Músculo é gorduroso? Saiba mais sobre esse corte!

Músculo é gorduroso? Saiba mais sobre esse corte!

Existem muitas dúvidas se o músculo é gorduroso. Sendo um dos países que mais produz e exporta a carne bovina, não é novidade que o corte de carne está presente na mesa de muitos brasileiros.

Por ser comumente consumido na culinária brasileira e mundial, muitos ainda possuem dúvidas se o músculo é gorduroso e se pode comprometer a saúde, como ajudar no desenvolvimento de doenças cardiovasculares, por exemplo.

Sabe-se que o corte compõem uma diversidade de pratos e muitos amam saboreá-lo. Por isso, neste conteúdo você vai conferir se músculo é gorduroso, onde fica essa parte do boi, benefícios e muito mais!

Onde fica o músculo no boi?

O músculo do boi fica localizado nas partes traseiras e dianteiras do animal. O corte bovino é separado em partes, que incluem: traseiro e dianteiro da coxa. Pode-se afirmar que o músculo bovino envolve toda a perna do animal, incluindo a canela.

Onde fica o músculo no boi?
Fonte/Reprodução: original.

O músculo é comercializado em supermercados e feiras, sendo facilmente encontrado nesses locais. Por isso, ele é bastante utilizado em culinárias distintas pelo Brasil e pelo mundo.

Principais preparos do músculo na culinária

O músculo é uma parte do boi mais dura e, por isso, seu processo de cozimento normalmente é mais longo, assim garantindo que a carne fique mais macia e suculenta com o sabor realçado. 

Os principais preparos do músculo na culinária envolvem o cozimento na panela de pressão, que é a forma mais rápida de cozinhar e deixar a carne mais macia. Além disso, o músculo pode ser utilizado para preparar os seguintes pratos:

  • Ensopado;
  • Picadinho;
  • Cozido;
  • Churrasco.

Essas são apenas algumas maneiras de preparar o músculo na culinária. É importante escolher por um prato que agrada seu paladar e, claro, ter os cuidados devido evitando exageros – ou seja, não consumir todos os dias. 

Benefícios do músculo na dieta

Antes de saber se o músculo é gorduroso ou não, é importante ficar por dentro dos principais benefícios associados ao seu consumo. A carne é rica em cálcio, colina, proteínas e vitamina B12. Além disso, ela contém colágeno devido a sua riqueza em tecidos conjuntivos. 

Outro benefício do músculo é sua capacidade de manter a pele firme, além da elasticidade. Isso sem contar, que ele promove o fortalecimento dos ligamentos e tendões. Nesse sentido, vale a pena adicionar a carne ao seu cardápio, se manter uma dieta equilibrada.  

Afinal, o músculo é gorduroso?

Se ainda está se perguntando se músculo é gorduroso, a resposta é não! Na realidade, o músculo é considerado uma carne magra, bem como coxão mole e duro, filé mignon, maminha, patinho e lagarto. 

Vale ressaltar que, embora não seja correto afirmar que o músculo é gorduroso, é fundamental tomar os devidos cuidados com exageros. Não é aconselhável ingerir músculo ou o mesmo tipo de carne diariamente. O ideal é variar na dieta, considerando receitas, carnes e tipos de cortes diferentes para uma dieta balanceada.

Afinal, o músculo é gorduroso?
Fonte/Reprodução: original.

É importante salientar que existem gorduras boas e gorduras ruins. Enquanto as gorduras boas, também conhecidas como gorduras insaturadas contribuem para o aumento do colesterol bom (HDL), auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares, as gorduras ruins colaboram para o aumento do colesterol ruim (LDL) no sangue. Isso por elevar os riscos de doenças graves como o diabetes, infarto, pressão alta, derrame, aterosclerose e outras, além de contribuir para obesidade.

Agora que sabe que não se pode dizer que músculo é gorduroso, chegou o momento de definir maneiras de como adotá-la a sua dieta de maneira equilibrada e balanceada. Não se esqueça de optar por acompanhamentos saudáveis para compor um bom cardápio.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *