Por ser um alimento bastante consumido, há dúvidas se o lombo é carregado. Por isso, se você está passando por um processo de cicatrização, tire suas dúvidas neste artigo e entenda se o lombo pode ser prejudicial a sua recuperação.
De acordo com a cultura popular, alimentos carregados ou remosos podem ser prejudiciais para o organismos agravando inflamações. Ou seja, eles devem ser evitados durante processos de cicatrização, como: após fazer uma tatuagem ou no pós-cirúrgico.
Aqui você entende se o lombo é carregado ou não, quais os benefícios, quem não pode consumir e muito mais. Acompanhe!
O que é o Lombo e de qual animal ele é retirado?
Usualmente conhecido como lombinho no Brasil, o lombo é um corte proveniente das costas da carne suína e bovina. Também é conhecido por ser um dos cortes com menos colesterol e rico em vitamina B1 e outras do complexo B.

Embora seja bastante consumido e rico em vitaminas e minerais, há preocupações entre as pessoas se o lombo é carregado.
O Lombo é carregado?
Alimentos como a carne de porco ou que provém dele, são considerados carregados. Nesse caso, pode se dizer que o lombo é carregado. No geral, alimentos considerados remosos são ricos em açúcares, gordura animal e sódio.

Ainda que o lombo seja um corte que não é tão rico em gordura quanto os outros, ele ainda é um alimento potencialmente inflamatório, sendo prejudicial para a cicatrização. Além disso, a carne principalmente consumido em altas porções, pode causar queloides devido ao estímulo da produção de colágeno. Por esses motivos citados, é correto afirmar que o lombo é carregado.
Quais os benefícios do consumo do Lombo?
O lombo é carregado, mas apesar disso pode trazer benefícios para a saúde por conter vitaminas e minerais importantes para o organismo. Os quais incluem:
- Ajuda na prevenção de doenças;
- Elimina toxinas;
- Auxilia na digestão;
- Possui gordura saudável;
- Ajuda na melhora do sistema nervoso.
Confira abaixo outros benefícios que não só são fornecidos apenas pelo lombo, como também pela carne de porco em geral:
1- Combate danos celulares
O lombo é rico em selênio e zinco que são minerais responsáveis por atuar no combate aos danos celulares que provém de radicais livres agindo como antioxidantes.
2- Rico em tiamina
A tiamina é uma vitamina que auxilia na melhora da saúde muscular e do sistema nervoso. Ela ajuda a gerar energia por meio de alimentos.
3- Rico em Niacina
O lombo contém um nutriente chamado niacina, responsável pela queima de gordura e também age no metabolismo, gerando energia.
4- Menos calórico que a carne bovina
O lombo pode fazer parte da dieta de emagrecimento, pois fornece saciedade em poucas quantidades, além da digestão extensa.
Quem deve evitar o consumo do Lombo e por quê?
O lombo é carregado, por isso, pessoas que estão em processo de cicatrização, seja por fazer uma tatuagem ou por estar se recuperando de uma cirurgia ou lesão. Além disso, o lombo e outros cortes da carne de proco não podem ser consumidos em excesso, principalmente se o corte for tiver altas quantidades de gordura.
Quais as formas de consumir o Lombo?
O lombo é um alimento flexível e pode ser consumido de diversas maneiras, podendo ser servido como prato principal ou um lanche. Confira algumas formas abaixo:
1- Lombo assado
O lombo assado é uma das formas mais populares de consumo do alimento e pode ser levado ao forno ou à churrasqueira para compor um delicioso churrasco.
2- Lombo defumado
Sua versão defumada passa por um processo de defumação e cura, bem como o salame e outros alimentos. Este é conhecido por ter um nível mais baixo de calorias.
3- Sanduíche de lombo
O sanduíche de lombo é perfeito para quem quer saborear uma refeição rápida ou simplesmente um lanche diferente. Ele é feito de maneira prática e pode levar acompanhamentos.
4- Lombo grelhado
Outra forma fácil de consumir é gralhando o lombo. Basta levá-lo à frigideira já temperado com os condimentos da sua preferência e grelhar com um fio de azeite.
Quais as informações nutricionais do Lombo?
O lombo é carregado, porém, ele é rico em nutrientes que podem ajudar na saúde. Confira abaixo as informações nutricionais referentes a 100 gramas de lombo suíno assado:
INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS (100g) | |
Sódio | 55.00 mg |
Proteínas | 27.80 g |
Valor energético | 173 kcal |
Carboidratos | 0.00 g |
Gorduras totais | 6.05 g |
Fibras | 0.00 g |
Carboidratos líquidos | 0.00 g |
Gorduras saturadas | 2.14 g |
Você acabou de descobrir que lombo é carregado e que apesar de ser um alimento que pode ser benéfico para a saúde, ele não faz bem se consumido em excesso. Se está passando por um processo de cicatrização, opte por alimentos que combatem a inflamação.