O salmão é gorduroso? Saiba mais sobre esse peixe!

O salmão é gorduroso? Saiba mais sobre esse peixe!

Apesar de muito saudável e cheio de benefícios para a saúde, muitos tem dúvidas se o salmão é gorduroso. Ele é um peixe saboroso, de coloração única que se destaca no preparo de diversas receitas e frequentemente é consumido por quem busca uma alimentação mais saudável e equilibrada.

Mas, o salmão é gorduroso? Essas gorduras podem prejudicar o emagrecimento? Saiba mais sobre o salmão, suas particularidades, as melhores formas de prepará-lo, seus principais benefícios e é claro, se o salmão é gorduroso, confira!

O que é e onde encontrar o salmão?

O salmão é um peixe com aparência bem característica, graças à sua coloração que pode variar de alaranjada até um tom de vermelho intenso bem brilhante. Essa coloração surge por conta da alimentação do salmão, que é feita a partir de camarões, krill, alguns tipos de algas e crustáceos. 

O que é e onde encontrar o salmão?
Fonte/Reprodução: original.

Esse é um tipo de peixe que tem origem em águas bem frias e por isso, é facilmente encontrado em locais como Alasca, Canadá e até mesmo Noruega. Quando encontrados na natureza, são chamados de salmão selvagem. Porém eles também podem ser criados em cativeiro e por isso podem ser consumidos em todo o mundo, mesmo em locais que não possuem águas frias.

Como o salmão pode ser preparado?

O salmão é um peixe saboroso e versátil, que pode ser preparado de diversas maneiras diferentes. Na culinária japonesa, ele é mais comumente consumido cru ou até mesmo levemente selado. Porém, ele também pode ser feito grelhado, assado e é uma delícia acompanhado de saladas, legumes e até mesmo massas.

A melhor maneira de consumir esse peixe, é utilizando o mínimo possível de outros tipos de gorduras, justamente porque o salmão é gorduroso por si só. Caso deseje prepará-lo grelhado, use uma boa frigideira para seu preparo e normalmente a gordura que o peixe solta já é o suficiente para que ele não grude e fique extremamente suculento. 

O salmão pode ser inserido em uma dieta?

Por algumas pessoas terem dúvidas se o salmão é gorduroso ou não, esse é um tipo de peixe muito consumido por quem busca uma alimentação mais saudável, pratica atividades físicas e até mesmo quem segue dietas com o objetivo de emagrecer. Isso acontece porque o salmão proporciona sensação de saciedade e possui uma boa quantidade de proteínas.

O salmão pode ser inserido em uma dieta?
Fonte/Reprodução: original.

Além disso, a versatilidade do peixe, tanto no modo de preparo, quanto nas combinações, garante que você consiga combiná-lo com diversos tipos de alimentos, desde saladas, legumes e até mesmo como acompanhamento de massas.

Benefícios do salmão

O salmão é um peixe rico em ômega 3, vitaminas do complexo B, vitamina D e diversos minerais, fazendo com que seja um peixe com diversos benefícios para a saúde. Dentre esses benefícios, podemos destacar seu auxílio na proteção dos ossos, diminui o risco de câncer, protege os olhos contra a degeneração macular, diminui o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas.

O salmão é gorduroso?

Mas afinal, o salmão é gorduroso? A verdade é que sim, o salmão é gorduroso e por conta disso ele é chamado de “peixe gordo”. Mas isso não significa que ele seja perigoso para a saúde, muito pelo contrário. As gorduras presentes no peixe são consideradas positivas e fundamentais para o bom funcionamento do nosso corpo. A gordura insaturada presente no salmão inclusive ajuda a prevenir o entupimento das artérias e diminui a pressão sanguínea.‌

Com isso, podemos concluir que sim, o salmão é gorduroso mas é uma gordura que colabora para o bom funcionamento e equilíbrio do nosso corpo. Vale lembrar que o peixe sozinho não consegue proporcionar uma grande mudança, por isso é importante aliar seu consumo regular, com uma alimentação equilibrada e uma rotina de atividades físicas.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *