Lombo é carregado ou não?

Lombo é carregado ou não?

Por ser um alimento bastante consumido, há dúvidas se o lombo é carregado. Por isso, se você está passando por um processo de cicatrização, tire suas dúvidas neste artigo e entenda se o lombo pode ser prejudicial a sua recuperação.

De acordo com a cultura popular, alimentos carregados ou remosos podem ser prejudiciais para o organismos agravando inflamações. Ou seja, eles devem ser evitados durante processos de cicatrização, como: após fazer uma tatuagem ou no pós-cirúrgico.

Aqui você entende se o lombo é carregado ou não, quais os benefícios, quem não pode consumir e muito mais. Acompanhe!

O que é o Lombo e de qual animal ele é retirado?

Usualmente conhecido como lombinho no Brasil, o lombo é um corte proveniente das costas da carne suína e bovina. Também é conhecido por ser um dos cortes com menos colesterol e rico em vitamina B1 e outras do complexo B.

O que é o Lombo e de qual animal ele é retirado?
Fonte/Reprodução: original.

Embora seja bastante consumido e rico em vitaminas e minerais, há preocupações entre as pessoas se o lombo é carregado.

O Lombo é carregado?

Alimentos como a carne de porco ou que provém dele, são considerados carregados. Nesse caso, pode se dizer que o lombo é carregado. No geral, alimentos considerados remosos são ricos em açúcares, gordura animal e sódio.

O Lombo é carregado?
Fonte/Reprodução: original.

Ainda que o lombo seja um corte que não é tão rico em gordura quanto os outros, ele ainda é um alimento potencialmente inflamatório, sendo prejudicial para a cicatrização. Além disso, a carne principalmente consumido em altas porções, pode causar queloides devido ao estímulo da produção de colágeno. Por esses motivos citados, é correto afirmar que o lombo é carregado.

Quais os benefícios do consumo do Lombo?

O lombo é carregado, mas apesar disso pode trazer benefícios para a saúde por conter vitaminas e minerais importantes para o organismo. Os quais incluem:

  • Ajuda na prevenção de doenças;
  • Elimina toxinas;
  • Auxilia na digestão;
  • Possui gordura saudável;
  • Ajuda na melhora do sistema nervoso.

Confira abaixo outros benefícios que não só são fornecidos apenas pelo lombo, como também pela carne de porco em geral:

1- Combate danos celulares

O lombo é rico em selênio e zinco que são minerais responsáveis por atuar no combate aos danos celulares que provém de radicais livres agindo como antioxidantes.

2- Rico em tiamina

A tiamina é uma vitamina que auxilia na melhora da saúde muscular e do sistema nervoso. Ela ajuda a gerar energia por meio de alimentos.

3- Rico em Niacina

O lombo contém um nutriente chamado niacina, responsável pela queima de gordura e também age no metabolismo, gerando energia.

4- Menos calórico que a carne bovina

O lombo pode fazer parte da dieta de emagrecimento, pois fornece saciedade em poucas quantidades, além da digestão extensa.

Quem deve evitar o consumo do Lombo e por quê?

O lombo é carregado, por isso, pessoas que estão em processo de cicatrização, seja por fazer uma tatuagem ou por estar se recuperando de uma cirurgia ou lesão. Além disso, o lombo e outros cortes da carne de proco não podem ser consumidos em excesso, principalmente se o corte for tiver altas quantidades de gordura.

Quais as formas de consumir o Lombo?

O lombo é um alimento flexível e pode ser consumido de diversas maneiras, podendo ser servido como prato principal ou um lanche. Confira algumas formas abaixo:

1- Lombo assado

O lombo assado é uma das formas mais populares de consumo do alimento e pode ser levado ao forno ou à churrasqueira para compor um delicioso churrasco.

2- Lombo defumado

Sua versão defumada passa por um processo de defumação e cura, bem como o salame e outros alimentos. Este é conhecido por ter um nível mais baixo de calorias.

3- Sanduíche de lombo

O sanduíche de lombo é perfeito para quem quer saborear uma refeição rápida ou simplesmente um lanche diferente. Ele é feito de maneira prática e pode levar acompanhamentos.

4- Lombo grelhado

Outra forma fácil de consumir é gralhando o lombo. Basta levá-lo à frigideira já temperado com os condimentos da sua preferência e grelhar com um fio de azeite.

Quais as informações nutricionais do Lombo?

O lombo é carregado, porém, ele é rico em nutrientes que podem ajudar na saúde. Confira abaixo as informações nutricionais referentes a 100 gramas de lombo suíno assado:

INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS (100g)
Sódio55.00 mg
Proteínas 27.80 g
Valor energético173 kcal
Carboidratos0.00 g
Gorduras totais6.05 g
Fibras0.00 g
Carboidratos líquidos0.00 g
Gorduras saturadas2.14 g

Você acabou de descobrir que lombo é carregado e que apesar de ser um alimento que pode ser benéfico para a saúde, ele não faz bem se consumido em excesso. Se está passando por um processo de cicatrização, opte por alimentos que combatem a inflamação.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *