Atum é remoso e gera inflamação?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook

Table of Contents

Você sabe se atum é remeso ou gera alguma inflamação? O mais comum é escutar que alimentos remosos são males para a saúde e atrapalham demais a cicatrização, mas será que o atum é remoso mesmo? Talvez ele não seja um alimento considerado remoso e essa informação, seja apenas um mito criado pelo povo, porém, se o atum é remoso ou não, vamos descobrir neste artigo. 

Alimentos remosos são um termo considerado bem antigo e não cientifico. Esses alimentos são geralmente conhecidos como carregados de tudo aquele que faz mal, principalmente de gordura animal concentrada e proteína pura. Evitar o consumo de tais alimentos, fará com que a saúde da pessoa seja melhor, e principalmente, evita que em casos de ferimentos a cicatrização seja um sucesso.

O atum é remoso?

Ao contrário desses alimentos chamados remosos, o atum não é remoso, tão pouco, atrapalha a cicatrização da pele. Ele é rico em substâncias que ajudam a cicatrização e não o contrário, por isso, pessoas que dizem que o atum é remoso, estão erradas sobre a informação. O atum é rico em ômega 3, ácidos graxos poli-insaturados que contém ações anti-inflamatórias.

O atum é remoso?
Fonte/Reprodução: original.

A inflamação é uma parte do processo de cicatrização, porém, o tempo é tão importante e necessário nesse assunto, se persistir, isso se torna um problema. O ômega 3 possui o papel de redução de substâncias, assim, eles estimulam a inflamação corporal. O ômega 3 combate doenças relacionadas a inflamação, e o atum é repleto de ômega 3.

Quais nutrientes do atum e seus benefícios no consumo?

Cheio de proteínas importantes que ajudam a cicatrizar sua pele, nutrientes que fazem parte de todas as etapas para esse processo de cicatrização. Existem pesquisas que indicam que más nutrientes, principalmente, proteicos, atrasam consideravelmente a cicatrização. Então, você precisa ingerir alimentos ricos em proteínas magras, alimentos integrais e muitos vegetais.

Quais nutrientes do atum e seus benefícios no consumo?
Fonte/Reprodução: original.

Quando disserem que o atum é remoso, avise ser totalmente o oposto. Ele é repleto de vitaminas B3, B6 e B12, fósforo, potássio, minerais, selênio e cálcio. Esses componentes ajudam a manter seu sistema imunológico intacto.  

Quais cuidados no consumo do atum?

Pessoas que possuem problemas cardíacos, insuficiência renal devem consumir o mínimo possível de sódio por dia, e adultos saudáveis é recomendável no máximo 2g. Pois o excesso de sódio causa problemas de retenção de líquidos, endurecimento de vasos sanguíneos e um aumento na pressão.

O ideal é ter atenção ao sódio quando quiser consumir alimentos em lata, como o caso do atum. Caso encontre uma com menos adição de sódio, você precisa ficar de olho nas variedades ricas no mineral.

Alergia

Frutos-do-mar e peixes são em peso alimentos que causam alergias, mas, muitos não se preocupam com esse fator, pois, não desenvolvem. Caso seu organismo reconheça que determinado alimento ou substância é prejudicial, por mais que não seja, é nesse momento que você descobre ser alérgico a algo. 

 Seu organismo ativa a defesa natural do corpo, gerando sintomas de inchaço, tontura, coceira, falta de ar, irritação, e rubor. Porém, pessoas predispostas são as geneticamente afetadas por esse pequeno problema, se o atum fizer parte da sua dieta e nunca te provocou nenhuma reação, então, você realmente não é alérgico a ele.

Mercúrio

Um composto existente na superfície da terra, o mercúrio é uma das principais causas de polução de mares e oceanos, por conta da emissão do metal. O atum e outros frutos-do-mar estão propensos a contaminação desse metal, então, atenção. O atum contém esse metal em uma pequena quantidade, por isso, fique sempre alerta.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Veja também