O atum é gorduroso? Veja dicas para a sua dieta!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
O atum é gorduroso? Veja dicas para a sua dieta!

Table of Contents

Apesar de ser muito consumido, ainda há dúvidas se o atum é gorduroso. Principalmente, pelo conhecimento geral de que acrescentar peixes na sua alimentação de forma regular proporciona excelentes benefícios para a saúde como um todo. Assim, uma das opções mais consumidas, saborosas e versáteis é o atum. Porém, sempre surge a dúvida sobre o quão gorduroso esse peixe pode ser.

Mas além de saber se o atum é gorduroso ou não, é importante conhecer um pouco melhor sobre esse peixe, onde encontrá-lo, seus benefícios, como escolher a melhor opção para sua alimentação. Por isso, preparamos diversas dicas e informações relevantes sobre ele, confira.

Como é e onde encontrar o atum?

Para entender se o atum é gorduroso ou não, é necessário conhecer mais sobre a espécie. Ele é um peixe bem grande e considerado um dos peixes mais populares para alimentação. Existem cerca de sete tipos diferentes de atum, eles possuem um corpo bem comprido e arredondado, bastante rico em carne. A coloração da sua carne também é bem característica, tendo um tom mais escuro e avermelhado.

Como é e onde encontrar o atum?
Fonte/Reprodução: original.

Muito comum em regiões subtropicais e tropicais de todos os oceanos, o atum pode ser encontrado praticamente no mundo inteiro, sendo considerados excelentes nadadores, percorrendo mais de 150 km por dia. Esse é um dos fatores pelo qual o atum é um dos peixes mais populares, pela facilidade de encontrá-lo praticamente em todo o mundo.

Benefícios do consumo do atum

Muito rico em proteínas, minerais de grande importância como fósforo, magnésio, ferro, potássio e vitaminas, principalmente como a B12 e a vitamina A, o atum também proporciona ótimos benefícios para a saúde quando consumido regularmente, principalmente em sua versão fresca. Confira a seguir alguns dos benefícios de acrescentá-lo em sua alimentação:

  • Melhora a saúde cardíaca: reduz o acúmulo de gorduras no coração, evitando doenças como AVC e infarto;
  • Melhora a função cerebral: rico em ômega 3, o atum ajuda na melhora e diminui os riscos de desenvolvimento de doenças neurodegenerativas;
  • Ótima fonte de proteína: auxilia na produção de hormônios e na manutenção de massa muscular;
  • Reduz as chances de doenças de vista: a vitamina A e ômega 3 presentes no peixe ajudam a diminuir doenças relacionadas aos olhos, como a degeneração macular;
  • Proporciona sensação de saciedade: ótima escolha para quem busca manter o peso e evitar o consumo excessivo de alimentos.

Esses são apenas alguns dos principais benefícios que o atum pode proporcionar para a saúde, mas ele ainda tem propriedades anti-inflamatórias, auxilia no combate da hipertensão, previne a anemia, possui ação antioxidante e ainda ajuda a diminuir os riscos de depressão. 

Atum fresco ou enlatado: qual o melhor?

Falta pouco para você descobrir se o atum é gorduroso! Mas antes precisamos conhecer as opções de atum que você pode utilizar em sua alimentação: atum fresco ou enlatado. E quando falamos em atum enlatado, ainda existem as opções em óleo ou em água. Qual a melhor opção?

Atum fresco ou enlatado: qual o melhor?
Fonte/Reprodução: original.

O atum em lata é a opção mais barata do que o atum fresco, além de ser facilmente encontrado nas prateleiras de todos os mercados. Essa versão é muito nutritiva e saborosa, mas assim como todos os enlatados, ele é rico em conservantes e sódio, que quando consumidos em excesso podem causar problemas de saúde.

Quando falamos no atum enlatado em água é uma opção mais saudável do que o em óleo, porém ele deve ser consumido com cautela, pois costuma ter um teor de sódio mais alto. Já a versão em óleo, possui um teor mais alto de gorduras totais, porém menos sódio. Por isso, nesse caso, atum é gorduroso e deve ser escolhido com cautela, a depender das restrições alimentares de cada um.

Portanto, é claro que o peixe fresco é uma opção mais interessante para quem deseja aproveitar melhor seus benefícios, pois dispõe de uma quantidade maior de ômega 3, mais proteína e uma concentração menor de sódio, colesterol e gorduras do que as versões processadas e enlatadas. 

Afinal, atum é mesmo gorduroso?

Mas e depois de tudo isso, o atum é gorduroso?  Sim, o atum é gorduroso, assim como a maioria dos peixes de carne mais escura. Porém, as gorduras presentes neste peixe são as gorduras consideradas boas, que auxiliam a manter uma boa saúde do corpo e garantir os benefícios que mencionamos anteriormente. 

A fama de que o atum é gorduroso não é um mito, é uma verdade. Porém, consumindo em uma alimentação equilibrada com outros alimentos, cuidado no preparo e em uma rotina saudável, é um tipo de peixe que garante excelentes vantagens para sua saúde, afastando diversos tipos de doenças e contribuindo para o bem-estar.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Veja também