Existem alimentos que precisam ser evitados por quem está passando por um pós-operatório. E assim, surge a dúvida: será que a carne de porco é remosa? Se você tem essa dúvida, a resposta para a pergunta é sim.
A carne de porco é conhecida como um dos alimentos remosos que precisam ser evitados durante processos de cicatrização. Isso ocorre, pois o consumo de alimentos remosos podem prejudicar o processo de cicatrização aumentando os riscos de inflamação no organismo.
O termo “remoso” é utilizado para alimentos que podem ser altamente inflamatórios. Esses são alimentos com alto teor de gordura e açúcares. Por isso, eles possuem efeito inflamatório, atrapalhando a regeneração da pele, ou seja, o processo natural de cicatrização.
Por este motivo, é de extrema importância evitar alimentos remosos após passar por uma cirurgia, fazer uma tatuagem ou colocar piercing. Nesse caso, os profissionais recomendam evitar esses alimentos alterando a dieta para optar consumir alimentos que são anti-inflamatórios.
Neste conteúdo você vai conhecer mais sobre a carne de porco, como ela é preparada e muito mais. Continue lendo para conferir!
O que é a carne de porco?
A carne de porco é tirada a partir do porco doméstico. O alimento é um dos mais consumidos no mundo, além de ser antigo em relação ao consumo. Atualmente a carne de porco também é utilizada para ser consumida como o bacon. Nesse caso, a parte da barriga e do lombo do porco, passa por um processo de salgar e depois é curada.
Carne de porco é remoso?
A carne de porco é remoso. Ela é conhecida como um dos alimentos remosos, e isso se dá devido a alta concentração de gordura que ela possui.
Carne de porco é um alimento inflamatório para a pele e prejudica bastante o processo de cicatrização. Isso acontece devido a alta produção de colágeno que pode até mesmo resultar em queloides.
As queloides surgem bastante em pessoas que fazem piercings e não tem ideia de como cuidar ou simplesmente não seguiram uma dieta como recomendado pelo profissional.
O alimento remosos, como a carne de porco é prejudicial para pessoas que possuem alguma doença infecciosa ou algum ferimento que pode inflamar. Confira abaixo alguns alimentos remosos:
- Chocolate (ao leite);
- Doces;
- Refrigerantes.
- Ovos;
- Bebidas alcoólicas;
- Frutos do mar.
É importante lembrar que qualquer alimento muito gorduroso ou com muito açúcar, é considerado remoso. Por isso, é importante evitá-los quando se está em um processo de cicatrização.
Como a carne de porco é preparada?
O consumo da carne de porco não faz mal para a saúde, porém é necessário que ela seja bem cozida. Tudo depende do seu preparo visto que o cozimento feito de maneira adequada pode evitar a transmissão da cisticercose. Essa é uma doença que pode ser facilmente transmitida pela carne de porco.
A doença pode afetar o sistema nervoso podendo causar até mesmo convulsões e problemas mentais.
Qual a textura da carne de porco?
A textura da carne de porco é macia. Normalmente os cortes feitos em carne de porco são característicos. Além disso, a carne de porco é muito suculenta e pode render diversos tipos de alimentos e a gordura do porco pode ser utilizada para fazer frituras.
Agora que você sabe sobre a carne de porco, é hora de começar a evitar o alimento caso esteja em um processo de cicatrização. Além disso, alimentos fritos também são considerados remosos.