Principalmente para os fãs de doces ou alimentos gelados, a dor de dente é um dos problemas mais frequentes entre as pessoas e ao redor do mundo. Causado por diversos fatores, as pessoas enfrentam esse problema dentário de diversas maneiras.
Por causa da quantidade de pessoas que lidam com a dor de dente diariamente, é necessário conhecer como esse incômodo é causado e também formas diferentes de lidar com esse problema, que é justamente o que vamos te mostrar no decorrer do texto, confira!
O que é a dor de dente?
Para começar, vamos abordar sobre o que seria a dor de dente. Como o próprio nome sugere, é qualquer incômodo sentido principalmente nos dentes e que se acompanha com outros sintomas que abordaremos com mais profundidade.
É importante citar que nas crianças, público que costuma sofrer bastante com o problema, a dor de dente faz parte do desenvolvimento dentário, mas é preciso atenção nos casos em que ela é extremamente intensa.
Quais os sintomas da dor de dente?
Com base no que o tópico anterior nos mostrou, cabe agora um aprofundamento sobre os sintomas da dor de dente. Vale lembrar que, nos casos de problemas dentários, esses sintomas se manterão muito mais intensos e por muito mais tempo do que o comum. Por isso, confira a lista de sintomas mais comuns do problema:
- Dores de cabeça;
- Dificuldade na mastigação devido ao alto incômodo;
- Febre;
- Inchaço;
- Sensibilidade alta no local;
- Dor ao consumir alimentos com muito açúcar, quentes ou frios.
Vale mencionar que a dor de dente não precisa ser necessariamente causada por bactérias ou devido a outras doenças. Pode ser apenas um efeito colateral do seu corpo ao morder um objeto muito rígido, entre outras questões. Logo, considere a dor de dente como um aviso de que ocorreu algo em você.
Quais as causas da dor de dente?
Existem muitas causas que resultam na dor de dente. A mais comum é a falta de higienização da boca por parte da pessoa, ou seja, falta de escovação e o não uso do fio dental, assim, permite que bactérias se reproduzam no local, o que gera a famosa cárie, responsável por corroer o dente.
Existem outros fatores como o dente do siso que exerce uma força na gengiva que é causadora de muitos desconfortos. Por fim, um problema que não costuma ser comentado que também gera dor de dente é a sinusite, por causa da proximidade entre o canal respiratório e os dentes. Ao inchar, mais pressão é feita nos dentes superiores, fato que aumenta a dor.
Como prevenir a dor de dente?
A partir do tópico anterior, você percebeu que a maior parte das dores de dente causadas são de responsabilidade da pessoa, certo? Então, para que você evite esse problema, mantenha uma escovação diária, três vezes por dia no mínimo após as refeições principais, e tome cuidado com o consumo de alimentos que podem corroer sua saúde dentária. Caso você mantenha essa rotina e ainda sinta as dores, procure um especialista.
Qual o melhor remédio caseiro para dor de dente?
A partir de tudo que foi proposto no decorrer do artigo, percebe-se a importância de manter uma boa saúde bucal, correto? Mas, você sabia que em casos mais leves, é possível tratar da dor de dente sem a necessidade de medicamentos?
O mais fácil de usar para tratar das dores de dente é bochechar com água e sal. Essa combinação vai proporcionar uma boa limpeza bucal e ainda ajudar ao seu corpo a destruir microrganismos que se acumulam na boca. Para fazer essa receita, dissolva uma colher de chá de sal em um copo com água e bochechar por 30 segundos sem engolir a mistura.
Outra receita bastante recomendada é o uso do cravo-da-índia, justamente por sua composição ser capaz de aliviar as inflamações ocasionadas e ainda incentivar o corpo a combater os microrganismos presentes. Para usar, basta misturar no máximo duas gotas do óleo de cravo-da-índia com outro óleo vegetal e colocar no dente ferido.
E com esse tópico abordado, encerramos o texto por aqui. Espera-se que agora você saiba como funciona a dor de dente e como tratá-la com remédios caseiros sempre que possível. Não esqueça de compartilhar o texto para colaborar com a divulgação e sempre que precisar de ótimas informações, retorne para este site.