Será que vinho tinto engorda? Vamos descobrir!

Será que vinho tinto engorda? Vamos descobrir!

O vinho tinto é uma das bebidas mais consumidas no mundo. O sabor, a facilidade na produção e o baixo custo da bebida a tornam muito difundida. Além disso, o vinho é também uma das bebidas mais antigas.

Ainda sim, por mais popular e saboroso que seja, muitas pessoas preocupam-se no possível ganho de peso que o consumo do vinho pode causar, então, hoje responderemos à pergunta: vinho tinto engorda?

Benefícios do vinho para a saúde

O vinho, além de extremamente saboroso, traz consigo diversos benefícios para a saúde pois é rico em polifenóis, e estes têm ação antioxidante, anti-inflamatória e vasodilatadora. Além disso, o vinho também consegue ajudar no controle do colesterol e previne doenças degenerativas e doenças do coração, além de melhorar o sistema imunológico.

O Vinho tinto engorda ou emagrece?

Vinho tinto engorda? Não. O vinho tinto engorda se consumido em excesso, contudo, se consumido moderadamente, isso não ocorre. Isso porque o vinho tinto é uma das bebidas menos calóricas, e assim sendo, vinho tinto engorda apenas se for consumido excessivamente. 

O Vinho tinto engorda ou emagrece?
Vinho tinto. Fonte/Reprodução: original.

Portanto, se você quiser usufruir dos benefícios citados anteriormente sem engordar, uma taça de vinho por dia já é suficiente.

Curiosidades do vinho tinto: tipos

O vinho é uma das bebidas mais diversificadas que existe, havendo dezenas de tipos diferentes de vinhos. Veremos a seguir alguns dos tipos de vinho tinto.

Vinho tinto de corpo leve

Estes vinhos geralmente têm pouca estrutura e possuem em sua coloração um vermelho mais pálido. Seu sabor é mais ácido, possui um menor teor alcoólico e o aroma costuma lembrar o de frutas vermelhas. São vinhos que são melhor produzidos em regiões fritas, e harmonizam com pratos leves que acompanhem molhos de pouca acidez.

Vinho tinto de corpo médio

Como o próprio nome denuncia, os vinhos tintos de corpo médio estão entre os vinhos tintos de corpo leve e os vinhos tintos encorpados. São vinhos menos ácidos, mas que ainda carregam fortemente o aroma de frutas vermelhas, e costumam ter um pouco mais de cor que os vinhos tintos leves. Ele harmoniza bem com pratos de sabor e acidez moderada, e devido a sua versatilidade, esse tipo de vinho pode ser produzido nas mais diversas regiões.

Vinho tinto encorpado

De cor escura, com aroma de frutas negras e sabor denso, os vinhos tintos encorpados se diferem bastante dos outros dois tipos. O teor alcoólico mais elevado e o uso de uvas de cascas grossas fazem com que esse vinho seja mais viscoso, e seu sabor único tende a harmonizar melhor com pratos de sabor igualmente forte e de preferência com mais gordura, como por exemplo as carnes vermelhas.

Vinho tinto encorpado
Como é o vinho encorpado. Fonte/Reprodução: original.

O vinho tinto é uma das bebidas mais antigas da história humana, tendo milênios de existência. Seu sabor, sua qualidade e os seus benefícios sem sombra de dúvida foram fatores cruciais para a sua sobrevivência até os dias atuais. As poucas calorias presentes na bebida deixam bem claro que o vinho tinto engorda apenas se consumido em excesso, e que se consumido na dose adequada, ele é um grande aliado para a saúde.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *