É muito comum ouvirmos que o abacate é gorduroso, mas será que essa gordura traz malefícios para a saúde? Uma fruta muito saborosa e versátil, pode ser utilizada tanto em receitas doces, quanto salgadas, o abacate é rico em fibras e vitaminas como as do complexo B e vitamina A.
Por conta de sua composição, o consumo regular do abacate pode proporcionar excelentes benefícios para a saúde e mesmo sabendo que o abacate é gorduroso, ele pode ser consumido até mesmo por pessoas que estão buscando o emagrecimento. Saiba mais sobre essa fruta, seus benefícios, como você pode consumi-lo e principalmente sobre a gordura presente no abacate.
Principais benefícios do abacate
Como já mencionamos anteriormente, apesar do abacate é gorduroso, a fruta é considerada um superalimento, pois é muito rica em componentes que auxiliam na boa saúde, contendo grande quantidade de nutrientes e micronutrientes.
Além das vitaminas e das fibras, a fruta também tem ação antioxidante e minerais importantes como potássio. Abaixo, confira alguns dos benefícios de incluí-lo em sua alimentação:
- Auxilia no ganho de massa muscular;
- Previne o envelhecimento precoce;
- Combate a prisão de ventre;
- Ajuda no emagrecimento saudável;
- Previne doenças cardíacas;
- Auxilia no controle da pressão arterial;
- Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue;
- Previne doenças nas articulações
- Ajuda no controle da ansiedade.
Não há dúvidas dos benefícios do consumo regular do abacate, além de ser uma fruta que pode facilmente ser utilizada em diversas receitas, ela é saborosa e ainda garante muitos aspectos positivos para a saúde. Não há restrições em seu consumo e pessoas de todas as idades podem aproveitar.
Como consumir o abacate em uma dieta?
Por conter muitas fibras, o abacate auxilia quem está buscando a perda de peso, pois proporciona uma sensação maior de saciedade. Além disso, é uma fruta versátil que pode ser consumida desde o café da manhã até o jantar, além de também servir como snack e lanches durante o dia.
O abacate pode ser consumido com torradas e ovos, em forma de vitamina ou até mesmo utilizado em saladas, molhos e a famosa guacamole. Essa é uma fruta com excelente textura para preparos de patês ou até mesmo mousses que podem ser complementados com whey, cacau em pó e até mesmo mel, saciando a vontade de comer um docinho após as refeições.
O abacate e sua famosa gordura
Ainda existe muito receio quanto ao consumo da fruta, pois o abacate é gorduroso. Mas nutricionistas explicam que essa gordura não tem a capacidade de fazer mal ou causar ganho de peso, principalmente quando existe uma alimentação equilibrada, saudável e realização de atividades físicas.
Além de saber que o abacate é gorduroso, é importante entender que essa é uma fruta extremamente calórica. Portanto, se você segue uma dieta com controle de calorias, é preciso entender que o consumo de uma fruta inteira pode ultrapassar a sua necessidade diária.
A gordura do abacate faz mal?
O abacate é gorduroso sim, mas essas gorduras são do tipo mono-insaturadas e poli-insaturadas, que são as gorduras consideradas boas para o nosso corpo e essenciais para seu funcionamento. As gorduras presentes na fruta auxiliam na manutenção do nosso colesterol bom, o LDL. Ou seja, mesmo sabendo que o abacate é gorduroso,são gorduras que fazem bem e são essenciais para nossa saúde.
É sempre preciso entender que existem gorduras boas e gorduras ruins, que de fato podem prejudicar nossa saúde quando consumidas em excesso. Dessa forma, a melhor maneira de manter a saúde em dia, é fazendo boas escolhas e optando sempre pelos alimentos e frutas que possuem gorduras boas para nosso organismo. Portanto, o abacate é gorduroso mas pode ser utilizado em nossa alimentação para proporcionar grandes benefícios.