Saiba se o ovo é remoso ou não, e como deve ser consumido

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Saiba se o ovo é remoso ou não, e como deve ser consumido

Table of Contents

Já se perguntou se o ovo é remoso? No geral, alimentos remosos são considerados muito gordurosos. Enquanto no norte e no sudeste do Brasil eles são conhecidos como alimentos remosos, nas demais regiões os locais chamam de alimentos carregados ou pesados.

De acordo com nutricionistas, os alimentos remosos estão diretamente ligados à intoxicação, inflamações e alergias. Por este motivo, pessoas que tenham consumido esse tipo de alimento podem apresentar alguns sintomas como diarreia e outros.

Além disso, eles também são comumente evitados após alguns procedimentos cirúrgicos ou durante processos de cicatrização de tatuagens e piercings, por serem inflamatórios e atrapalharem cicatrizações. Mas será que o ovo é remoso?

Neste conteúdo você vai ver se o ovo é remoso, quais são os benefícios desse alimento, quais são os tipos de ovos, como consumi-los de maneira segura, receitas e muito mais. Continue lendo para conferir!

Quais são os benefícios do ovo?

Apesar de ser figura central de diversas discussões, inclusive sobre se ovo é remoso ou não, esse alimento é rico em nutrientes e muito recomendado por profissionais da nutrição. Existem muitos benefícios no consumo dos ovos e você vai conferir abaixo alguns deles.

1 – Auxilia a perda de peso

O ovo é um alimento rico em proteína, por isso, ele ajuda na sensação de saciedade, que dura um período maior até a próxima refeição, fazendo com que a pessoa coma em menor quantidade.

2 – Ajuda no combate da anemia

O ovo é rico em ácido fólico, ferro e vitamina B12 que são nutrientes essenciais para evitar a anemia. Por este motivo, o consumo de ovos na alimentação pode ser fundamental no combate da anemia.

3 – Mantém a saúde dos ossos

Os ovos contêm fósforo e cálcio auxiliando na saúde dos ossos e dos dentes, além de, principalmente, evitar doenças que os afetam como osteopenia (perda gradual de massa óssea) e osteoporose (comprometimento da resistência óssea).

4 – Auxilia na concentração e memória

Os ovos contam com um aminoácido chamado colina que está presente na gema. Ele é fundamental para o auxílio na memória e na concentração.

5 – Auxilia no sistema imunológico

Por ser um alimento rico em vitaminas A, D, E e do complexo B, além de contar com antioxidantes e alguns minerais como selênio e zinco, e aminoácidos como tirosina e triptofano, seu consumo ajuda o sistema imunológico a se fortalecer.

6 – Contribui no aumento de massa muscular

Por ser uma ótima fonte de vitaminas B e proteínas, os ovos auxiliam no aumento da massa muscular. Por isso elas são adicionadas em dietas de pessoas que desejam desenvolver massa muscular.

Ovo pode fazer parte da dieta?

O ovo é rico em proteína e, sim, pode fazer parte da dieta! Os ovos são excelentes no auxílio do emagrecimento, além de poder ser utilizado em diversos pratos e ser considerado de baixo custo em comparação a outras fontes de proteína animal.

Ovo pode fazer parte da dieta
Fonte/Reprodução: original

Ainda que a discussão sobre se ovo é remoso persista, ele é um alimento com baixo valor calórico que ajuda no aumento de massa muscular, na saciedade e faz muito bem para a saúde.

Faz mal comer ovo em excesso?

Todo excesso pode ser prejudicial quando desequilibra a dinâmica alimentar e a ingestão de todos os nutrientes necessários para o corpo, porém comer ovos todos os dias (na quantidade recomendada) não faz mal.

Apesar da crença de que ovo é remoso, o alimento é rico em nutrientes, principalmente a proteína que possui um valor biológico muito alto. Além disso, o alimento conta com diversos benefícios, como a variedade de vitaminas, sendo elas: A, D, E e o complexo B, iodo, zinco, colina, selênio e leucina.

Quais são os tipos de ovos?

Existem diversos tipos de ovos, podendo eles serem de granja, cage free, orgânicos e outros. Você vai conferir quais são na lista abaixo, bem como observar as principais características que os diferenciam.

1 – Ovo orgânico

Ovos orgânicos costumam ser um pouco mais caros que os comuns, pois as galinhas são alimentadas com grãos cultivados organicamente. Muitos consumidores têm priorizado comprar ovos orgânicos, por mais que o valor seja mais alto, visto que existe uma alta conscientização em relação à alimentação responsável.

Os benefícios do consumo dos ovos orgânicos são diversos, visto que além de trazer benefícios aos animais, a qualidade dos ovos também é melhor. Sem contar com a ajuda ao ecossistema.

2 – Ovo de granja

Os ovos de granja também são bem conhecidos, tanto que ele também é denominado como ovo comum. As galinhas que produzem esses ovos são alimentadas com milho e soja, além disso, a criação delas é feita de modo tradicional em viveiros onde a temperatura e iluminação são controladas.

Devido à forma que as aves são criadas e no tratamento dos ovos, isso auxilia bastante no controle de doenças e os ovos são mais bonitos.

3 – Ovo jumbo

Os ovos jumbo recebem esse nome devido ao tamanho e peso de cada unidade. Diferente dos outros tipos de ovos, que são classificados com base na forma que são produzidos, o ovo jumbo tem essa denominação devido ao peso que deve ser de no mínimo 66 gramas.

4 – Ovo cage free

Diferente dos demais, as galinhas que produzem esse tipo de ovo são criadas livremente, não em gaiolas. As aves são criadas em galpões onde podem ciscar, tendo a liberdade de terem seu comportamento natural, além de terem acesso livre a ninhos e poleiros.

Devido ao seu modo de criação, as galinhas possuem mais liberdade e produzem com mais conforto e comodidade.

5 – Ovo caipira

O ovo caipira possui similaridades com os ovos orgânicos, no entanto, as galinhas que produzem esses ovos vivem em um espaço aberto onde podem demonstrar seu comportamento natural em ninho, poleiros e ciscando no chão.

Essa criação traz benefícios aos animais incluindo conforto, liberdade e uma alimentação balanceada. Nesse caso, as galinhas que produzem os ovos caipiras são alimentadas com rações ricas em minerais e vegetais.

A coloração dos ovos caipira pode variar, visto que a raça da galinha é o principal fator que interfere em sua cor. As cores podem ter a casca vermelha, branca ou até mesmo azulada. A cor da gema pode variar de acordo com a alimentação que as aves recebem. É comum encontrar uma coloração alaranjada mais forte.

Um dos maiores indícios de que o ovo é caipira é a cor que a gema apresenta, pois, quanto mais alaranjada mais diferenciada é o tratamento das aves. No entanto, esses ovos podem ser menores que os comuns.

Quais são as formas de consumir ovo?

Existem diversas maneiras de consumir o ovo e a melhor parte é que eles são muito versáteis. O ovo é um alimento multifuncional, por mais que seja bem simples, e a ideia de que ovo é remoso pode estar ligada ao seu preparo, quando este tem base em gorduras saturadas.

A depender da maneira que você vai preparar, os ovos podem ser transformados em uma diversidade de pratos que podem ser incrivelmente deliciosos. Afinal, existem muitas maneiras de utilizar ovos, indo muito além de apenas ovos cozidos e fritos, o que possibilita aos cozinheiros e entusiastas sempre inovar na cozinha utilizando esse ingrediente.

Quais são as formas de consumir ovo
Fonte/Reprodução: original

Como você pode ver anteriormente, o ovo é um alimento rico em diversos nutrientes e vitaminas, além de poderem ser utilizados em dietas e garantir saciedade se consumidos em menores quantidades. Além disso, eles também são ingredientes essenciais para pães, massas, bolos e diversas outras receitas, estando presentes até mesmo em molhos, como a maionese, por exemplo.

Os ovos mais comuns de serem comercializados em mercados de bairro e supermercados são os de galinha e de codorna, muito conhecidos por serem servidos como petiscos em tábuas de frios e em diversas receitas.

Além das maneiras comuns de consumir ovos confira abaixo a lista de como consumir mais ovos:

1 – Ovo mexido

O ovo mexido é muito conhecido e muito simples de fazer. Para seu preparo basta utilizar alguma gordura (geralmente manteiga), os temperos que mais gosta e sal. A receita é feita em uma frigideira, onde o ovo é adicionado à gordura aquecida e os temperos adicionados. Em seguida é necessário mexer os ingredientes até que atinjam a textura de cozimento.

Em alguns casos, é necessário adicionar creme de leite aos ovos (logo após retirar a panela do fogo) e mexer bem, para que o preparo fique cremoso e não seco.

2 – Omelete

A omelete é um dos pratos mais versáteis por poder levar qualquer tipo de recheio. É muito comum colocar frango, carne seca, linguiça ou qualquer outro tipo de proteína, ou até mesmo ingredientes doces. No entanto, a omelete também pode contar apenas com temperos e também pode ser servido como prato vegetariano.

A tradicional omelete francesa tem um preparo mais delicado, em que os ovos são levemente batidos com temperos antes de serem levados à frigideira, e devem ser mexidos com garfo nos primeiros segundos de cozimento para atingir uma textura macia e airada.

Já o preparo brasileiro do prato bate as claras até quase atingir o ponto de neve, adicionando as gemas e temperos em seguida e os incorporando, antes de levar ao fogo, para fritar até dourarem ambos os lados. Em ambos os casos o recheio costuma ser incluído quando a massa é colocada na panela.

3 – Fritada

A fritada é quase igual à omelete, no entanto, nesse prato os ovos são levados ao recheio já disposto na panela após serem levemente batidos. Depois tampa-se a panela para que a proteína cozinhe bem.

4 – Ovo frito

O ovo frito, ou estalado, é o mais conhecido e, por mais que seja um prato muito simples, é muito saboroso, podendo ser consumido no pão ou ser o acompanhamento de algum outro prato.

5- Suflê

O suflê também é um prato bastante conhecido e é feito no forno. A melhor parte é que pode ser salgado ou doce. Porém, o suflê é um prato que pode murchar logo que é tirado do forno e isso é influenciado pela quantidade de claras de neve que leva a receita.

Como você pode ver, existem muitas maneiras de consumir os ovos. Mas será que o ovo é remoso?

Ovo é remoso?

É como ouvirmos a afirmação de que ovo é remoso, mas é importante ressaltar que não existem estudos suficientes para que esse alimento seja assim considerado. Inclusive porque já se sabe que ele pode trazer diversos benefícios à saúde.

Apesar de os alimentos remosos poderem prejudicar o organismo no processo de cicatrização, os ovos apresentam relação contrária no corpo humano, devido a suas proteínas que atuam como auxiliares desse processo. Ou seja, a realidade é que eles ajudam na regeneração do tecido, fazendo do alimento prejudicial apenas para quem apresenta alergia a ele.

Assim, ainda que você considere ou ouça que ovo é remoso, lembre que é um alimento fundamental para emagrecimento, manutenção da saúde e ganho de massa muscular. Justamente por toda a variedade de nutrientes que ele possui.

4 Receitas para aderir ao consumo de ovo de forma saudável!

Agora que tiramos a dúvida relacionada a se ovo é remoso, percebemos que ele é o tipo de alimento que pode ser consumido em diversos tipos de pratos. Isso sem mencionar que ele pode ser servido em qualquer momento do dia, sendo no café da manhã, almoço e jantar.

Por ser uma proteína saudável e barata, ela está sempre presente na mesa dos brasileiros em suas variadas formas de preparo. Os ovos também são leves e super fáceis de serem preparados. É possível, sim, aderir ao consumo do ovo de uma maneira saudável, indo muito além do ovo cozido.

Na lista abaixo você vai poder conferir algumas receitas saudáveis que podem ser consumidas diariamente.

1 – Omelete com tomate e hortaliças

A omelete com tomate e hortaliças é um prato saudável que pode ser feito para o café da manhã, almoço e até mesmo no jantar. A receita consiste basicamente em ovos misturados a ingredientes saudáveis.

Além de ser um prato saudável, ele também é muito saboroso e pode ser consumido por vegetarianos que aderem ao ovolactovegetarianismo.

Para preparar esse prato basta bater os ovos em um prato, levar até uma frigideira com óleo de coco ou azeite, que são opções mais saudáveis que o óleo comum (de soja). Depois disso, basta adicionar os demais ingredientes como legumes, tomate, pimenta, cebola e outros de sua preferência. Outros ingredientes que podem ser adicionados são o queijo e a abobrinha.

2 – Ovo cozido

Além de ser uma das formas mais saudáveis de comer o alimento, o ovo cozido também é um prato muito simples de ser feito. Para começar, coloque uma panela com água para ferver e quando a água entrar no seu processo de ebulição, coloque o ovo dentro e deixe em fogo baixo para não queimar.

O tempo de cozimento depende da consistência que você deseja para a gema. Caso queira mais mole, deixe por 5 minutos, mas se quiser um pouco mais firme, deixe cozinhando por até 12 minutos. Se cozinhar muito mais que isso, o ovo passará do ponto e ficará seco.

Depois do cozimento basta esperar esfriar, remover a casca e temperar como quiser. Além disso, também é possível fazer outras receitas com o ovo cozido, além de comê-lo apenas com sal e outros temperos.

3 – Ovo cocotte

O ovo cocotte é preparado em banho-maria com outros ingredientes. A receita é muito fácil de preparar, afinal, basta quebrar o ovo dentro do pote e adicionar os outros ingredientes que são simples, como sal, alho, azeite, queijo ralado, salsinha, noz-moscada e creme de leite.

Depois de colocar todos os ingredientes, basta deixar cozinhar sem misturar por 20 minutos. O que faz dessa receita saudável são os ingredientes utilizados. Se você usar ingredientes naturais, sem dúvida o prato ficará perfeito.

4 – Ovo Poché

O ovo poché é cozido sem casca dentro da água. Para preparar é bem rápido, mas a técnica pode ser considerada difícil para quem não está habituado a ela. Porém, basta colocar o ovo já quebrado em um recipiente com água antes de levantar fervura e levemente mexida em sentido circular, tomando cuidado para que a gema não se desfaça.

Na receita de ovo poché a água não pode ferver, do contrário, a receita não dará certo. Por ser cozido sem casca, o cozimento não dura muito, podendo levar até no máximo 7 minutos.

Depois do cozimento, basta tirar com a ajuda de uma colher com furos para que a água escorra. O ovo poché pode ser temperado com temperos como sal, pimenta e outros.

5- Crepioca

Para fazer uma crepioca é necessário utilizar alguns ingredientes como: ovos, goma de tapioca, água e sal. Porém, em algumas receitas também podem ser acrescidas a farinha de coco, farinha integral e o óleo de coco.

Para o recheio, você pode utilizar queijo, peito de peru, orégano ou outro que preferir. A maior vantagem da crepioca é que ela pode ser recheada com ingredientes doces ou salgados assim como a famosa tapioca.

Para preparar a massa da crepioca, basta misturar os ovos com os demais ingredientes até que toda a massa fique homogênea. Depois, coloque a massa em uma frigideira para dourar os dois lados. Após pronto, use o que quiser para rechear a sua crepioca (que se assemelha a uma panqueca).

6- Ovos mexidos com aspargos

Essa receita simples de ovos mexidos com aspargos é rápida e saudável. Depois de lavar bem e secar os aspargos, utilize a base do talo mais fibrosa e dura. Coloque uma frigideira para esquentar em fogo médio e depois que esquentar adicione os aspargos junto com um fio de azeite.

Deixe os aspargos por cerca de 5 minutos com sal e pimenta mexendo vez ou outra. Após pronto reserve.

Para os ovos mexidos você vai precisar de ovos, leite, manteiga, sal e queijo parmesão. No preparo coloque os ovos em uma tigela de inox ou de vidro, junte o leite, tempere com pimenta e sal e mexa até começar a espumar.

Coloque manteiga, misture mais um pouco e leve a frigideira e aqueça com os aspargos. Por fim, adicione a manteiga e os ovos batidos à mistura, e deixe cozinhar, mexendo vez ou outra até que fique cremosa.

Como pode ver, considerando você que ovo é remoso ou não, ele é um alimento fundamental para quem quer adotar uma dieta de emagrecimento, evitar a anemia ou doenças dos ossos, além de ser ideal para o ganho de massa muscular.

O ovo é um alimento com uma rica variedade de nutrientes que são fundamentais para evitar doenças e se fortalecer de modo saudável. Sem contar que ele também pode ser servido como prato principal, não apenas como um simples ingrediente.

Você acabou de saber se o ovo é remoso, além de conhecer diversos pratos incríveis e entender a importância dos ovos em dietas e para a sua saúde. Agora você pode adicionar o alimento ao seu dia a dia gerando saúde e praticidade para a sua vida.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook