Amados por uns e considerado exótico por outros, é comum ter dúvidas relacionadas se o pé de galinha é gorduroso e pode danificar a saúde. Afinal, esse é um alimento que vem sendo consumido por muitas famílias brasileiras nos últimos tempos.
Seja com outros cortes que provêm do animal ou sozinho, os pés de frango são populares em muitas culinárias e é um prato apreciado por muitas pessoas. Para entender se o pé de galinha é gorduroso ou não, reunimos algumas informações sobre o alimento e você vai descobrir se ele é maléfico ou benéfico para a saúde, além de ver os principais modos de preparo. Acompanhe!
O que é o pé de galinha na culinária?
O pé de galinha é popular na culinária brasileira, podendo ser consumida de diversas maneiras. Com a remoção da pele externa, grande parte do que pode ser ingerido consiste nos tendões e na pele sem músculo. Por isso, essa parte do frango possui sabor e textura diferentes das demais.
O pé de frango geralmente é cozido, frito ou assado e agrada o paladar de muitas pessoas, embora alguns achem que seja um prato estranho e não gostem. No entanto, vale a pena experimentar pelos seus benefícios.
Benefícios do consumo de pé de galinha
Antes de saber se o pé de galinha é gorduroso, é essencial entender se ele faz bem para o organismo humano. Na realidade, independente do fato de que o pé de galinha é gorduroso ou não, ele fornece uma série de benefícios ao corpo.
Os pés de galinha fortalecem o sistema imunológico combatendo doenças que afetam negativamente o sistema respiratório. Isso sem contar que ele é rico em vitaminas e minerais essenciais para manter o bem-estar. Alguns deles incluem:
- Favorece a cura;
- Fortalece as unhas e ossos;
- Equilíbrio da pressão arterial;
- Regula os hormônios;
- Melhora a circulação sanguínea;
- Reduz o estresse.
Esses são apenas alguns dos principais benefícios do consumo do pé de galinha. Isso sem contar que ele também é rico em colágeno, que promove o rejuvenescimento da pele e colabora para a sua firmeza e elasticidade.
Principais modos de preparo do pé de galinha
O pé de galinha pode ser preparado de muitas maneiras, pois é um alimento flexível. Ele pode ser cozido com arroz, legumes e outras partes do frango. Além de também poder ser assado no forno ou na churrasqueira.
Em algumas culinárias, é muito comum o consumo do pé de galinha frito. Além do mais, ele pode ser consumido com acompanhamentos diversificados. Para quem pretende adotar uma dieta saudável, o ideal é se atentar ao modo de preparo e aos acompanhamentos, optando pelos mais benéficos à saúde.
Pé de galinha: gorduroso ou não?
Muita gente ama degustar o alimento, no entanto, se perguntam se o pé de galinha é gorduroso. Se encontrou este artigo, com certeza essa é uma dúvida sua também, mas se pensa que pé de galinha é gorduroso, pode ficar tranquilo, que a resposta é não!
Em 100 g de pés de frango contém 15 g de gorduras totais. Então, nesse caso o alimento é totalmente seguro para consumo, pois não possui um teor elevado de gordura. Porém, é muito importante não exagerar na quantidade de consumo.
Caso queira manter uma dieta equilibrada, consumir uma porção razoável, é o ideal. Mas ingerir muitos pés de galinha pode ser muito calórico.
Agora que entende que não é possível afirmar que o pé de galinha é gorduroso, você pode adicioná-lo à sua dieta desde que se atente ao modo de preparo. Se consumi-lo frito, o teor de gordura aumenta.