que isso é um problema diretamente associado à má alimentação (com excesso de gorduras ruins, açúcares e álcool) e ao sedentarismo.

Também é fundamental lembrar que, uma vez detectada essa condição, a simples mudança nos hábitos é suficiente para trazer grandes resultados e a melhoria do problema. Então, não deixe de procurar um médico, pois só ele é capaz de realizar uma avaliação completa do seu caso e estabelecer o tratamento adequado.


Comments

3 respostas para “Veja as 5 dicas para eliminar gordura no fígado”

  1. […] especialmente em grandes quantidades, isso porque se trata de um alimento que possui altas concentrações de gordura, o que conforma que presunto é gorduroso, conservantes químicos e sódio. É importante destacar […]

  2. […] fígado de boi, se consumido em quantidades indicadas podem proporcionar a saúde muitos benefícios, ainda que se […]

  3. […] se campari é afrodisíaco, qual a história dela, além de aprender a fazer alguns drinks com a famosa bebida alcóolica. Acompanhe nosso […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *