O que é bom para diarreia infantil? Causas, diagnósticos e tratamentos!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
O que é bom para diarreia infantil? Causas, diagnósticos e tratamentos!

Table of Contents

Nos anos 80, a diarreia chegou a ocupar o segundo lugar no ranking brasileiro em mortalidade infantil, porém com o avanço da saúde pública e melhores condições de vida, ela foi caindo no ranking chegando a quarto lugar em 2005.

Contudo, ainda é uma doença que oferece muito perigo às crianças, de acordo com pesquisas a diarreia mata cerca de 2.195 crianças por dia, sendo um número muito maior que as vítimas de sarampo, AIDS e malária juntos.

Porque é preocupante a diarreia infantil?

A diarreia infantil é muito preocupante porque sua maior complicação é a desidratação, e as crianças têm muito mais facilidade de desidratar do que um adulto, quando menor for a criança, mais perigoso é. Por isso é muito importante que a mãe continue amamentando, e que dê à criança soro de reidratação oral, que pode ser comprado na farmácia.

Quais os primeiros sintomas e sinais da diarreia infantil?

Quando a criança começa a evacuar com mais frequência, e tem sintomas como febre e vômitos, é hora dos pais ligarem o alerta vermelho. Para saber sobre a gravidade e natureza da diarreia preste atenção na frequência, consistência, presença de sangue ou pus, odor, etc;

Tipos de diarreia infantil ou para qualquer idade

Existem diversos fatores que causam diarreia, como vírus, bactérias, protozoários, infecções, alergias, entre outros, e conforme a OMS, a diarreia pode ser classificada em três tipos.

Diarreia aguda aquosa

Ela pode durar até 14 dias e é muito perigosa pois causa desidratação e até desnutrição.

Diarreia aguda com sangue

Chamada também de “desinteria”, essa diarreia é normalmente causada pela bactéria Shigella, e que além da desidratação, também causa lesão na parede do intestino e infecções sistêmicas.

Diarreia persistente

A diarreia persistente é quando a diarreia aguda aquosa passa dos 14 dias, e nesse caso o paciente deve ser tratado no hospital, pois arriscam irem a óbito.

Quais as principais causas da diarreia infantil?

Existem muitas causas para a diarreia infantil, umas das principais é a sensibilidade a alguns alimentos, mas também pode ser devido a infecções, efeitos colaterais a antibióticos, ou até mesmo o fato da criança ingerir muita fruta e suco. Muitas das vezes também a diarreia pode ser transmitida por vírus, bactérias e parasitas.

O que ensinar as crianças para evitar a diarreia?

É importante ensinar as crianças a ter uma boa higiene, lavando sempre as mãos antes de comer ou depois de ir ao banheiro. 

Quais remédios para a diarreia infantil?

Por mais que muitas vezes a diarreia se cure sozinha, a diarreia infantil é perigosa, e deve-se levar a criança ao pediatra para ele fazer o diagnóstico e dê orientações para a criança não desidratar, ou ter alguma outra complicação.

Quais remédios para a diarreia infantil?
Remédios para diarreia infantil. Fonte/Reprodução: original.

Caso a diarreia se estenda por muitos dias, com fezes muito líquidas e a criança tenha febre, o médico irá receitar remédios para combater a desidratação e a febre, como: antipiréticos, soluções de reidratação oral, probióticos, racecadotrila e zinco.

Antipiréticos

Os antipiréticos são para casos de febre, que podem ser remédios como o paracetamol ou dipirona. A dosagem do remédio deverá ser conforme o peso da criança.

Hidratação oral por soluções

As soluções de reidratação oral, como o nome já sugere, são para hidratar e evitar a desidratação da criança. No mercado existem alguns como o floralyte e pedialyte por exemplo. Essas soluções devem ser dadas para a criança ao longo do dia, principalmente logo após ela evacuar ou vomitar.

Probióticos

Os probióticos ajudam a normalizar a flora intestinal, bloqueando as toxinas bacterianas, e melhorando o sistema imune, fazendo com que a diarreia melhore mais rápido. No mercado existem algumas marcas de probióticos, como Floratil, Repoflor e Colikids por exemplo. O uso deve ser feito conforme a indicação médica.

Racecadotrila

A racecadotrila tem efeito direto na diminuição da diarreia, e você pode encontrar essa medicação para uso pediátrico no Tiorfan em sachês. É indicado tomar três vezes ao dia, 1,5mg/kg peso corporal.

Zinco

Durante uma diarreia aguda o corpo pode ficar com carência de zinco, que é um mineral ligado a manutenção da barreira epitelial do intestino, a função imune e a reparação dos tecidos. Para uso pediátrico você pode encontrar remédios como o Biozinc Kids e o Zincopro, e o médico poderá dizer a melhor forma de ser tomado, vai depender de qual suplemento será receitado.

Quando a diarreia infantil necessita de cuidados especiais?

Quando a criança estiver com diarreia aguda deve receber hidratação e alimentação o mais rápido possível, além de ser levada ao pediatra para ele poder entender a gravidade do caso e decidir se o tratamento deve ser ambulatorial ou hospitalar.

Quando a diarreia infantil necessita de cuidados especiais?
Cuidados com a diarreia infantil.

A diarreia infantil deve ser levada muito a sério, e qualquer sinal ou sintoma da doença, leve a criança imediatamente ao atendimento médico, pois quanto mais precoce for o diagnóstico e o tratamento, melhor será para a recuperação da criança

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook