Saiba se a uva prende o intestino e como consumir!

Saiba se a uva prende o intestino e como consumir!

Além de ser apreciada por milhares de brasileiros e ser muito benéfica, vamos responder se a uva prende o intestino. Desde a popular uva verdinha até a mais rica em nutrientes, a uva Isis, há muita variedade que pode ser encontrada nos mercados e feirinhas.

Afinal, somente de falar que a fruta é bem doce já sentimos uma água na boca. Embora a fruta tenha suas propriedades laxantes, a uva prende o intestino em alguns casos. Descubra neste artigo os benefícios e em quais desses casos a uva prende o intestino. 

Quais os tipos de uva?

No Brasil, a uva faz parte da alimentação de milhares de brasileiros. Comumente, a uva verde é a mais popular no país. Confira a lista das uvas encontradas nas feiras e nos mercados em praticamente qualquer cidade:

  • Uva verde (grande e a mais comum;
  • Uva vitória (pequena e vermelho-escuro);
  • Uva Isis (grande e vermelho-escuro);
  • Uva Crimson (marrom-claro);
  • Uva verde Thompson (sem semente).

Além disso, cada tipo da fruta tem suas propriedades e características. Essas características vão de sabores únicos, acidez e doçura. Ela por si só é rica em nutrientes e bioativos que trazem inúmeros benefícios para a saúde humana, e mais adiante veremos se a uva prende o intestino.

Quais os benefícios da uva para a saúde?

Rica em substâncias capazes de evitar até mesmo o câncer, a uva é uma fruta rica nesses nutrientes. Além disso, é uma excelente fonte de vitamina C e K, além de contem boas quantidades de vitaminas B6, de potássio e antioxidantes em gerais, como os polifenóis. Confira a lista dos benefícios:

  • Combate a prisão de ventre;
  • Diminui o clesterol “ruim” (LDL);
  • Previne diabete;
  • Melhora a memória e humor;
  • Controla a pressão sanguínea.

Além disso, ela também ajuda a manter a saúde dos ossos, justamente por conta da vitamina K. E, pode ser uma grande aliada ao combate nas doenças que atingem os olhos. Isso porque a fruta contém luteína, zeaxantina e carotenoides, que protegem contra raios UV. Veja no próximo tópico quando a uva prende o intestino e como evitar.

Uva prende o intestino ou não?

Depende das quantidades e de pessoa para pessoa. Isso se dá devido à fruta ser conhecida por seu poder tanto laxante quanto adstringente. No entanto, este efeito laxante é suave, devido ao seu teor de fibras e alta quantidade de água. Essas fibras aumentam o volume das vezes e auxiliam no trânsito intestinal.

Uva prende o intestino ou não
Fonte/Reprodução: original

Porém, o consumo em excesso da uva pode ter o efeito indesejado no sistema intestinal e causar constipação em algumas pessoas, devido à presença de um grupo de substâncias chamada taninos que faz com que a uva prende o intestino.

Como consumir a uva para combater a prisão de ventre?

O ideal é que a fruta seja consumida com casca e sementes. Pois é nessas partes que se concentram as fibras e antioxidantes. Embora seu consumo seja super recomendado, o ideal é que seja consumida fresca e não em alimentos ultraprocessados, pois a uva prende o intestino. 

Além disso, também é recomendado que seja consumida como um lanche entre as refeições ou adicionadas as saladas, ou sobremesas como doces ou sucos. É muito importante que seja mantida uma dieta equilibrada, pois não adiantaria de nada consumir a fruta na esperança que ela seja milagrosa.

A uva prende o intestino por conter adstringente, mas também pode soltar por conter ativos que melhoram a saúde de quem tem o intestino preso a diabete, pode ser considerada um super alimento. Mas, fique atento se você é uma pessoa propensa a ter intestino preso, pois uma boa alimentação também é necessária. Aproveite para ler outras matérias sobre os afrodisíacos, mitos e verdades no site da Prende o Intestino e saiba quais alimentos comer.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *